Bomberman (NES)

Gênero: Puzzle
Fabricante: Hudson
Lançamento: 1989
Jogadores: 1 player
Bomberman é mais um daqueles clássicos do passado que ainda geram games e mais games para a atual safra de videogames! Mas como nosso blog é sobre jogos antigos e não atuais, nada mais conveniente do que eu falar do primeiro jogo do Bomberman, que eu jogava muito quando tinha meu Turbo Game!
A história é a seguinte: um cara foi pego e transformado numa espécie de robô que solta bombas! Ele foi obrigado a trabalhar numa fábrica, usando seu poder pra isso... Mas, na hora do lanche, ele ouviu boatos que se escapasse, poderia voltar a ser um humano! E é isso... Uma merda, eu sei!

Pior que a história, só mesmo os inimigos do nosso amigo explosivo. No decorrer das fases (que são muitas por sinal), você tem que enfrentar bexigas, moedas, rostos flutuantes, Zé Gotinhas e muitas outras coisas que não fazem sentido algum com a história!
Graficamente falando, o jogo é muito ruim! A começar pelo personagem principal, que foi muito mal desenhado, é muito pequeno e solta bombas maiores que seu corpo! Os cenários são labirintos com fundo verde e cheios de tijolos cinzas... Os inimigos apesar de não fazerem sentido, foram melhor trabalhados e até tem expressão quando eles são atingidos pelas bombas.
As músicas são fracas também, e assim como os cenários, se repetem muito! O que pode irritar com facilidade... Os efeitos sonoros se resumem ao caminhar do Bomberman - que é bem irritante - e ao som das explosões que é o melhorzinho do jogo nesse quesito!
A jogabilidade é bem simples, já que com o botão "A" você solta a bomba e com o "B" você pode explodi-la quando quiser, mas isso só quando você pegar o detonador de bombas mais pra frente no jogo! Você começa soltando apenas uma mísera bombinha, com poder de fogo mínimo...

Bomberman é um jogo bem difícil. Conforme você passa de fase, o número de blocos aumentam, assim como o número de inimigos que ficam mais rápidos! Sem falar que você tem 200 segundos pra passar pela fase... Agora una isto com o fato de ter que derrotar todos os inimigos do cenário e ainda encontrar a passagem pra próxima fase escondida num dos blocos! É, não é moleza não. Além de tudo, o jogo é bem longo! São num total, 50 fases cheias de blocos cinzas, inimigos e muita monotonia gráfica e sonora...

VAMOS DAR UM DESCONTO, AFINAL, FOI O PRIMEIRO JOGO DA SÉRIE! MAS VALE A PENA SÓ PELA CURIOSIDADE MESMO, CASO CONTRÁRIO, MELHOR JOGAR OS OUTROS JOGOS DO HOMEM BOMBA...
Plataforma:
NES