Theme Hospital (PC / PSX)

sábado, 19 de dezembro de 2009 Postado por P.A.



Gênero: Simulação / Estratégia


Fabricante: Bullfrog


Lançamento: 1997


Jogadores: 1 player






É engraçado analisar como as fabricantes de jogos se comportam ao perceber que uma franquia deu certo! Séries de simuladores que te colocam na pele de um administrador, fizeram e ainda fazem sucesso, e por isso, vemos tantos jogos onde devemos administrar cidades, fazendas, parques de diversão, zoológicos e até formigueiros! E aqui está mais um jogo do gênero, da falecida Bullfrog! Só que dessa vez você deve administrar um hospital...

Ao contrário do que vemos na realidade, aqui não podemos desviar dinheiro público destinado pra área da saúde pras nossas contas bancárias nem podemos deixar que as pessoas fiquem agonizando horas na fila do hospital esperando atendimento! Negativo! Temos que fazer tudo direitinho, pra recebermos o devido reconhecimento e sermos promovidos e contratados em outros hospitais! Alguém aí mande o Ministro da Saúde jogar essa coisa pra ver se ele aprende o básico pelo menos...
Ahh sim, não dá pra desviar dinheiro público porque os hospitais do jogo não são públicos! Antes que alguém me diga isso... Eu só usei o parágrafo pra fazer uma crítica!
Foda-se! Meu blog, minha crítica...

Basicamente não há um enredo em jogos assim! Você é um cara que tem a responsabilidade de deixar os hospitais organizados, e que seus pacientes sejam bem atendidos e saiam curados e felizes! Conforme cumpre os objetivos de cada fase, você é promovido e passa a administrar outro hospital, e obviamente o nível de dificuldade e de coisas (leia-se problemas) pra resolver vai aumentar!

Você sempre começa com o prédio do hospital vazio, e então tem que ir construindo as salas aonde quiser e se for necessário pode comprar outro prédio pra ampliar suas instalações. Você constrói as salas, contrata médicos e enfermeiras para atender aos pacientes, recepcionistas e ajudantes que cuidam da manutenção das máquinas e da limpeza do hospital!
As salas são específicas; sempre que selecionar um dos tipos, o jogo automaticamente te diz qual aparelho ou móvel você deve colocar lá e logicamente com um médico ou enfermeira trabalhando nele!

Pra quem já está familiarizado com jogos do gênero, tudo flui muito bem! Já para os novatos, pode ser um pouco difícil se adaptar. Apesar da jogabilidade ser bem simples e tudo ser muito bem explicado durante o jogo, citando também a primeira fase que serve como tutorial, às vezes não é nada fácil cuidar do hospital! Muitas pessoas andando por ele, diversos problemas, muitas doenças novas... A gente não dá conta de resolver tudo tão rápido! Isso sem falar nos seus funcionários, que saem perambular pelo hospital à hora que dá vontade... Isso aumenta ainda mais as filas!

Os gráficos do jogo são cartunescos e combinam muito com o humor que o jogo passa! As pessoas chegam com suas doenças malucas, como a cabeça inchada ou pessoas invisíveis e é tudo muito bacana e fácil de identificar! Tantos os personagens como os cenários receberam um bom trabalho na parte gráfica e o jogo parece não ter envelhecido, mesmo para os padrões de hoje! A visão é sempre de cima e meio isométrica... Mas tem o pequeno problema de não poder mover a câmera e com isso, às vezes fica ruim ver algumas partes do seu hospital.

As músicas são bem legais e você pode escolher qual canção quer ouvir à qualquer momento do jogo. Todas elas são músicas bem agradáveis... Os efeitos sonoros são poucos, mas é bom saber que estão ali e que cumprem bem o seu papel.

O ponto alto do jogo, sem dúvidas, está no humor afro-descendente que a Bullfrog introduziu... Desde coisas simples, como algumas características dos seus funcionários como médicos que cantam em banda de rock e são mal educados até as cômicas doenças como cabeça inchada, língua grande, síndrome de Elvis Presley e muitas outras bizarrices!

Infelizmente, o jogo acaba se tornando repetitivo depois de algum tempinho... Mas por ser muito legal e viciante, você certamente continuará jogando por muito tempo!



NOTA FINAL: 8,5
TOMAR CONTA DE UM HOSPITAL REALMENTE É UMA TAREFA COMPLICADA! MESMO ASSIM, THEME HOSPITAL É UM JOGO MUITO DIVERTIDO E QUE POSSUI O HUMOR CARACTERÍSTICO DE JOGOS DA BULLFROG!
Plataforma: ,


10 comments:

Benjamin G. disse...

Parece ser legal o jogo, mas como você mencionou na entrevista, os frquentadores do blog são pessoas mais velhas que curtem jogos antigos ou a galera mais nova que gosta, e eu me encaixo ao segundo caso, eu devia ter uns 3 anos quando o jogo foi lançado '.' , queria jogar :D

Cosmão disse...

Joguei muito no Playstation, um joguinho simples e muito viciante, como quase todo Theme da época

Ygor disse...

Eu tinha isso no PS1, mas nunca conheci ninguém que jogasse isso!!!

Era muito viciante e eu morria de rir com as doenças bizarras e as curas mais loucas ainda como a da língua gigante em que põe num cortador, ou na da cabeça inchada em que o médico estoura com uma agulha e enche do tamanho correto.

Até quando tudo está um caos o jogo é engraçado com os ratos pelos corredores e os pacientes vomitando na fila de espera :D

Beto disse...

Nossa esse ai Sym City e The Park eu jogava direto no PS1, depois vou dar uma jogada, alguém sabe dizer se a versão do PC é melhor que a do PS1 ?

Ygor disse...

Beto,

só fato de ser controlado pelo mouse já faz a versão pra PC infinitamente superior à de PS1.

Além disso os gráficos sofreram uma melhora sensível, com destaque para as novas mortes, onde, por exemplo, um ceifador surge do chão para levar seu cliente.

Fora esses pequenos detalhes não há muita diferença entre ambas as versões.

Marcio Melo disse...

Um dos melhores joguinhos que já joguei. Sensacional

Renanbianchi disse...

Muito bom o Review, mas eu pessoalmente enjoei das musicas depois de um tempo, me acostumei a jogar sem musicas, assim como na versão do PSX, que só tinha efeitos sonoros.

Não cheguei a notar diferenças gráficas entre as versões, mas ambas são viciantes!

Filipe Carnage disse...

Cara, eu ainda tenho o CD original do Theme Hospital aqui intacto em casa. Já joguei muito esse game e recomendo a todos.

Anônimo disse...

My Cheese,My rules!!!!! \o/

Anônimo disse...

Como faz o download do jogo???

Postar um comentário