Sonic the Hedgehog (Master System)

sexta-feira, 2 de julho de 2010 Postado por P.A.



Gênero:
Ação / Plataforma


Fabricante: Sega


Lançamento: 1991


Jogadores: 1 player






Como a maioria de vocês deve saber, eu não tive muito contato com o Master System e Mega Drive, afinal tive um NES e um SNES! O Mega eu ainda joguei bastante, porque meu primo tinha um, mas o Master System eu nunca joguei ao vivo! Com isso, o console passou batido por mim...

Então resolvi jogar o Sonic do console de 8-bits da Sega pra ver como era em relação ao primeiro Sonic do Mega Drive.
O primeiro jogo do Sonic foi lançado no mesmo ano pra Mega Drive e alguns meses depois foi portado pro Master, mas na realidade não é um port porque o jogo não é idêntico, afinal teve muitas coisas modificadas em relação ao jogo original. Mas vamos por partes...

A história é a mesma da versão pra Mega Drive: Dr. Robotnik está aprisionando os animais da floresta e transformando eles em robôs pra que lhe ajudem na sua dominação mundial. E ao mesmo tempo que faz isso, ele pretende reunir as 6 esmeraldas do Caos pra conseguir muito poder! Sonic tem que deter o barrigudo encontrando as esmeraldas do Caos antes dele e ainda precisa libertar os animaizinhos da floresta, pra que eles possam viver felizes e ainda possam fazer participações nas propagandas da Parmalat. Tomou?

Nessa versão de Master há um mapa do mundo que mostra onde você está, mas o esquema de fases foi mantido. Cada fase esta dividida em 3 atos, sendo que no terceiro é apenas a luta contra o Robotnik.

Durante as fases você pode encontrar vidas extras, monitores com habilidades pra te ajudar e os conhecidos anéis, isso sem falar das esmeraldas do Caos que agora não ficam mais em Bonus Stage e sim escondidas nas fases. Tem uma em cada fase, podendo variar se estarão no primeiro ou no segundo ato! Como na versão pra Mega, o jogo possui várias passagens secretas, fazendo o jogador vasculhar bem a fase em busca de itens. Uma coisa que foi mudada pra pior é que quando você apanhar, perderá todos os anéis... Na versão do Mega, você perdia os anéis, mas eles caiam ao seu redor, dando chance de pegar alguns!

Os gráficos do jogo estão muito bonitos. Os cenários e os sprites dos personagens ficaram bem legais e com ótima qualidade, quase equiparando-se a versão de 16 bits, com um pouco de exagero da minha parte, é verdade. Mas que ficou bonito ficou!

O jogo possui três músicas que foram convertidas da versão de Mega Drive: a música tema, a música quando você passa de fase e a da primeira fase – Green Hill. As outras músicas são todas diferentes e tão boas quanto às de Mega! Os efeitos sonoros são iguais ao do jogo original e estão perfeitos.

A jogabilidade é idêntica à versão original, só andar e pular com o ouriço.

O maior defeito do jogo são os diversos slowdowns! São muitos slowdowns e que tornam a experiência da jogatina um tanto irritante. Principalmente na fase da água, que já é chata por si só, com slowdowns então nem se fala!
Apesar disso, o jogo não é tão difícil, podendo ser terminado em poucas horas por jogadores já acostumados com jogos do gênero.

O que acrescenta um replay é o fato de ter dois finais: o bom, quando você encontra as seis esmeraldas e o ruim, quando você não encontra todas elas.



NOTA FINAL: 8,5
SONIC THE HEDGEHOG FOI UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA PROS DONOS DO CONSOLE DE 8-BITS QUE QUERIAM DESFRUTAR DAS AVENTURAS DO OURIÇO, QUE PECA APENAS NOS SLOWDOWNS IRRITANTES E NO NÍVEL DE DIFICULDADE!
Plataforma:


10 comments:

danilo disse...

Nostalgia pura!!(2)

era muito viciado qnd tinha la pros meus 5 anos(1 jogo que eu joguei na vida).

Lucas Arreguy disse...

Nostalgia pura!!(3)
Eu tenho esse jogo na memória do meu Master System(sim,tenho 15 anos e tenho um Master)
Ele é bem diferente do do Mega mesmo....tem o mapinha,tem algumas fases que o do Mega não tem....
Excelente jogo(apesar dos slowdowns)

Anônimo disse...

1° Jogo que joguei na vida, era no meu Master System que vinha na memória xD
Eu nunca fui muito bom nele, chegava na Scrap Brain Zone e num passava mais...minha irmã já chegou no último chefão, mas morria ç.ç uma vez quebrou o vidro mas deu um bug e o sonic morreu O.o

E quem nunca morreu tentando pegar a Esmeralda da fase da ponte? aquelas toras que caem são um inferno! e na Jungle Zone que vc não pode mais descer em certa parte da fase!
Nem falo da última fase, porque ela em si é um cão, aqueles raios, os canhões :S
Pra mim, o melhor jogo do Master!

Gueibs ManoMona disse...

Super Demake! e com Extras!

Marcel Santana disse...

Sem dúvida um dos ótimos jogos que o console já teve. Tive um Master III com ele na memória e era pura diversão no finais de semana.

Anônimo disse...

na segunda fase só tem 98 argolas mesmo para pegar??

Anônimo disse...

Que eu saiba só tem 98 argolas mesmo.

Paulinho disse...

Pois é gente, o pior de tudo é voce passar todas as fases em tempo record, e alcançar uma pontuaçao alta, e depois pegar tudo, matar todos os bichos e a pontuaçao nao ser tao elevada...vai se entender...
alguem ai ja conseguiu mais do que 838,000,000 ?

vlw

Logan disse...

Classico, quem nao jogou nao teve infancia, rs. Olha aqui detonado completinho..
Abraço!
http://mastersystemgames.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html

Postar um comentário