Jogos pro Dia do Professor (15 de Outubro)
Claro que eu não queria trazer aqui aqueles joguinhos educativos que só a mãe de quem joga iria gostar. Pelo contrário, eu trouxe a vocês nesse 15 de outubro cinco jogos que não têm pretensão nenhuma de educar, mas que acabam ensinando alguma coisa enquanto nos divertem. Com vocês, os cinco melhores jogos para quem quer aprender alguma coisa jogando:
Matérias que ajuda: História e Geografia
O jogo mostra várias civilizações que realmente existiram, como Egípcios, Persas e Gregos. Além disso, muitas missões do modo campanha são baseadas em fatos que realmente aconteceram. Se não bastasse isso, ainda é preciso se relacionar bem com as civilizações aliadas e fazer comércio com elas, o que dá ao jogador algumas nocões de geopolítica. Sem contar que é preciso manjar de inglês pra ter acesso a essas informações!
Matéria que ajuda: História
Durante o jogo, você ajuda vários vultos da história, como Colombo, Edison e Graham Bell a produzirem seus inventos. Muitas dessas intervenções de seu personagem na história da humanidade são baseadas no que realmente ocorreu, como a experiência do telefone de Bell, quase idêntica ao que o inventor do telefone fez. Pena que o final é tosco...
Matéria que ajuda: Biologia
As vilãs do jogo são mitocôndrias geneticamente alteradas, que causam mutações terríveis e acabam por criar monstros. Realmente, existe uma teoria de que as mitocôndrias eram organismos independentes antes de se tornarem parte das células de todos os seres vivos (algumas, como as humanas, têm até mesmo DNA próprio). Com isso, esse survival horror acaba mostrando ao jogador um pouco de como funciona uma célula, enquanto ele tenta sobreviver aos monstros.
Matéria que ajuda: Geografia
Se cair na sua prova de Geografia "Qual a capital da Nova Guiné?", provavelmente você vai achar complicado. Para aprender sobre capitais difíceis como essa, nada melhor do que perseguir a quadrilha da mais famosa ladra dos games! Enquanto caça os criminosos, você aprende não só capitais de países, mas também sobre moedas, bandeiras e riquesas naturais deles. Ah, e a capital de Nova Guiné é Port Moresby!
Matérias que ajuda: Matemática, Ciências e Física
Aqui, não sou só eu que acho o game educativo: uma universidade americana fez um estudo que comprova as qualidades do jogo dos blocos na educação. O estudo mostrou que alunos do ensino básico que jogam Tetris têm um desempenho até 30% melhor nas matérias de Exatas do que quem não joga. De quebra, respondem as questões mais rápido, o que pode fazer a diferença em provas contra o relógio (como vestibulares e concursos públicos). E o povo pensando que o jogo era só encaixar bloquinhos...
Mas atenção, pessoal! Games podem até dar um UP nas suas notas, mas não substituem seus livros! Use-os para aqueles momentos de descontração entre seus estudos e tudo vai acabar bem.
6 comments:
Boa lista Tristan(ah, e parabéns pelo SEU dia, professor!). Mas a lista podia ser maior; existem jogos que exploram melhor a história do que AoE, além de jogos específicos voltados para a educação em idiomas(eu aprendi Inglês jogando videogame, hehehe). Engraçado que, na Era Nes, existiram muitos jogos educativos, como Magic Mathematics e um do Mickey que ensinava a formação das palavras.
Agora, seria legal também uma lista com os PIORES jogos nesse sentido(e já pode ncluir nessa lista o tal joguinho do Mickey, além de Mario is Missing).
Olá,aceita parceria com o blog do tcinho http://tcinho.blogspot.com/ (site de filmes com 800 a 1200 visitas dia, ou com o dicas de casa http://dicasdecasa.blogspot.com/ (link), blog com dicas para casa e bem estar, ou também com o cuidados com a gripe http://cuidadoscomagripe.blogspot.com/ (link)
se interesse é só deixar recado. no blog do tcinho ou por email tcinho@gmail.com
Pois é essa lista tá bao d+.....Eu sou bom de bandeiras e capitais por causa de Carmen Sandiego.....e concordo com o Azrael(aprendi ingles com videogame)...
Nao joguei o TErranigma, gosto do tetris, os outros eu nao gosto ;p
Lucas Arreguy
Pois é, e meus alunos não acreditam qdo eu digo que aprendi o que sei de inglês jogando Final Fantasy...
Azrael
Obrigado, cara! E se a galera concordar eu faço a lista, já que meu PC morreu e eu to impossibilitado de testar os jogos para review :(
Esqueceu p SimSity meu caro.
Postar um comentário