The Simpsons: Bart vs. the Space Mutants (NES / Mega Drive)

quarta-feira, 28 de julho de 2010 Postado por Tristan.ccm


Gênero:
Plataforma


Fabricante: Acclaim


Lançamento: 1991


Jogadores: 1 player





Criada por Matt Groening em 1989, a série da família amarela sempre foi um estrondoso sucesso com sua crítica ao American Way of Life e seus personagens emblemáticos. E esse sucesso rendeu, como não podia deixar de ser, vários produtos relacionados. Nos games, embora alguns não façam tanto sucesso assim (The Simpsons Wrestling, para PSX, é uma grande bomba, fujam dele!), a turma de Homer geralmente emplaca ótimos jogos, como o game de arcade (uma das poucas máquinas que reunia 4 players ao mesmo tempo) e Bart's Nightmare, para SNES. Space Mutants engrossa essa lista.

Um belo dia, Bart Simpson passeava pela rua à noite quando um estranho barulho atrai sua atenção. Escondido, ele descobre que mutantes do espaço estão planejando uma invasão, mas para construir suas armas os aliens precisam de certos objetos. Bart parte, então, para recolher esses itens antes dos invasores e salvar Springfield.

Os aliens não podem ser derrotados, no máximo você pode libertar alguns humanos possuídos por eles, pulando em suas cabeças no melhor estilo Mario. Porém, nem todo humano é inimigo, é importante identificar quem é quem com os óculos de raios-X antes de pular ou Bart levará uma pancada (duas tiram uma vida). Cada humano libertado rende a Bart uma letra do nome de seus familiares (um por fase), e montando o nome você ganha uma bônus. Além dos óculos, o jovem Simpson também pode conseguir alguns itens muito úteis, como o estilingue, o spray, as bombinhas e, como todo bom jogo do gênero plataforma, moedas. Juntando quinze, Bart ganha uma vida (o que também ocorre quando ele pega os rostos do palhaço Krusty, posicionados em lugares nem sempre de fácil acesso).

As diferenças entre as versões do Drivo e do Nintendinho são gritantes, embora o jogo seja o mesmo nos dois consoles. Graficamente, óbvio, o console da Sega ganha de goleada, com gráficos muito próximos ao desenho. Mas apesar de ter o dobro da potência, ele perde para o NES numa coisa: as músicas. Embora o console de 16 bits tenha um som mais limpo, com direito a uma fala de Bart quando ele morre (coisa que foi tentada, sem sucesso, no NES), ele não tem o tema oficial da série, só possível de ouvir no Nintendinho. Realmente o jogo fica melhor no Mega Drive, mas os fãs da série donos do 16 bit da Sega certamente sentiram falta da música-tema do seriado.

Além disso, tem a dificuldade do jogo. Embora você saiba desde o início da fase qual e quantos itens deve coletar e, exceto pela última fase, sempre há mais do que o necessário espalhado pela fase, o fato dos aliens não serem "derrotáveis" e estarem espalhados aos magotes pelas fases certamente vai fazer você morrer diversas vezes (sorte que as caras do Krusty aparecem de montão). Além disso, desde a primeira fase você terá que fazer coisas pouco intuitivas para cumprir a meta da fase. Onde, senão num detonado, você acha a informação de que, na primeira fase, dá pra usar uma moeda no orelhão pra passar um trote para o Moe (aquele do bar que o Homer frequenta), e que isso te ajuda a completar o contador de "goal"?

Apesar de ser um pouco confuso por causa dessas e outras coisas (os controles meio travados e confusos do NES, por exemplo), Space Mutants é um dos melhores jogos dos Simpsons. Ele é complicado e difícil, mas muito gostoso de jogar, com muitas coisas escondidas para os fuçadores de plantão e um desafio onde é preciso mais que habilidade (leia-se "use o cérebro") para salvar Springfield da escória do espaço e, literalmente, alcançar seu lugar em meio aos heróis da América.



NOTA FINAL: 9,0
BART VS. SPACE MUTANTS É UM DOS MELHORES JOGOS DOS SIMPSONS. PODE PERDER PARA O GAME DO ARCADE, CONSIDERADO O GRANDE JOGO DA FAMÍLIA AMARELA, MAS É BEM DIVERTIDO.
Plataforma: ,


22 comments:

Nesbitt disse...

Joguei muito no NES, e lembro de não ter gostado da versão do Mega Drive. Um ótimo jogo com certeza!

MrXcao disse...

Eu joguei pro Mega e achava difícil demais, talvez eu era burro na época, talvez ainda seja, mas eu deixei ele de lado, até o Hit and run eu joguei mais que este

Alexandre xlr disse...

Nossa! joguei esse jogo, apesar que era alugado...
demorei pra passar da primeira fase(tinha que fazer muita coisa)
Esse jogo tem uma dificuldade bom, além de ser legal...

Rodrigo Borges disse...

Eu tinha esse jogo para o Mega Drive, zerei diversas vezes, mas ainda assim era complicado. A fase do museu tinha que dar uns pulos muito certeiros...

Fabiano disse...

Me amarro muito nesse game (de vez em quando ainda rodo no emulador). Destaques para:

* As malditas abelhas da primeira fase.
* Apitar em qualquer lugar da primeira fase é preju, pois aparece um cachorrão. MASSSS, se apitar no asilo no fim da fase, o vovô Simpson aparace e te joga moedas!
* Uso de foguetes na primeira fase, para espantar o passáro da cabeça da estátua do Jebediah Springfield e para pintar o logotipo (letreiro neon?) do Boliche.
* O trote do Moe (que muda cada vez que se joga)
* Os minigames da segunda fase (parque do Crusty). Dava pra roubar com o imã na roleta. Também dava pra subir no trampolim e saltar na tina de água.
* A ajuda dos familiares no Boss pra quem conseguisse juntar as letras dos nomes deles durante a fase.
* A fase do museu, com Indiana Jones e Tiranossauro.
* E a maledita usina, entupida de aliens, onde era molinho se perder e a Maggie cada vez ficava em um lugar diferente.

Ah, boas lembranças ...

Anônimo disse...

a versão do mega drive é triste, tiraram itens escondidos, a jogabilidade piorou, dentre outras coisas

O HOMEM INVISIVEL!!! disse...

Eu tenho esse jogo no Micro Genius aqui de casa, mas toda vez que eu chegava perto do final da primeira fase (nunca passei da primeira) o jogo trava e eu tenho que começar tudo de novo...

Mas alguem ja jogou o Simpsons game? quero saber se vale a pena.

Chapolin disse...

Os óculos de raio x desse jg sao baseados no filme "They Live!" onde um kra encontra um oculos q qdo ele põe ele ve quem é alienigena e kem é normal.

Filme mt TRASH!!" haushuahsuahs

Edwazah disse...

a jogabilidade do mega é pior? oO'
qdo trouxe emulado no psp aqui na empresa, teve uma amiga que terminou de primeira, pegando trocentas vidas e sabendo tudo! oO'
deu medo de vê-la jogando!!!!
detalhe: ela não sabe jogar NENHUM outro jogo! oO'

P.A. disse...

Joguei bem pouco à versão do NES e não curti muito não!

Acho que fui o único que não gostou.

Nesbitt disse...

"Chapolin disse...

Os óculos de raio x desse jg sao baseados no filme "They Live!" onde um kra encontra um oculos q qdo ele põe ele ve quem é alienigena e kem é normal.

Filme mt TRASH!!" haushuahsuahs"

Trash e muito bom por sinal..... melhor que muito filme milionário atual. =D

Tristan.ccm disse...

@Edwazah

Pelo contrário, eu disse que a jogabilidade do NES é que é ruim!

Anônimo disse...

Jogo muito bom mesmo e como disseram, é muito dificil também xD
Galera, sei que não tem muito com o tópico, mas se eu postasse na área de emulação, acho que ninguém ia ver D=
Alguém mais entendido no assunto poderia me dizer se tem alguma diferença entre uma ROM V1.0 e uma V1.1 se ambas forem [!](good dump) ??
Valeu =)

Marcio Melo disse...

Man, esse jogo é demais

Tales disse...

A jogabilidade no Mega pode ser melhor (no Nes, o Bart parecia 'pesado' e escorregadio demais).
Mas no resto, o Mega conseguiu fazer um jogo bom ficar uma porcaria, a começar pela musica, insuportável.
Para comparar mais, é só ver o dinossauro nas 2 versões e comparar a porquice que a Flying Edge fez pro Mega.

Chapolin disse...

@ Nesbitt

Qdo eu digo trash não kero dizer q é ruim não. Mt pelo contrario.

TRASH RULES!

Sabat disse...

Esse foi um dos jogos de NES que eu mais PASTEI pra terminar na vida, pqp que perreio!

Lembro que a dificuldade espantava os jogadores, e muita gente odiava o game por causa dela, mas a verdade é que o jogo era genial para sua época. Joguei a do MD tb, mas como eu já sabia os macetes, terminei fácil XD

Cosmão disse...

Vou dizer uma verdade aqui: NUNCA SEQUER SAÍ DA PRIMEIRA FASE DESSE GAME! Mas também, só joguei na época a versão tosca do Master System, que, por mais inacreditável que pareça, era bugada e eu não sabia se todas as fitas eram assim ou só as que eu alugava.

Explico: ao começar o game, já nota-se que as pernas do Bart ficavam com um bug medonho, ao concluir a primeira etapa, o jogo travava e a tela começava um scroll interminável que passava por uma fase num parque de diversões e culminava numa tela TODA quadriculada....

Eu gostaria de ter um vídeo disso, mas nunca achei na net, acho que eu dava é azar de pegar sempre uma fita zuada..

- disse...

Karaaa , eu tôo tentandoo baixaar esse jogooo a anooos gnt ondee posso baixar ?
me ajudeeeeeeeeeeein por favooor


eu jáa baixeeei uma veeiz akii maaais nuum pegaa ...mas eu tenho o emuladoor

Marcel Santana disse...

Joguei a versão no Mega Drive (há muitos anos atrás) e lembro de não evoluir em nada no jogo. Com a matéria fiquei até um pouco animado para pegar um detonado e zerar. Belo post

dayniel games disse...

eu jogava o the simpsons vs the world - mas eu não passava da fase do skate :/

edivaldo mato disse...

e o vs the world acho bem porco

Postar um comentário