Lendas dos Games (VI)

segunda-feira, 29 de setembro de 2008 Postado por Tristan.ccm

Lenda 6 - Destravando Sheng Long em Street Fighter 2


Nota: agradeço ao P.A. por ter me enviado informações sobre essa lenda que, confesso, eu não conhecia.

Me digam uma coisa: se você lesse num jornal de bairro qualquer que a Juliana Paes foi vista de topless no Guarujá, você acreditaria? Bem, mas e se essa notícia fosse veiculada na Folha de São Paulo ou no Globo? Acho que vc poderia até não acreditar, mas a credibilidade do jornal talvez enganasse muitas pessoas.

No mundo dos games, isso acontece de forma bem mais séria. Afinal, se acreditamos quando um carinha que a gente mal conhece inventa uma mentira sobre um jogo, imagina quando a mentira aparece numa das maiores revistas sobre games do mundo, a EGM (Eletronic Games Monthly)? Pois foi essa conceituada revista que publicou duas páginas explosivas, onde estava sendo revelado um segredo guardado a sete chaves pela Capcom: existia um personagem secreto em Street Fighter 2, um jogo que poucos não consideravam o melhor jogo de luta da época (esses, provavelmente, eram os que idolatravam Mortal Kombat, seu principal concorrente). E não era um personagem secreto qualquer: tratava-se de Sheng Long, o mestre da dupla Ryu e Ken!

Tal guerreiro, como não podia deixar de ser, não era fácil de ser alcançado: Primeiro, era preciso chegar ao chefão Mr. Bison ganhando TODAS as lutas com 100% da barra de energia, ou seja, passar o torneio todo sem levar uma única porrada. Depois, era preciso empatar com ele por 10 rounds seguidos onde ambos deveriam estar com a barra cheia (isso mesmo, você não leu errado: era preciso ficar por 10 rounds sem dar nem levar um soquinho sequer!). Após essa tarefa digna de Chuck Norris, Sheng Long apareceria, mataria Bison com um único golpe e, então, o chamaria para a briga, e caberia a você derrotá-lo. Alguns diziam que era só isso, você apenas lutaria contra ele. Outros diziam que, após derrotado, Sheng Long se tornaria um personagem jogável.

Achou o macete difícil? Pois foi a própria EGM que descreveu essa tarefa! Abaixo, vai uma das páginas que eles publicaram com todo o estardalhaço, bem como um screenshot dele lutando contra seu pupilo Ryu:

















A lenda mal havia sido desmentida (ou não alcançada, para os que ainda acreditavam nela) quando a EGM fez o mesmo com o jogo seguinte, Street Fighter III. Numa página com o sugestivo título "O mestre está de volta!", eles afirmaram que, dessa vez, Sheng Long estava mesmo disponível como personagem secreto, e a tarefa agora era bem mais fácil: bastava fechar o jogo seis vezes seguidas com o Ryu.


A verdade

Vocês podem não acreditar, mas isso tudo surgiu de um erro de tradução do japonês para o inglês, cometido pela equipe americana da Capcom. Primeiramente, o nome do mestre de Ryu não é Sheng Long, é Gouken. Na verdade, Sheng Long é o nome original do golpe Dragon Punch de Ryu e Ken, que dez entre dez gamers conhecem como "Shouryuken". Porém, na hora de passar o jogo para o inglês, o técnico da Capcom ignorou isso, e na hora de traduzir a "frase de vitória" de Ryu o resultado foi esse:



Traduzindo o que Ryu disse, ao pé da letra, temos: "Você terá de derrotar o Sheng Long se quiser ter uma chance contra mim.". Acontece que, na verdade, Ryu estava se referindo a seu golpe mais poderoso (que, de fato, é bem difícil de defender quando bem executado), e não a uma pessoa em especial. O que a EGM fez foi pensar o seguinte: se Ryu respeita esse cara, é por que ele é melhor. Se é melhor, pode ter sido o mestre dele. E se ele disse que o cara tem que derrotá-lo, deve ser porque dá pra lutar com ele!

Como não acham um meio de destravar esse personagem, e com o primeiro de abril se aproximando, decidiram que seria uma boa lançar a notícia de que teria um persoangem secreto em SF2 no dia da mentira. Só que os que leram não se tocaram que era um "verde" jogado por eles. A hitória causou tanto alvoroço que, qundo SFIII chegou eles repetiram a dose e alcançaram, novamente, sucesso com a história.

Se a primeira era dura de engolir, porque ainda houve gente que acreditou na segunda? Bem, é como eu disse, a credibilidade de quem publicou fez toda a diferença. Some isso ao exército de gamers mentirosos que afirmou que o macete era real (entrou para a história o cara que disse que empatou 9 vezes com o Bison e, na décima luta, perdeu) e temos mais uma lenda.


Conhece outra lenda? Poste aqui e ela será destrinchada pela nossa equipe!


9 comments:

­Kre-a Thor disse...

hahaha é uma droga essas mentiras
Mas ainda tem uns loucos que insistem em contar historias XD

Adriano Rezende disse...

A Revista foi lançada no dia 1º de abril. No rodapé da página do truque secreto ainda fala sobre um torneio de 1º de abril "EGM April Fool Contest". Poutz tava mais do que na cara que éra sacanagem da revista. E pelo jeito eles pegaram não só bobos de abril, mas bobos de maio, junho... rsrs
De resto, Parabéns aí pelo blog! Muito bacana seu trabalho!

Anônimo disse...

Vlw Cobra!

Anônimo disse...

Essa foi foda. Tem também aquela do Akuma no RE2.

Hyper Emerson disse...

O interessante é que a Capcom se inspirou nessa lenda para criar Akuma e Gouken.
Veja só, quando Akuma aparece pela 1ª vez na série, ele já chega matando o Bison. E pra ele aparecer, você não pode perder nenhum round.
Já o Gouken tem todos os movimentos que o "Sheng Long" tinha, além de ser o mestre de Ryu.

Danilo Teixeira disse...

me lembro sim.......muita gente falava isso até 95, e só no SFIV ele virou um personagem jogavel

Rubinho disse...

Essa lenda chegou ao meu conhecimento de modo filtrado. Era “só” conseguir lutar dez rounds contra o Bison e no decimo primeiro Sheng Long apareceria. Eu conseguir 8 rounds fazendo sempre Double K.O. Jogando com a Chun Li, deixando ela e Bison com energia suficiente para morrer num golpe só. Quando Bison vinha voando e pegando fogo eu dava o soco forte de encontrão. Os dois caiam.

Sonic Street disse...

LOL essa foi boa o kra empatou 9 vezes e dps perdeu kkkkk

Unknown disse...

Isso me lembra a lenda de que dá pra jogar com o Akuma no Resident Evil 2

Postar um comentário