Castlevania (NES)

segunda-feira, 21 de julho de 2008 Postado por P.A.



Gênero: Ação / Plataforma


Fabricante: Konami



Lançamento: 1987


Jogadores: 1 player






Em 1987, Akumajou Dracula (Castelo do Demônio Drácula) foi lançado no Japão. O jogo recebeu o nome de Castlevania na Europa e América do Norte. A série teve início no MSX, com o nome de Vampire Killer.

No jogo, você entra na pela de Simon Belmont, um caçador de vampiros! A família Belmont é famosa na Europa graças aos seus feitos na luta contra a maldição do Drácula. De 100 em 100 anos quando Drácula volta a vida, ele era derrotado por alguém da família Belmont! Novamente, 100 anos se passaram e Drácula despertou mais uma vez, e agora é a vez do herdeiro mais jovem da família, Simon, armado com "Vampire Killer" (o seu chicote sagrado) combater o mal!

Além do seu chicote sagrado (que pode ser aperfeiçoado no decorrer do jogo) você ainda conta com outras armas: um machado, água santa, bumerangue, punhal e um relógio para parar o tempo! Para usar estas armas, você tem que possuir uma certa quantia de corações em seu inventário, sendo que cada arma possui uma força e gasta quantias diferentes!

Os gráficos são bonitos e os cenários são bem elaborados! A coloração dá um tom meio gótico ao jogo, dando uma impressão bem legal, como se estivesse no castelo na Transilvania! O problema fica por conta dos personagens, já que tanto os inimigos quanto Simon possuem uma "movimentação parada"! Se os cenários foram bem trabalhados, eles esqueceram de dar mais atençao aos personagens, veja Simon, que é inteiro marrom! Uma mistura de ótimos cenários com animação bem pobre! Uma pena...

Os efeitos sonoros são muito bons, sendo que o jogo foi um dos primeiros jogos do NES a utilizar vozes. Sempre que Simon é atingido ele solta um "gemido". Os efeitos do seu chicote sagrado e de suas armas estão bem legais também! Mas o grande destaque fica por conta das músicas, já que é notável as ótimas composições presentes no jogo! A Konami trabalhou muito bem nesse quesito. E vale lembrar que muitas músicas aparecem em vários outros jogos da série!

A jogabilidade não é muito agradável, apesar de simples! Com o botão A você pula, com o B usa seu chicote e apertando CIMA+B usará sua arma especial. O problema aqui são três fatores: o primeiro é o pulo, depois de pular não poderá mudar o rumo no ar, fazendo um simples pulo se tornar um verdadeiro perigo! Segundo fator é o uso do chicote, já que você precisa ser ágil para acertar alguns inimigos menores. E por último e o pior de todos, sempre que você é atingido, Simon voará pra trás, podendo cair em um buraco ou até mesmo em cima de um inimigo! Isso me deixa bem irritado...

O jogo é bem difícil, podendo irritar muitos jogadores com mortes consecutivas! Apesar dos continues infinitos, é preciso ter paciência para jogar... O jogo é curto, possuindo apenas seis fases, mas isso não significa que será fácil assim! É claro, que depois de tentar muitas vezes, você ficará acostumado com o jogo e poderá terminá-lo em pouco tempo, mas até lá, terá que suar muito!

Prepare seu chicote, o alho e sua água benta e embarque nessa aventura, fazendo Simon Belmont ser mais um da família a derrotar o terrível Drácula!




NOTA FINAL: 8,0
UM CLÁSSICO, MAS QUE PODERIA SER MELHOR, MESMO SENDO LANÇADO NA PRIMEIRA REMESSA DE JOGOS DO NES!
Plataforma:


3 comments:

Anônimo disse...

Acho esse jogo bem legal, tinha ele para o emulador de Nes e sempre me agradou muito, na minha opinião é o melhor Castlevania de todos, fica apenas trás do grande clássico de playstation 1 que controlava o Alucard no lugar do Belmont.

Nelson José disse...

Poxa, pega leve! É um jogaço, e a dificuldade,o hit push, e tudo o que você cita negativamente faz parte da jogabilidade da série Castlevania!

Victor Orlando disse...

Tenho trauma da fase dos corcundas pqp, aquelas galinhas... tive até pesadelo na época

Postar um comentário