Super Smash Bros. (N64)

sábado, 24 de maio de 2008 Postado por Tristan.ccm

Gênero: Luta


Fabricante: Hal Labs


Lançamento: 1999


Jogadores: 1-4 players versus/cooperativo



Até 1999, os jogos de luta tinham uma receita básica: pegue um grupo de lutadores (não se esqueça do ninja, da garota popozuda e do brutamontes de tanga); crie para eles seqüências de golpes disparadas por, no mínimo, uns 4 comandos; agora, coloque-os para lutar até que a barra de energia de um deles seque.

Em 1999, a Nintendo decidiu mudar essa estória, com um jogo de luta que é no mínimo revolucionário. Primeiro, na forma de luta: não basta bater no adversário, é preciso atirá-lo para fora da arena, o que permite que um lutador gravemente ferido vença seu oponente mesmo este estando bem mais “inteiro”.

Segundo, nos lutadores: ao invés de apelar para a velha fórmula vigente, decidiu chamar os mascotes de suas franquias mais famosas. Quem comprava o cartucho via, logo na abertura do game, personagens famosos como Mario, Donkey Kong, Kirby e Pikachu, que ele conhecia apenas em seus games de origem, juntos e se enfrentando. Para os fãs de alguns games, era a glória ver seu personagem favorito vencendo uma luta dificílima.

Para completar, o jogo oferecia a oportunidade para até quatro lutadores ao mesmo tempo nas arenas (essas eram um show à parte, também inspiradas em games famosos). Podia-se lutar individualmente, em duas duplas ou até no “todos contra um”, ou seja, enormes possibilidades.

Com tantas qualidades, não é de se admirar que esse jogo tenha inspirado outros (o mais recente é Teen Titans, do PS2) e tenha tido duas seqüências, uma no Game Cube e outra no Wii (esta, inclusive, tem a participação de personagens “não-Nintendo”, como Sonic e Solid Snake). Resumindo, é um jogo imperdível não só para nintendistas, mas por quem gosta de games de luta mas não gosta ou não tem paciência pra ficar decorando “fatalities” e “hadoukens”. Super Smash Bros. é diversão garantida!



NOTA FINAL: 9,6
PARA VOCÊ QUE É FÃ DE ALGUMA FRANQUIA DA NINTENDO, OU CURTE UM BOM JOGO DE LUTA, SUPER SMASH BROS. NÃO PODE FALTAR NA SUA LISTA!


Plataforma:


4 comments:

tsukune aono disse...

esse jogo é muito bom mesmo unica coisa q ñ acertaram é a quantidade de personagens poderia ter muito mais.

Nelson José disse...

Soou como jogo da nintendo feito para baixinhos...

J. Zero disse...

Diferente de tudo que eu já joguei!

Kahndongha disse...

Não foi o primeiro jogo no qual ganhava-se jogando o oponente fora da arena... o Virtual Fighter que saiu para o mega drive e posteriormente para o Sega Saturn também continha essa forma de luta...

Postar um comentário