Road Rash (Mega Drive)

domingo, 7 de junho de 2009 Postado por Tristan.ccm


Gênero:
Corrida


Fabricante: Eletronic Arts


Lançamento: 1991


Jogadores: 1-2 players cooperativo




Não tenho dúvidas de que Road Rash tenha sido, junto com Super Mario Kart, um divisor de águas entre os games de corrida. Afinal, desde o pioneiro Enduro, do Atari, as corridas eram de uma lealdade total. Todos que jogaram games de corrida mais antigos devem lembrar o que era dar uma trombada naqueles tempos. Só pra citar um exemplo, em F1 Race (para NES e Game Boy), seu carro explodia só de triscar nos adversários ou nas beiradas da pista.

Porém, assim como no game do SNES, em Road Rash a gentileza era totalmente deixada de lado. O jogo retrata uma corrida que tem apenas uma regra: quem chegar na frente vence. E pra chegar na frente vale tudo, desde sentar o braço nos adversários até jogá-los para fora da pista. O game também trazia um diferencial que hoje chega a ser regra nos games de corrida: seu desempenho vale dinheiro, que você pode usar para comprar motos melhores. Isso chega a ser primordial, pois com a sua moto original a vida logo começa a ficar dura. Outra coisa que ele tinha e que virou regra é a inteligência artificial dos adversários, que não são pilotos perfeitos: eles derrubam uns aos outros e trombam com os veículos civis que aparecem pelo caminho (uma das coisas mais irritantes e que também virou regra no gênero).

A jogabilidade era simples e, por isso mesmo, perfeita. O botão A freia, o B acelera e o C serve para dar porrada em quem aparecer, inclusive nos policiais (me corrijam se eu estiver errado, mas Road Rash deve ter sido o primeiro game de corrida onde os tiras aparecem para te prender). Outra coisa interessante no jogo é que, ao cair da moto, você tem que correr a pé até ela, igualzinho no mundo real, e com isso você está sujeito a ser atropelado. Isso vale também para os adversários, ou seja, se você ver um mané correndo pra moto, nem pense antes: atropele-o! Se você não tocar no joystick vai voltar pra moto automaticamente, mas enquanto estiver a pé pode controlar seu motoqueiro via direcional, o que motivou muita gente a terminar a corrida a pé (exclusividade da série).

Bem, mas a vida é uma caixinha de surpresas e nem tudo são flores na vida de Road Rash (Joseph Climber OFF). Afinal, o jogo tem alguns defeitinhos básicos: tirando a sua, todas as motos são iguais (tô começando a achar que isso seja um defeito crônico do Mega, pois no game do Senna acontecia o mesmo); o jogo não tem menus, você precisa ficar esperando as instruções de qual botão apertar aparecerem na tela, tipo "aperte A para ver tal coisa", "aperte B para fazer isso", etc.; e o jogo tem alguns bugs. Nada disso atrapalha a diversão durante o jogo. Road Rash provou, sem sombra de dúvidas, que o fair play não faz falta nenhuma nos games de corrida.



NOTA FINAL: 9,6
ROAD RASH PROVOU QUE O ESTILO "DICK VIGARISTA" É MUITO MAIS DIVERTIDO QUE UMA CORRIDA DE CAVALHEIROS. ALTAMENTE RECOMENDADO!
Plataforma:


11 comments:

9-volt disse...

sabe que eu nunca simpatizei com essa serie. Efeito EA u acho, odeio tudo da EA

Claude Speed disse...

ESSE SIM
esse marcou minha infancia, mas a versao de PS1, bem q vcs podiam fazer um review da versao 2D de PS1 e mais tarde da Jail Break ou 3D (ou os 2 :P)

Orakio "O Gagá" Rob disse...

Ainda me lembro de quando esse jogo foi lançado... eu mergulhei num transe hipnótico com Road Rash e levei dias para sair dele, era só Road Rash o dia inteiro. Divertidíssimo.

Sharla disse...

Poxa me pegou nessa, agora não me lembro se o Road Rash em que eu era viciado era o 1 ou o 2.
Era aquele em que normalmente a moto que estava em primeiro lugar era do VIPER, que tinha a corrente. Hehehehe
No que eu joguei, quando completava um "circuito de fases", voltava para a primeira com cores diferentes dos adversários [que ficavam mais rapidos]...
Mas enfim, eu alugava muitas vezes esse jogo. É um clássico que não esqueço.

Jack T disse...

Essa série é foda, considero o segundo game o ápice dela.
Músicas lindas e que combinam perfeitamente.
Incrível como antigamente nem ligávamos pros gráficos bizarros do Mega/SNES em jogos de corrida assim.
Bela análise.

Peter disse...

jogava muito no emulador, mas depois de um tempo, enjoei dele :(

Marcos disse...

Nossa sinhora *_* fui fã desse game a minha infancia toda, e quando comprei um pc (anos depois de joga-lo mega-drive) procurei o game e joguei por muito ainda... Sou novo por aqui e já curti pra KCT esse blog... CTRL + D, já tá nos favoritos =) Ja Ne o/

Anônimo disse...

Não joguei essa versão do Mega Drive, mas acredito ser parecida com a de PS1 que eu joguei por muito tempo. Eu gostava pra caramba dos vídeos que rolavam entre uma corrida e outra - jogo totalmente dirty.

E foi esse primeiro título, e só ele, que conseguiu me prender do jeito que prendeu. Uma maravilha!

P.A. disse...

Só pra constar... Street Rod (PC) deve ter sido o primeiro título onde a polícia aparecia pra te prender!

Anônimo disse...

eu viajava nesse jogo eu me lembro qndo acabava as corridas sempre tinha uma foto dos motoqueiros em paisagens eles acampando ou em praias mto show esse jogo

Anônimo disse...

Oi,na verdade o primeiro foi Test Drive 1 para DOS,feito pela acollade,valeu!

Postar um comentário