Dragon Ball Z: Idainaru Dragon Ball Densetsu (PSX)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 Postado por P.A.


Gênero: Luta


Fabricante: Bandai


Lançamento: 1996


Jogadores: 1-2 players






Salve, salve guerreiros dessa nave mãe chamada Big Bro... Err, não! Num é isso não!
Fala galera, depois de algumas semanas de férias mais do que merecidas, estou de volta! Aposto que todos estavam morrendo de saudades...
Mas não se preocupem que agora voltei com tudo! E quem gostou dá um grito aí...
*som de grilos ao fundo*
...
Bem, deixando esse papo furado de lado, retornei com um review de um jogo de Dragon Ball que eu adorava jogar quando comprei meu Psone! Eu num vou repetir o nome porque já foi tenso demais pra colocar no título da postagem... Malditos xingamentos japoneses! Aqui esse DB é conhecido como Greatest Legend, creio eu, por motivos óbvios, assim que tentavam falar o nome original do jogo.

A história é a mesma de todos os duzentos e cinquenta e um jogos lançados de Dragon Ball! Sério, já foram lançados tanto jogos da série que fica até difícil não conhecer... Ou falam de quando Goku ainda era criança ou partem da parte do Nappa/Vegeta em diante. E nesse jogo, ficamos com a segunda opção indo de Nappa/Vegeta até Buu!

Os gráficos são bem legais, tanto dos personagens quanto dos cenários que até se quebram quando algum personagem colide com algo, como as famosas montanhas! Os cenários são em 3D e os sprites são em 2D e é possível identificar todos os personagens tranquilamente, mas eles não possuem uma textura no rosto! E o Kuririn que já nem tinha nariz, nesse jogo perdeu olhos e boca também... Assim como todos os outros personagens! Algumas explosões são bem toscas, mas as animações de batalha são bem legais...

As músicas são a pior parte do jogo, já que não são aquelas músicas famosas da série! São músicas diferentes, que nem chegam a ser tão chatas, mas também não são marcantes o que pode desapontar os fãs da série. Os efeitos sonoros como os golpes e poderes são competentes e as vozes em japonês também fazem bem seu papel....

A primeira coisa que chama a atenção nesse jogo é o sistema de batalhas, completamente diferente de tudo que nós estamos acostumados! Quando joguei pela primeira vez, achei estranho demais, mas foi só dar o tempo certo pra me familiarizar com os controles e eu passei a adorar esse jogo!
Os sprites dos personagens são pequenos e o cenário da batalha é enorme. Você pode lutar no chão ou no ar... Tem um espaço considerável de terreno pra sua movimentação, é quase ilimitado!
Além disso, você pode colocar três personagens de uma só vez numa batalha, assim como a máquina também pode colocar três, podendo ficar um combate 3x3! Obviamente você só controla um personagem (e a máquina controla seus outros dois parceiros), mas pode ficar alternando entre os três a hora que desejar... Caso aja um quarto personagem fora, você também pode fazer uma substituição, tirando um dos três pra colocar o que estava no banco de reservas! Porém, do mesmo modo que você só controla um personagem, você também só ataca um personagem inimigo... Não dá pra atacar todos ao mesmo tempo! Mas você também pode escolher quem você quer atacar e mudar a hora que desejar.
Dito isso, é preciso entender como funcionam os combates! No canto superior é possível ver a imagem dos personagens com uma barra verde e uma amarela... A verde representa o life do personagem e a amarela o KI, se o KI acabar ele fica cansado e vulnerável por alguns segundos, portanto sempre recarregue durante os combates! Se prestar bem atenção, vai perceber que o life de nenhum dos personagens muda conforme o combate segue... E é aí que entra a barra no canto inferior ao centro! Ela funciona como um medidor de combate, você e seu time são a cor azul e os adversários o vermelho... Quanto mais você bate no inimigo, mais a cor azul toma conta do medidor, e quanto mais apanha, mais a cor vermelha aumenta! Pra tirar life dos personagens, é preciso usar ataques especiais que só são lançados pelos personagens quando uma das barras se enche! Portanto se você bater no inimigo até encher a barra com azul, o personagem que você esta controlando irá usar um poder especial (Kame hame ha, Masenko, Makankosapo e por aí vai). Agora se a barra vermelha se encher o personagem que você estava controlando vai tomar um especial na fuça... Agora sim, o personagem atingido pelo golpe perdeu life! É preciso de 3-5 ataques especiais pra derrotar um personagem, e pra vencer a luta tem que derrotar todos os inimigos que estiverem ali.
Desnecessário dizer que alguns combates tornam-se maçantes e se prorrogam por tempo demais, fazendo com que o jogo fique um pouco chato! E com isso, dificilmente você tem motivação de passar mais de um combate por dia... Pelo menos eu só lutava uma vez e parava pra não enjoar, porque fica demais pra uma só jogada, mas vai de cada um...

O jogo ainda conta com um modo VS bem competente, e que te permite escolher diversos personagens assim que vai desbloqueando no modo história!
Além disso o jogo ainda tem um final diferente, que é chamado de final verdadeiro! Para fazer esse final verdadeiro, é preciso seguir corretamente diversos passos como na série, por exemplo: na luta contra Nappa, deixar Piccolo morrer pro Nappa e derrotá-lo com Goku! Dá um pouco de trabalho fazer tudo certinho, mas é um atratativo a mais pro jogo.


NOTA FINAL: 7,5
DRAGON BALL LEGENDS É O MELHOR JOGO DA SÉRIE LANÇADO PRA PLAYSTATION, CONTENDO UM SISTEMA DE LUTAS INOVADOR E INTERESSANTE, MAS QUE SE TORNA CANSATIVO DEPOIS DE CERTO TEMPO!
Plataforma:


18 comments:

Nesbitt disse...

Nossa cara, acertasse em cheio! O melhor DBZ do PSX, joguei muito mesmo, e concordo que as lutas ficavam maçantes depois de um tempo de jogo, mas era muito legal pq a estória seguia fielmente a do anime.

João do caminhão disse...

Bom o sistema de jogo é o que mais lembra ao anime de todos os jogos já lançados até hoje, cenários gigantes.
Mas sei lá eu lembro que quando eu joguei não achei tão bom porque tinha pouca variedades de ataques, pelo que lembro você só tinha um botão de ataque, que pressionado socava ou chutava o inimigo, se colocasse pra cima mais ataque jogava o adversário pro alto, pra baixo mais ataque jogava o inimigo pra baixo, e meia lua mais o ataque dava um combo que ficava rodeando inimigo e metendo porrada....e só!
E esses comandos era pra todos os personagens o que deixava o jogo maçante e repetitivo.
O legal mesmo era que o jogo ia mostrando cutscenes que eram bem a estória de Dragon Ball.
Se fosse melhor lapidado poderia ter sido um grande clássico.

P.A. disse...

Sim, bem lembrado pelos dois comentários acima!
A história é bem fiel e tem um final secreto pra quem seguir os fatos de maneira fiel, tinha me esquecido disso e fiz um update agora.

E é verdade João; é um botão pra recarregar o KI, um botão pra bloquear, um pra soltar magia simples e um de ataque que ele pode chutar e socar! E de todos os personagens é igual... E aí tem as sequências quando você manda o carinha pra longe e se teletransporta pra continuar dando sequência ao combo. É realmente tudo mto repetitivo...

Mas os outros jogos do PSX são bem chatinhos!

danilo disse...

Os de ps2 pelo menos foram mais bem trabalhados, mas mesmo assim os de ps1 tambem me divertiram bastante fosse qual fosse.

Fernando Menezes disse...

Esse jogo eu e meu primo chamavamos de "DBZ Surubão", pois era uma zona a tela com 3x3...

Não lembro direito, mas tinha um macete bem fácil de matar o inimigo,

- bastava ter o ki cheio e ficar correndo pra bater no pc, sempre pra cima e soco (algo assim)...

- tinha uma hora q o pc dava uma corrida pra trás pra carregar o ki e vc continuava colocando pra cima até ele cansar e ficar sem ki...

era isso e toda hora vinha o special.

gamermaster disse...

Fiquei muito curioso para jogar esse Dragon Ball. E segundo as críticas deve ser massa! Mudando um pouco de assunto,deixo minha dica pro povo daqui. Site da loja de video games no qual encontrei e achei muito bom por seu atendimento e os ótimos preços. Valhe a pena conferir! ^^b
http://www.incrivelgames.com.br

O Homem Invisivel! *TAM TAM TAM DAAAAAAM* disse...

Pra mim o melhor foi o Dragon Ball GT.
Mas, mudando de assunto, P.A., vc ja conseguiu o PSP no Lockerz? é q tao dizendo q o Lockerz é uma fraude.

P.A. disse...

Cara, nem a camisa chegou! =/

Deve ser fraude mesmo... Vou ter que arrumar dinheiro pra comprar PSP tão sonhado!

Nesbitt disse...

E eu atrás de um Dingoo! Sight Sight!!!

P.A. disse...

Tb quero esse Dingoo aew.... Eu quero tudo!
UAEHAEUUAEHAEUHEAUHEAUHAEUHAEU

Mas primeiro o PSP! ;)

Nesbitt disse...

hehehe eu quero o Dingoo primeiro que tá mais acessível no momento....depois eu caço um PSP!!! =D

Nesbitt disse...

P.A. semana que vem estou 'lançando' oficialmente meu blog sobre games...se estiver afim de parceria....

www.retronewsforever.com

=D

Nesbitt disse...

cara , errei o endereço: www.retronewsforever.blogspot.com


¬¬'

O Homem Invisivel! *TAM TAM TAM DAAAAAAM* disse...

bom, nao se sabe se é fraude, ainda é fase beta, mas um dia eu cato meu PS3

Eduard disse...

Esse jogo é bem legal mesmo! Apesar de ficar bem chato se o cara jogar seguido ele, os especiais são bem feitos, eu até gosto dos combos que o cara consegue dar no jogo, no modo 3x3 a máquina te ajuda bastante em vez de só apanhar.

Gostava muito mesmo

Anônimo disse...

Os unicos jogo de dragon ball que eu gostei foram os de ds. NO snes tem ate um legalzinho. Eu tive esses de PS1 mas faço questão de nao jogar de novo

Anônimo disse...

Realmente é um excelente jogo do DBZ no psx, mas como descrito acima, se muito torna cansativo.
Uma vez que chega ao final, você já não tem animo para jogar dinovo.

Ghosturbo disse...

Eu gostava do jogo. Nunca achei muito enjoativo, chegava a jogar o dia inteiro. Eles fizeram um sistema de jogo que combinava muito bem com o anime no lugar de copiar o sistema de street fighter como antes eles tinham feito. Um dos melhores jogos Dragon ball já feitos.

O interessante do jogo é que caso você jogue o game seguindo fielmente a história do anime, você terá uma zerada completa, que mostrava esboços do mangá, algo bem interessante para época.

Postar um comentário