Os Jogos(quase) Esquecidos no Tempo(1)

sábado, 22 de agosto de 2009 Postado por Azrael_I

Da mesma forma que o Tristan começou uma nova série baseada nos pedidos do Orkut, eu também vou começar aqui uma série baseada(em parte) nos pedidos, destacando jogos muito bons, mas que por um motivo ou outro acabaram caindo no esquecimento. Dos jogos antigos, poucos são bem lembrados hoje em dia, em parte graças às continuações ou mesmo devido ao sucesso que fizeram(exemplos nestes dois casos são Sonic e Mario), enquanto outros sempre foram obscuros deste lado do Meridiano de Greenwich por nunca terem tido uma tradução para idiomas ocidentais e alguns simplesmente nunca caíram no gosto do público em geral, ou pior, fizeram sucesso por algum tempo mas depois foram esquecidos; depois de anos navegando na net, em Sites, Fóruns e Blogs em geral, eu acabei conhecendo muitos destes "ilustres desconhecidos". Bem, a função do Museum é justamente relembrar e homenagear os bons(e às vezes os ruins) jogos da velha geração, e nesta série eu vou destacar alguns dos bons jogos que eu achei. E claro, sempre a pedidos, posso fazer uma resenha completa de qualquer um dos jogos.

Final Fantasy V(Snes)


Este é um dos jogos que merece uma resenha só dele... Final Fantasy V é um dos dois jogos da série que nunca foram lançados no Ocidente(o outro é FFIII)em seu console original. A explicação pra isso eu detalhei na resenha de FFVI aqui no Museum; resumidamente, ele foi lançado quase na mesma época que FFIV(FFII na versão americana) nos States, e quando iam fazer a versão americana de FFV, FFVI foi lançado no Japão e preferiram trazer logo o VI do que o V, que acabou nunca sendo lançado no Ocidente(até ser lançado para o Playstation, junto com os outros jogos da série). Hoje em dia, é fácil encontrar na net traduções feitas por fãs do original japonês(aliás, segundo boatos, este foi um dos primeiros jogos a serem completamente traduzidos pelos fãs).


Ignition Factor(Snes)


Este é um dos poucos jogos de Bombeiro que eu encontrei boiando por aí(o outro é Firemen)e o que é melhor, tive a honra de jogá-lo no cartucho. Neste jogo, no papel de um bombeiro, o jogador deve cumprir missões típicas da profissão para salvar vítimas que estejam presas em incêndios, escombros, vazamentos de gás etc. Infelizmente, ele acabou sendo obscurecido por diversos fatores, como o lançamento de jogos mais famosos na mesma época(como Mortal Kombat), uma vez que o tema "bombeiro" não é o preferido da maioria dos jogadores. Mas este é sim um excelente jogo, e um dos mais realistas que já vi no Snes; eu, como profissional bombeiro(de verdade), recomendo este jogo!


E.V.O. Search for Eden(Snes)


E ainda tem gente que acha o jogo Spore original... em E.V.O, comandamos uma criatura que deve tentar sobreviver e evoluir(começando pelo estágio de peixe, passando por dinossauro, ave e mamífero) à medida que passa pelas fases e as diversas eras geológicas da Terra até chegar ao Status divino. A mecânica de E.V.O., entretanto, acabou não agradando muito na época de seu lançamento, e o estilo do jogo esteve esquecido até que lançaram o Spore, atualmente um dos maiores sucessos para jogos de computador.


Cyborg Justice(Mega Drive)


Poucos jogos misturam bem o estilo Luta e Beat n'Up, e Cyborg Justice é uma destas excessões; aqui os combates entre robôs(na verdade, ciborgues) acontecem de forma bem brutal, com desmembramentos e decepamentos(só deve ter sido aceito pela censura por não haver sangue). O mais legal é que é possível arrancar partes dos inimigos no meio das lutas e usá-las para substituir as partes do seu próprio robô! Não tenho certeza, mas acredito que este jogo também tenha sido obscurecido pelo sucesso de outros lançados na mesma época(Cyborg Justice chegou a aparecer na revista Ação Games, junto com Street Fighter II Champion Edition e Os Flintstones para Mega); por outro lado, a pouca variedade de cenários e a complexidade dos comandos de luta(apesar da boa jogabilidade) também devem ter contribuído para deixá-lo nas trevas.


Budokan The Martial Spirit(Mega Drive)


Este jogo me lembra muito o Karate Champ(aquele joguinho de luta que o Van Damme jogou no filme O Grande Dragão Branco), tanto na jogabilidade quanto na parte gráfica. Aqui, o personagem principal é um encrenqueiro que entra pra uma academia de artes marciais aconselhado por um velho mestre para sair da marginalidade(esporte é saúde!), e lá aprende diversos estilos de luta(Karatê, Kendô, Kobudô etc.) para poder vencer um campeonato de artes marciais(alguém duvida da forte influência do filme Karate Kid?). Infelizmente, os gráficos dos personagens e a movimentação meio empedrada lembram muito mais um jogo de Master System ou Nintendinho do que um jogo de Mega, e isto deve ter contribuído para o pouco sucesso deste game.


Karate Kid(Nes)


E por falar em Karate Kid... Jogos baseados em filme costumam fazer sucesso apenas durante o tempo em que o filme faz sucesso(às vezes nem isso). Este é o caso de Karate Kid; baseado no segundo filme da série, o jogador no papel do bom e velho Daniel-san deve percorrer Okinawa em busca de se tornar o melhor, ao som de "The Glory of Love". Apesar dos pesares, este não é um jogo assim tão ruim(apesar da dificuldade pra lá de absurda), mesmo pra quem não gosta do filme; além disso, muitos elementos dele foram aproveitados em jogos posteriores, principalmente os desafios de quebras nas fases de bônus, que mais tarde foram copiados em jogos como Mortal Kombat, Street Fighter(o primeiro, de máquina) e Art of Fighting.


Genghis Khan 2 - Clan of the Grey Wolf(Mega e Snes)

Bons gráficos e trilha sonora, muitos comandos, grande variedade, muitos personagens e opções e um ótimo desafio. Este foi um dos poucos jogos de estratégia lançados para consoles(e ainda por cima para os dois de maior sucesso em sua época), como a continuação do jogo lançado para Nintendinho(só no Japão) alguns anos antes. Infelizmente para a série Genghis Khan, jogos de estratégia só costumam fazer sucesso nos computadores, e com este não foi excessão(nem no Japão, ode preferem RPGs), apesar de suas muitas qualidades, e depois de um curto período a série foi esquecida. A Koei, empresa produtora do jogo, só iria fazer sucesso nos consoles anos depois, com a ótima série Samurai Warriors e Dinasty Warriors.


Donkey Kong(Game Boy)


O Donkey Kong de Game Boy é hoje injustamente desconhecido. Após o fracasso das continuações do Donkey Kong original, foi lançado este não como um mero remake do original, mas como um jogo totalmente novo, com uma jogabilidade diferenciada, com muito mais movimentos(muitos tirados do jogo Super Mario Bros. - Mario Madness, aquele remake de Doki Doki Panic), desafios e quebra-cabeças, além de oito longos estágios divididos em várias fases; a fórmula é tão boa que foi reaproveitada recentemente no jogo Mario vs. Donkey Kong, para Game Boy Advanced. Mas podem acreditar, a versão original para Game Boy é muito melhor e bem mais viciante!


Splatterhouse SD(Nes)


Esta foi a única versão deste jogo lançada para o Nintendinho. Diferente dos jogos da série normal, Splatterhouse SD tem uma tirada mais cômica, mas baseada nos filmes de terror famosos, como Sexta-Feira 13 e o Exorcista, mas o destaque mais engraçado é logo na primeira fase, numa homenagem ao clipe Thriller de Michael Jackson, com um vampiro que dança ao som do Rei do Pop! É de morrer... de rir! Pena ele nunca ter sido lançado fora do Japão, provavelmente os cabeças-ocas da Nintendo acharam que os fãs ocidentais de Splatterhouse não iriam gostar de um jogo SD(só lembrando: o estilo SD só se tornou popular no Ocidente há pouco mais de uma década, após a popularização do mangá por estas bandas).


Snoopy Concert(Snes)


Pois é, Charlie Brown e sua turma fizeram sucesso até lá na terra do sushi(não é à toa que o Helloween fez uma música em homenagem a eles...)! Neste joguinho ótimo, com gráficos IDÊNTICOS aos do desenho animado, o jogador deve ajudar a turma dos Peanuts em diversos minijogos(a maioria controlando Snoopy e Woodstock). As fases parecem baseadas em algumas das histórias, mas de forma bem original, com muitos quebra-cabeças(a mecânica do jogo lembra muito Lost Vikings); uma pena eu não ter encontrado nenhuma versão traduzida nem pro inglês...


E aí, o que acharam desta série? Ainda tenho muitos jogos pra postar, mas sugestões são sempre bem-vindas!


19 comments:

Cosmão disse...

Cacetada, quanto jogo bom ae.
Esse IGNITION FACTOR é realmente um jogão, pena ser tão esquecido.

To com um projeto parecido com esse post no meu blog, mas, no caso, o objetivo é desenterrar os ótimos jogos (as chamadas HIDDEN GEMS) e divulgar pra quem não conhece.

Renanbianchi disse...

Gostei bastante da sua lista, mas por favor, por favoooooooooooor Faça uma resenha de E.V.O. Search for Eden e de Donkey Kong, são jogaços obrigatórios que poucos jogaram!!

9-volt disse...

Joguei a maioria, mas o do Karate Kid é meio chato como quase todo jogo de filme

P.A. disse...

Cara Ignition Factor é mto foda! Descobri ele no emulador a alguns anos atrás... Mto bom!

Mas não cheguei a jogar mto! Só que o pouco que joguei eu curti....

EVO tb eu joguei mas só um pouco! Preciso jogar mais, vejo mta gente falando bem dele!

Sir Kao disse...

Final Fantasy V é um jogo tão crucificado, mas o engraçado é que ele foi o Final Fantasy mais popular no Japão.

Ele não possuia enredo páreo aos seus irmãos, mas sua jogabilidade era inegavelmente exatremamente divertida.

Estou preparando uma análise desse jogo, pois como você disse, ele merece. ;)

Tristan.ccm disse...

Eu zerei o EVO, mas achei o final bem besta (aliás, tem um monte de jogo bom com final besta, valia até um top ou uma série, o que acham?). Se quiserem eu posso fazer a análise dele.

Agora, eu fiquei com vontade de jogar esses jogos, vou ver se acho as roms traduzidas. A propósito, Azrael, o que é um jogo SD? Explica aí, colega!

P.A. disse...

SD = Super Deformed

Eu falei sobre isso acho que no review do Legend of Legaia!
Os carinhas tem corpinhos pequeno e cabeça maior... xD
É a típica coisa de japonês!

Um cara sugeriu aqui no blog um Top com os finais mais bestas tb Tristan! Se quiser fazer, a vontade... Só acho que vc num poderia contar aqueles q num tem final, apenas aparece um escrito! Pq senão, tem vários jogos antigos assim.

Frederico Albano disse...

É, eu que tinha sugerido isso. xD
Tinha postado lá no orkut mas acho que o P.A. apagou o tópico.

De qualquer forma eu só lancei a idéia, melhor vocês fazerem como acharem mais legal.

Azrael_I disse...

Pessoal, obrigado pelos comentários! Bom saber que não sou o único que conhece os bons e velhos "ilustres desconhecidos", hehe. A série ainda vai continuar por um bom tempo(tem mais de setenta jogos!) e como disse, sugestões sempre são bem-vindas.

No caso do Ignition Factor, ele foi um FATOR decisivo na minha vida, já que influenciou bastante a minha escolha de carreira(eu chegei a zerá-lo, alguém mais?). Quanto ao E.V.O., o final dele é mesmo meio sem-noção, e é uma das poucas coisas que estraga o jogo(eu ia fazer a resenha que o Renan pediu, mas já que Tristan se ofereceu, faço a do Donkey Kong depois). O Karate Kid realmente é meio chato(mais por causa da jogabilidade), o que salva são mesmo os mini-jogos(eu adorava o jogo de pegar a mosca com os Hachi, hehe).

Kao, o FFV foi o segundo FF a ter um enredo mais sólido(depois do FFIV; antes disso, o enredo dos FF eram muito genéricos) só faltando um aprofundamento um pouco maior nos personagens principais; em compensação, sua jogabilidade(upada e revisada do FFIII) realmente era a melhor coisa do jogo. Não é à toa que FFV é o meu jogo preferido da série! Pode fazer a resenha numa boa(eu queria fazer, mas se eu fizer vai ficar tendencioso demais, hehe).

Tristan, SD, ou Super Deformed, como explicou o P.A. é um recurso usado nos animes(e atualmente em muito desenho americano como Teen Titans) pra deixar os persoangens com uma cara mais engraçada. Em momenos de humor, o corpo fica pequeno e a cabeça fica enorme(e normalmente com uma careta) http://www.astronerdboy.com/images/Yu%20Yu%20Hakusho%20Group-SD.jpg . Não é muito comum, mas existem animes inteiros(e jogos, como Splatterhouse SD)em que os personagens ficamo tempo todo SD; um exemplo é o anime Viewtiful Joe, que passava na Rede TV!. Outro exemplo de jogo SD é o Pocket Fighter, com o pessoal de Street Fighter e Darkstalkers no formato SD. http://br.geocities.com/erickvondraxeler/SpriteKen.gif

Ah sim, Tristan, tb acho boa a idéia do top de jogos com finais ruins. E aqui vai minha sugestão: Battletoads.

Felipe \o disse...

Ignition Factor é muito bom mesmo, joguei no cartucho do meu amigo quando ele tinha SNES, so que eu não tinha dinheiro pra comprar a fita dele quando ele vendeu T_T

Idazle disse...

Muito bom estes jogos q vc selecionou.
Adoro o Snoopy Concert(jogão,vale a pena)
tchau

Frederico Albano disse...

Só pra completar mais ainda, um personagem desenhado na proporção normal tem mais ou menos altura equivalente à 8 cabeças, já sendo SD ele teria por volta de 3 cabeças.

Um outro bom exemplo seria o Goku, quando ele era criança era SD, depois que cresceu ficou normal. xD

Orakio "O Gagá" Rob disse...

Ok, eu confesso: nunca joguei Splatterhouse. Pronto, falei :)

Benjamin G. disse...

Eu joguei a versão de GBA do FFV, sem dúvidas, foi um dos melhores FFs clássicos, achei ele bem melhor que os outros

Ilber Mendes disse...

Cara, eu tinha o Donkey Kong no Game Boy. Ainda me lembro, quando meu pai chegou dos Estados Unidos e trouxe um Game Boy, um cartucho azul com 14 jogos e Donkey Kong, eu tinha uns 8 anos de idade. Esse Donkey Kong é massa de mais!!! EVO tamb´me um bom jogo, juntamente como Ignitio Factory, que eu joguei no Snes.

Anônimo disse...

Ae sabem me fala qual nome desse game...

é um bixo(parece um gato acho que é, e é com ele que anda)que fica numa base de bombeiro voce tem que andar pela base e achar a peças como: bota, mangueira, machado, extintor... e outros e quando conseguir todos tem que coloquar no caminhao que fica la em baixo na base dos bombeiros
tambem tem um cara que fica preocurando o Felino na base...

é que eu joguei faz tempo e me deu uma saudade desse game ja preocurei um tudo... entao resolvi pergunta

Vlw

Anônimo disse...

Ai só faltou mario mesmo!

Narto disse...

Demorei horrores para encontrar este jogo, The Ren & Stimpy Show - Firedogs (SNES).
Ele também era muito divertido :D

The Ren & Stimpy Show - Firedogs (SNES)
http://www.youtube.com/watch?v=aNGuGzwaQNg



The Ren & Stimpy Show - Firedogs (SNES)
http://www.youtube.com/watch?v=aNGuGzwaQNg

Narto disse...

Anônimo, é o que eu citei ^^

Postar um comentário