Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (SNES)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 Postado por P.A.

Gênero: Beat'em Up


Fabricante: Konami


Lançamento: 1992


Jogadores: 1-2 players



Eu já estou a um bom tempo pra fazer esse review, então aproveitei esse tempo livre que me sobrou pra falar do melhor jogo das Tartarugas Ninjas e sem dúvidas o jogo mais divertido de toda era 16-bits, na humilde opinião desse blogueiro!
Quem viveu nessa gloriosa época (anos 80 pra 90), sabe que o desenho animado das tartarugas estava bombando e nada mais conveniente do que lançarem games pra elas! Antes desse game, já haviam lançado outros três pro NES... Por isso esse é tido como o quarto jogo da série. E apesar de serem bons jogos, nenhum dos anteriores era tão perfeito quanto este!

Turtles in Time foi lançado originalmente para arcades, e no ano seguinte convertido para o saudoso SNES! E puxa vida, que baita conversão fizeram... Arrisco a dizer que a versão do SNES ficou melhor ainda que a de arcade.

O jogo mostra novamente o Destruidor querendo acabar de vez com as tartarugas surfistas, e para isso, ele e Krang resolvem roubar a Estátua da Liberdade! Pela primeira vez a pobre April não foi a vítima... Mas convenhamos, seria melhor que tivesse sido ela, pois roubar a estátua da liberdade pra atrair as tartarugas é uma história bem escrota. Me mata de vergonha Konami. Mas foda-se! Quem se importava com a história absurda naquela época? A gente só queria jogar e porradear os inimigos que encontrassemos pelo caminho...
Então as tartarugas partem em busca do Destruidor e de seus capangas, e no decorrer da aventura elas acabam sendo enviadas para outra dimensão, indo parar em diversas eras da história, por isso Turtles in time! Ahh vocês estão entendo...

Os gráficos do jogo são muito bonitos! Uma verdadeira obra de arte que impressiona até hoje... Me enche de orgulho Konami! Tanto os cenários que apresentam uma ótima coloração, vibrante e muito bem detalhados, como os sprites dos personagens totalmente expressivos! Eles possuem sombras e os movimentos são perfeitos, mas o destaque fica mesmo pras emoções, que dão um toque cômico ao game.
O jogo ainda conta com uma opção de deixar as tartarugas mais parecidas com os quadrinhos, onde elas possuem tonalidades diferentes.

As músicas do jogo são muito agradáveis. São as famosas músicas das tartarugas meio que digamos, remixadas! E ficaram muito legais. São bem animadas, o que torna o game ainda mais prazeroso de se jogar. Os efeitos sonoros são bem simples, e a versão pra SNES não possui todos os sons da versão pra arcade, infelizmente! Mas isso não significa que são ruins. As vozes no nome das fases e os sons emitidos pelas tartarugas, desde uma simples porrada em um inimigo até um "COWABUNGA!" estão muito legais...

Jogos de andar-e-bater sempre apresentam uma boa jogabilidade, e com TMNT IV não é diferente. A boa e velha combinação de andar, pular e bater é simples, divertida e funciona muito bem aqui!












Além disso, o game apresenta uma divertida fórmula de espancar os inimigos! Cada uma das tartarugas possui um especial diferente que vai tirar de você um pouco de life quando atingir os inimigos. Você ainda pode agarrar um deles pelo braço e bater no chão de um lado pro outro, o que é bem útil pra atingir os que estiverem próximos e ainda pode jogá-los em direção à tela!
Essa jogada de arremessar o inimigo na tela era pra mostrar a capacidade do chip Mode 7 do SNES. E pra mostrar também que a Konami foi muito criativa criando esse golpe incrivelmente divertido... Golpe este que é usado pra derrotar o Destruidor em sua primeira aparição no game!

Como disse no início desse review, o jogo pra mim é o mais divertido de toda era 16-bits e me diverte até hoje! Uma pena ele ser meio curto e não muito difícil...

Além do jogo normal, ainda há um modo Versus, parecido com aquele do Double Dragon (NES), que não chega a ser tão legal! Era só um complemento mesmo, até a chegada de um game de luta das tartarugas...




NOTA FINAL: 9,5
AS TARTARUGAS NINJA NUNCA FORAM TÃO DIVERTIDAS ASSIM... UM EXCELENTE TRABALHO DA KONAMI E UM MARCO NO MUNDO DOS GAMES! EU PRECISO FALAR QUE É UM DOS JOGOS MAIS DIVERTIDOS DA ERA 16-BITS?

Plataforma:


3 comments:

Adriano Rezende disse...

Ótimo review, esse realmente foi um jogão!
A vantagem da versão Arcade era a possibilidade de jogar em até 4 players. Diversão X 4

Anônimo disse...

cá entre nós acho o arcade e o TMNT 3 melhores que este

P.A. disse...

Ah pra mim esse foi o melhor game das tartarugas mesmo! Sem comparação... Bons tempos de quando tinha meu SNES!

Postar um comentário