Mega Man X (SNES)

domingo, 11 de janeiro de 2009 Postado por Tristan.ccm

Gênero: Plataforma


Fabricante: Capcom


Lançamento: 1993


Jogadores: 1 player


Esse jogo marca o início de uma das melhores sagas dos games, uma série de jogos que chegou até a geração atual (o sexto game foi lançado para PS2 há pouco mais de um ano), e para mim é um dos melhores jogos do robô azul da Capcom. Uma história cativante, aliada a uma trilha sonora bem elaborada e aos gráficos mais animais que o SNES podia fazer.

O mais interessante é que o enredo do jogo não é contado durante a partida. Para trazê-lo a vocês eu tive que procurá-lo na Internet. Talvez ele viesse no manual do jogo, mas isso eu não sei dizer no momento. No entanto, é uma história digna de filme: um laboratório secreto é desenterrado por um cientista, e nele descobre-se que o Dr. Thomas Light (criador do Mega Man original) havia criado um protótipo de robô capaz de pensar e tomar decisões. Batizado de X, ele foi trancado numa cápsula que testaria seus sistemas, pois o Dr. Light temia que X desenvolvesse uma índole má e não tinha muito mais tempo de vida para testá-lo. Com base nesse protótipo, foram criados robôs com a mesma capacidade para servir à humanidade, os Mavericks, mas eles se voltaram contra os humanos. Decidiu-se, então, criar uma nova raça de robôs inteligentes batizada de Reploids para caçar os Mavericks. Eles venceram, mas o que não se sabia era que a rebeldia dos Mavericks se devia a um vírus que invadia seus sistemas. O líder dos Reploids, Sigma, acabou sendo infectado, e decidiu que os robôs deveriam tomar o poder. Assim, os Reploids também se voltaram contra a humanidade. A única esperança ficou nas mãos dos dois únicos robôs que ainda eram leais aos humanos: Zero (um Reploid renegado) e X, o protótipo que deu origem a todos os outros.

Você comanda X, que deve passar por 13 estágios cheios de inimigos até encontrar Sigma e destruí-lo. Em alguns momentos, Zero aparece para dar dicas ou te salvar. Os chefes das fases são todos membros da tropa de Sigma (oito, no total), e um diferencial do game é o fato de você poder escolher qual deles enfrentar, na ordem que quiser. Outra coisa interessante, padrão dos jogos de Mega Man, é que ele adquire a arma dos chefões derrotados. Isso facilita muito, pois geralmente a arma de um é muito eficiente contra outro. Com o tempo você descobre que uma certa ordem é mais vantajosa do que outra.

As músicas e efeitos sonoros estão muito bem feitos, e os gráficos foram caprichados. X responde imediatamente a seus comandos, o que gera uma jogabilidade tremendamente intuitiva (ou seja, detonados são desnecessários aqui). Sem contar que o jogo tem surpresas escondidas, como itens e upgrades para seu robô, que estimulam o replay do jogo. Mega Man X é só o início de uma das melhores sagas de um personagem nos games (ainda não entendo porque a Capcom não a estendeu ainda mais). Na minha opinião, apenas a série Metal Slug consegue ser tão divertida quanto Mega Man quando o assunto é andar no estilo plataforma atirando em tudo e todos. Se essa é a sua praia, pode mergulhar de cabeça: Mega Man X é diversão garantida.



NOTA FINAL: 9,7
O INÍCIO DA SAGA X NÃO PODIA TER SIDO MELHOR. UM DOS MELHORES JOGOS DO MEGA MAN.

Plataforma:


6 comments:

danilo disse...

o review nao esta mal mas reploids sao os robos que pensam e agem por conta propria,x e zero sao os mavericks hunters e nao sao os unicos mas sao os dois melhores(sao os principais entao...)o ultimo game do play que lanco foi o x8 se nao me engano e os mavericks sao os robos que se voltaram contra a humanidade tirado isso acho que esta tudo certo.

Eduard disse...

Foi um dos meus primeiros jogos de SNES (além do lendário Super Mario World) e é um jogo que encanta mesmo, muito bom, sou fã de Mega Man até hoje

Bruno disse...

Vamos lá amigo Danilo. Você não está inteiramente certo. Reploids são todos os que foram criados a partir do projeto de Megaman X. Todos os outros robôs que vieram antes de "X" recebiam outra denominação. Mavericks são todos os Reploids que se voltaram contra a humanidade.

Edwazah disse...

reploid = maverick, a única diferença é que um é japonês e outro americano ;).

Curiosidade: em 98, liguei o controle turbo e testava uns passwords malucos....até conseguir um com a arma e sem botas (impossível manualmente).... MUITO bom, pq consegui chegar até a última fase sem elas... como? SIMPLES! para entrar em uma cápsula sem pegar o conteúdo dela, basta carregar a arma do armored armadillo e pronto (ou era do sting chamaleon?)... hehehehe

boa sorte para aqueles que quiserem tentar isso ;)

Fou Lu disse...

Esse jogo merecia um 10! O primeiro de uma geração de jogos maravilhosos..
MMX deve ser 2D! Todos os 3D num valem 50 centavos.

Anônimo disse...

@Edwazah
Maverick na versão japa é irregular ¬¬ Reploids são todos os robôs criados apartir do X e os Mavericks aqueles se voltaram contra a humanidade, seja por livre arbitro, ou pela influência do vírus (que alguns dizem ser derivada da Evil Energy em mm8 que teria sido usada por Willy em Zero para torna-lo um ser sanguinario e mais poderoso).

E sim Megaman X realmente marcou minha infância...err ainda marca pois nem adolescente sou ainda ¬¬ que saco

Postar um comentário