Duke Nukem 64 (N64)

Fabricante: 3D Realms
Lançamento: 1996/1997
Jogadores: 1 – 4 players versus/cooperativo
Quem me conhece sabe que sou um ferrenho defensor do 64, afinal já falei umas mil vezes de como os cartuchos o mataram. Infelizmente, existe um defeito até maior do que esse no console, e o pior é que era uma coisa que perseguia a Nintendo até bem pouco tempo: um puritanismo excessivo. O P.A. já falou sobre isso no review de Mortal Kombat (que no SNES não tinha sangue, enquanto no Mega Drive a hemorragia corria solta). Parece que em 1997 a Nintendo ainda não tinha aprendido a lição quando converteu o clássico Duke Nukem 3D para sua plataforma.

Foi então que o mundo conheceu o divisor de águas Doom, que mudou a forma como as pessoas viam os jogos de tiro. Com ele (e também com Wolfenstein 3D, que era tão bom quanto), a 3D Realms viu que seria muito interessante colocar as pessoas na pele do loirão e criou seu próprio FPS.

Com o jogo arrebentando nos PCs, tanto Sega quanto Nintendo quiseram trazê-lo para suas plataformas. Embora a Tec Toy brasileira tenha tentado coloca-lo no Mega Drive (numa conversão horrorosa e totalmente dispensável), foi no N64 que ele aportou. Porém, quando os puritanos da Nintendo viram as mulheres dançando seminuas, devem ter desmaiado na hora. Quando acordaram, veio a revolta: ”Mas o que é isso? Mulheres de calcinha e sutiã num game da Nintendo? Nem pensar! Tira tudo, agora!”. E foi assim que um dos atrativos do jogo foi totalmente limado do game, descaracterizando-o totalmente. Quem jogou a versão para PC quase teve um infarte ao ver os calendários sem foto nenhuma, o filme do cinema mudado e, pasmem, as mulheres peladas que você tinha que tirar daquela gosma verde substituídas por soldados magrelas de farda e tudo! O que era apenas uma opção no PC tinha virado regra no N64.


Comparação entre as duas versões. A da esquerda é para PC, a da direita do 64. Sai Brasileirinhas, entra Independence Day. Isso sim é que é sacanagem!
De nada adiantou manterem a história original. Se você já jogou a versão de PC, é melhor ficar longe da de N64. Ela só serve se você for um Ned Flanders da vida e fica horrorizado ao ver a Mulher Samambaia dançando no Pânico. Duke deveria ter ficado nos PCs.

SE A VERSÃO PARA N64 FOSSE FIEL À DOS PCS, DUKE PODERIA ESTAR VIVO ATÉ HOJE. MALDITO PURITANISMO DA NINTENDO, QUANTOS JOGOS VOCÊ AINDA VAI MATAR?
Plataforma:
N64
9 comments:
Muito bom, excelente o Review, mas gostaria que falasse também, se possível das versões de PSX e Saturn, sendo que foram convertidas por softhouses diferentes, sendo a do Saturn a mais fiel a do PC, pois a do PSX é Nojenta =x.
Agora, queria corrigir algumas coisas: é 3D Realms a desenvolvedora, e não 3D Healms, apesar de gostar do nome que você deu por lembrar a melhor marca de catchups (Hellmans) mas infelizmente está errado =P
E os niveis de dificuldade, ao menos no PC é "Damn I'm Good" e não "Dawn I'm Good".
Tentei jogar ele no Wii, mas fica rapido demais e os comandos muito ruins.
Faça também Review do Doom 64 se possível XD
Nunca joguei a versão do N64 (tenho um console até hoje). Qualquer dia pego pro emulador ... Ah, e sobre mijar durante o jogo, vc nunca jogou Konkers Bad Fur day? Tem uma fase em que é necessário mijar o cenário todo !!!
Pow, como puderam se esquecer do Conker(Fabiano, é CONKER, com C)! E mais, há muitos jogos em que isso acontece, como em Metal Gear Solid(em que um dos personagens até dá um barrão)e tb em Beavis&Butt-Head. Mas se for desfraldar todos os jogos em que os personagens principais e/ou secundários aparecem fazendo suas necessidades, então aí vai exigir mais um daqules tops... No caso do Duke Nuke vale um ponto a mais pq quando o Duke se alivia ele recupera energia e é o único jogo em que isso acontece(sempre que isso acontece eu me lembro do filme "O Xangô de Baker Street").
Ah, e aqui vale mais uma idéia: a gente podia fazer um tópico sobre os jogos censurados.
Olha eu gostava deste game pq dava pra jogar de modo cooperativo, entao até lanlarem o Perfect Dark, o melhor game de fps do n64 para se divertir em cooperaçao era este. Infelizmente ele aparentemente nao tem final... as fases finais sao impossiveis de serem passadas, e tem uma serie de alteraçoes em relaçao a do pc. Enfim é um bom game, mas longe de algo clássico que gostaria que fosse... Quanto ao controle do n64, na boa, sempre achei o melhor controle até hoje já feito... até logo!
@Azrael_I
Vale lembrar que (pelo menos no PC) a animação que aparecia quando você derrotava um dos mestres de fase era o Duke arrancando a cabeça do monstro recém-derrotado e sentando nele para dar um barrão. Ah, e com direito a um jornal para ler no processo!!!
E esse puritanismo continua sendo um dos problemas da Nintendo em relação às demais empresas. Se salvam graças a genialidade do Miyamoto mesmo.
Eu cheguei a jogar versão do PC, do PSX e do 64 uma vez, mas na época eu não tinha massa encefálica o suficiente para perceber essas diferenças - só queria saber de atirar mesmo rs.
Bela análise!
Olá parceiro!
Venho aqui informar que estão mandandado recados e comentários em nome do(s) meu(s) blogs!
Como podem ver esse estou mandando com meu perfil do Blogger!
Leiam a mensagem lá no meu blog: http://www.flexpowerdownloads.net/
Tem alguém tentando me queimar com meus parceiros!
Ajudem por favor ignorando esses recados e comentários!
Mais uma vez "O GRUPO FLEX E SEUS BLOGS, NÃO SÃO OS AUTORES DESSES COMENTÁRIOS"!!!!!
Agradeço a compreensão!
Lembre-se leia a mensagem no meu blog: http://www.flexpowerdownloads.net/
Belo post !, e aff, a nintendo zuo o jogo =/
quem nunca jogou jogo violento, ou que tenho mulheres nuas ou semi-nuas, por exemplo o gta-sa, sei que o museum trata de jogos antigos, mais a playstation proibiu esse jogo?
não !, em qualquer camelo voce encontra gta-sa, vice-city, e outros..
mais belo review!!
equipe do museum ta de parabéns
Eu jogo Duke Nukem no sistema operacional Linux. Há um port do jogo para o Linux, e chama-se Eduke 32, só é necessário pegar os arquivos da versão do Duke Nukem para DOS e a diversão é garantida.
Até onde eu vi comentários, o Eduke32 mantém se fiel ao jogo original.
Postar um comentário