Perfil: Mega Man

personagem principal
Jogo mais marcante: Mega Man VII (SNES, 1995), que marcou a estréia dele no SNES e de seu novo visual
Última aparição: Mega Man 9 (Wii/PS3/Xbox360, 2008), um "revival" com visual de 8 bits
Existe um lei científica que nunca foi escrita, porém ela funciona muito bem: sempre que algo é criado para o bem da humanidade, vem alguém e transforma isso em arma. Coisas inicialmente pacíficas como o avião, a energia nuclear, os medicamentos, quase tudo sucumbe ao instinto destrutivo da humanidade.
O robô azul acabou se tornando tão popular que gerou uma das mais longas séries de games da história, e ainda por cima abocanhou status de mascote oficial da Capcom. Seus jogos, apesar de serem considerados por muitos como repetitivos demais (oito chefes, seleção de estágio, Dr. Wily sempre atacando...), são cultuados pela sua dificuldade (alta, porém desafiante) e pela ação que nunca para. Do início ao fim da fase, nunca há uma única parte onde o robozinho tenha sossego. Além disso, a premissa de usar as armas dos chefes derrotados tornou-se a marca registrada da série.
Embora a série tenha tomado caminhos um tanto tortuosos (como o esquecível jogo para N64), o robozinho azul sempre ocupa lugar de destaque entre os que conheceram seus jogos.
CURIOSIDADES:
- Embora muita gente confunda, o Mega Man original (da série que vai do 1 ao 9) não tem nada a ver com o robô que aparece nos demais jogos, como Mega Man X ou Battle Network. Nelas, ou o herói é uma versão do robô original (como no Mega Man X ou em Mega Man Legends) ou é um robô totalmente diferente, mas com o mesmo nome (como no Battle Network);
- Mega Man possui a honra de ser o único herói de videogame a protagonizar um desenho animado que realmente prestava: lançado em 1995 nos EUA e exibido no Brasil em 1998 pelo SBT, o desenho Mega Man tinha uma qualidade que destoava de bombas como Pac Man e Mutant League. Aposto que muita gente ainda lembra da música-tema: É a ferro e fogo / Mega Man / Ele é puro aço / Mega Man / ...