Duke Nukem 64 (N64)

Fabricante: 3D Realms
Lançamento: 1996/1997
Jogadores: 1 – 4 players versus/cooperativo
Quem me conhece sabe que sou um ferrenho defensor do 64, afinal já falei umas mil vezes de como os cartuchos o mataram. Infelizmente, existe um defeito até maior do que esse no console, e o pior é que era uma coisa que perseguia a Nintendo até bem pouco tempo: um puritanismo excessivo. O P.A. já falou sobre isso no review de Mortal Kombat (que no SNES não tinha sangue, enquanto no Mega Drive a hemorragia corria solta). Parece que em 1997 a Nintendo ainda não tinha aprendido a lição quando converteu o clássico Duke Nukem 3D para sua plataforma.

Foi então que o mundo conheceu o divisor de águas Doom, que mudou a forma como as pessoas viam os jogos de tiro. Com ele (e também com Wolfenstein 3D, que era tão bom quanto), a 3D Realms viu que seria muito interessante colocar as pessoas na pele do loirão e criou seu próprio FPS.

Com o jogo arrebentando nos PCs, tanto Sega quanto Nintendo quiseram trazê-lo para suas plataformas. Embora a Tec Toy brasileira tenha tentado coloca-lo no Mega Drive (numa conversão horrorosa e totalmente dispensável), foi no N64 que ele aportou. Porém, quando os puritanos da Nintendo viram as mulheres dançando seminuas, devem ter desmaiado na hora. Quando acordaram, veio a revolta: ”Mas o que é isso? Mulheres de calcinha e sutiã num game da Nintendo? Nem pensar! Tira tudo, agora!”. E foi assim que um dos atrativos do jogo foi totalmente limado do game, descaracterizando-o totalmente. Quem jogou a versão para PC quase teve um infarte ao ver os calendários sem foto nenhuma, o filme do cinema mudado e, pasmem, as mulheres peladas que você tinha que tirar daquela gosma verde substituídas por soldados magrelas de farda e tudo! O que era apenas uma opção no PC tinha virado regra no N64.


Comparação entre as duas versões. A da esquerda é para PC, a da direita do 64. Sai Brasileirinhas, entra Independence Day. Isso sim é que é sacanagem!
De nada adiantou manterem a história original. Se você já jogou a versão de PC, é melhor ficar longe da de N64. Ela só serve se você for um Ned Flanders da vida e fica horrorizado ao ver a Mulher Samambaia dançando no Pânico. Duke deveria ter ficado nos PCs.

SE A VERSÃO PARA N64 FOSSE FIEL À DOS PCS, DUKE PODERIA ESTAR VIVO ATÉ HOJE. MALDITO PURITANISMO DA NINTENDO, QUANTOS JOGOS VOCÊ AINDA VAI MATAR?
Plataforma:
N64