Bomberman (NES)

quinta-feira, 2 de abril de 2009 Postado por P.A.



Gênero: Puzzle


Fabricante: Hudson


Lançamento: 1989


Jogadores: 1 player




Bomberman é mais um daqueles clássicos do passado que ainda geram games e mais games para a atual safra de videogames! Mas como nosso blog é sobre jogos antigos e não atuais, nada mais conveniente do que eu falar do primeiro jogo do Bomberman, que eu jogava muito quando tinha meu Turbo Game!

A história é a seguinte: um cara foi pego e transformado numa espécie de robô que solta bombas! Ele foi obrigado a trabalhar numa fábrica, usando seu poder pra isso... Mas, na hora do lanche, ele ouviu boatos que se escapasse, poderia voltar a ser um humano! E é isso... Uma merda, eu sei!

Pior que a história, só mesmo os inimigos do nosso amigo explosivo. No decorrer das fases (que são muitas por sinal), você tem que enfrentar bexigas, moedas, rostos flutuantes, Zé Gotinhas e muitas outras coisas que não fazem sentido algum com a história!

Graficamente falando, o jogo é muito ruim! A começar pelo personagem principal, que foi muito mal desenhado, é muito pequeno e solta bombas maiores que seu corpo! Os cenários são labirintos com fundo verde e cheios de tijolos cinzas... Os inimigos apesar de não fazerem sentido, foram melhor trabalhados e até tem expressão quando eles são atingidos pelas bombas.

As músicas são fracas também, e assim como os cenários, se repetem muito! O que pode irritar com facilidade... Os efeitos sonoros se resumem ao caminhar do Bomberman - que é bem irritante - e ao som das explosões que é o melhorzinho do jogo nesse quesito!

A jogabilidade é bem simples, já que com o botão "A" você solta a bomba e com o "B" você pode explodi-la quando quiser, mas isso só quando você pegar o detonador de bombas mais pra frente no jogo! Você começa soltando apenas uma mísera bombinha, com poder de fogo mínimo... Mas pode coletar "cartas" especiais durante as fases. Dentre elas, posso citar a possibilidade de soltar mais de uma bomba, maior poder de fogo, o detonador de bombas e alguns mais... Você encontra essas cartas escondidas nos blocos cinzas, então tem que destruí-los pra pode encotrar as cartas!

Bomberman é um jogo bem difícil. Conforme você passa de fase, o número de blocos aumentam, assim como o número de inimigos que ficam mais rápidos! Sem falar que você tem 200 segundos pra passar pela fase... Agora una isto com o fato de ter que derrotar todos os inimigos do cenário e ainda encontrar a passagem pra próxima fase escondida num dos blocos! É, não é moleza não. Além de tudo, o jogo é bem longo! São num total, 50 fases cheias de blocos cinzas, inimigos e muita monotonia gráfica e sonora...



NOTA FINAL: 7,0
VAMOS DAR UM DESCONTO, AFINAL, FOI O PRIMEIRO JOGO DA SÉRIE! MAS VALE A PENA SÓ PELA CURIOSIDADE MESMO, CASO CONTRÁRIO, MELHOR JOGAR OS OUTROS JOGOS DO HOMEM BOMBA...
Plataforma:


6 comments:

Tristan.ccm disse...

A capa do jogo bem que podia estar na séire de capas ruins, afinal temos um clone da Samus Aran que acabou de roubar uma mexerica cor-de-rosa e um vibrador gigante.

P.A. disse...

Sim Tristan... Pensei em coloca-la logo que a vi! xD

Bem estranha mesmo...

Sérgio disse...

Nuss, a capa é horrorosa. Parece o carinha do metroid meu! ehaueaheuaheauh

Beto disse...

Nossa nem acredito que terminei esse jogo, no final aparecia um carinha igual o do Lode Runner, agora que vi a história e entendi que era o próprio BomberMan... XD

Aliás sou novo aqui e gostei bastante dos artigos, o blog é ótimo estão de parabéns

Flávia disse...

Ah aquela gosminha azul era tão fofinha dava pena de matar ela!
*-*

jay disse...

eu adoro esse jogo mesmo que seja um jogo simples,é muito legal,
é melhor que ser viciado em futebol.

Postar um comentário