[Games em Foco] O Brasil nos games! (parte 1)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011 Postado por P.A.

Ver nosso país sendo citado em algum jogo sempre me deixa feliz! É bom saber que somos lembrados não apenas como o país do futebol e das mulheres gostosas... Claro, isso não é ruim, pois são duas excelentes coisas em que somos bons realmente!
Mas o problema é que muitas vezes não somos tão bem representados assim. Pros gringos só existem dois lugares no Brasil: Rio de Janeiro e a Amazônia. Ou as fases se passam no Cristo Redentor e em favelas ou no meio de uma densa floresta cheia de animais dos mais variados tipos! E os personagens são bichos verdes e aberrações da natureza... Isso sem falar nos nomes bem brasileiros que eles colocam nos personagens.
Eu inicialmente ia postar tudo junto, mas a postagem ia ficar grande demais, então resolvi separar em três partes! 
Nessa primeira parte vou começar citando os jogos que possuem cenários no Brasil...


Where in the World is Carmen San Diego
O primeiro jogo que me vem à mente que possui um cenário no Brasil é este! Joguinho clássico onde você deve viajar pra diversos países procurando bandidos dos mais variados naipes. Uma das cidades em que você pode visitar em busca de pistas é justamente o Rio de Janeiro...
Quero ver o quão foda é esse detetive de entrar na favela atrás de meliante!


Ninja Gaiden
O quarto ato do primeiro jogo da trilogia do ninja Ryu pra NES se passa na floresta Amazônica! Aliás, do quarto ato em diante o jogo é todo no Brasil, porque os outros atos se passam em ruínas que estão localizadas na floresta Amazônica, que por sua vez, está localizada no Brasil.
Só a primeira parte do ato é na floresta, que possui algumas águias bem filhas da mãe e onças também. Depois disso, você entra em cavernas e ruínas com muitos ninjas, múmias, inimigos com cabeças de abóboras e Jasons!
Sim, tem Jasons nas cavernas da Amazônia; a gente sempre se surpreende com a grande biodiversidade da floresta!


Ninja Gaiden 3
E parece que o ninja Ryu gostou mesmo do Brasil, tanto que voltou pra floresta Amazônica no terceiro jogo. Agora sem águias, onças e Jasons. Mas com piranhas assassinas, insetos gigantes voadores e aberrações que lembram zumbis. A primeira parte do ato se passa na floresta e na sequência você entra em cavernas com água corrente e muitas plataformas perigosas...


Top Gear
O primeiro Top Gear tem duas pistas no Brasil e adivinhem onde se passam as corridas?
Óbvio, uma é no Rio de Janeiro e outra na Floresta Amazônica (que está com nome de Rain Forest).
Curiosamente ambas as pistas apresentam trechos com desertos o que não faz sentido algum. Sem falar que a pista na floresta tem muitas montanhas e poucas árvores. O que será que significa floresta pra eles?


Top Gear 2
O segundo jogo também apresenta uma corrida no Brasil, no Rio de Janeiro!
Dessa vez, pelo menos nada de deserto no Rio! O que já é um progresso...
A corrida é durante a noite, mas achei bem mal feito. É muito escuro, feito propositalmente pra não ser bem visualizado o cenário ao fundo, que é bem simples. A corrida noturna do primeiro Top Gear é bem mais legal! Aliás, Top Gear 2 é o que menos gosto dos três lançados pro SNES.


Marvel Super Heroes: War of the Gems
Joguei muito esse jogo na minha infância... Jogaço! Muito divertido...
E tem uma fase no Brasil, e pra surpresa de absolutamente ninguém, essa fase é na Amazônia.
Você começa num rio, com uma vegetação ao fundo e logo em seguida entra numa base secreta. Mas espere... Quem foi o gênio que colocou pirâmides astecas ao fundo do cenário?
Uau! Temos pirâmides astecas na floresta amazônica e eu nem sabia!


Road Rash 3
O terceiro jogo da popular série de corrida+pancadaria em cima de motos tem uma fase no Rio de Janeiro!
Na descrição do cenário diz que é uma corrida numa pista em forma de uma sucuri com a cabeça cortada... WTF? 
Além dos competidores, é preciso tomar muito cuidado com as vacas, cachorros e qualquer outra coisa que possa entrar na pista. Tudo isso ao som de um samba muito estranho...


Driver 2
Driver 2 vinha em dois CD’s e a história percorria quatro cidades em países diferentes, sendo a última cidade justamente o Rio de Janeiro.
Caracterizada pelas praias e muitos coqueiros pelas ruas da cidade... E quando eu digo muitos coqueiros, são muitos mesmo! Estranhamente, vários macacos ficavam nos coqueiros! Macacos em coqueiros espalhados pela cidade toda.
Fora a bizarrice dos macacos espalhados pelos coqueiros da cidade, temos também os locais da cidade como: Botafoga, Leboin, Ipanente e Flamenga.
Uma coisa legal é que a polícia fala em português, como coisas do tipo: Parado, você está preso!


CS_Rio
O mais popular jogo de tiro online e que era febre à alguns anos atrás e que ainda é jogado por muitos, ganhou sua fase no Rio de Janeiro também; desenvolvida por brasileiros.
Cristo Redentor ao fundo, um campinho de terra pra jogar uma pelada, um barzinho tocando Bezerra da Silva e muitos barracos pra você invadir. Sinta-se um policial do BOPE.
Só trocar o Bezerra da Silva por Tihuana!
OSSO DURO DE ROER!


Call of Duty: Modern Warfare 2
Retomando a guerra moderna de onde havia parado no primeiro Modern Warfare, a continuação desse jogaço apresenta duas missões em favelas do Rio de Janeiro, onde seu grupo deve capturar e interrogar Alejandro Rojas que eu espero seja um traficante vindo da Colômbia, pois esse nome não é brasileiro.
Depois disso vocês tem que fugir dos traficantes da favela que tentam te matar à todo custo numa perseguição emocionante... [narrador da sessão da tarde OFF]
O bacana é que eles tiveram o cuidado de colocar falas em português pros bandidos também. E mais legal ainda é que jogando no Modo Multiplayer Online, há três mapas nas favelas e os traficantes também falam em português, coisas do tipo: Me dê cobertura, estou recarregando!


E essa foi a primeira parte desse [Games em Foco] que fala sobre nosso querido país e suas menções em jogos! Na próxima parte, vamos conhecer jogos brasileiros ou que tinham bem mais que apenas uma fase ou um personagem...
See ya!
Plataforma:


23 comments:

Denderotto disse...

É muito bom ver o Brasil ser lembrado no mundo dos games!
Pena que os caras acham que o Brasil é só mato e praias...

Patricia Loupee disse...

Os erros de Driver são crassos, mas eles se preocuparam em manter pelo menos nomes parecidos - talvez pra não tomarem nenhuma proibição no lugares citados.

Mas apesar dos erros, sempre que um jogo cita o Brasil os gamers daqui vibram - presenciaram os boatos do Resident Evil que iria se passar aqui?

Guilherme disse...

Tem Brasil também no Sonic Wings 3, Street Fighter II (Blanka, Sean e Oro) e alguns jogos de luta da SNK...

Anônimo disse...

max payne 3 vem ai, vai ser em sampa, vai ser bem legal pelas poucas infos liberadas...

Lord Heizel Diwänji disse...

É bacana ver que nem só de índios ou feras verdes vive o Brasil lá fora :-)

Tristan.ccm disse...

No Counter-Strike tem outro mapa no Brasil: o de_sampa, que tem como cenário o metrô de São Paulo. Pena que parece que eu sou o único que gostava dele!

Lembro tbm que, além do Rio e da Amazônia, tem outro "clichê" brasileiro nos games: a CAPOEIRA. Quase todo lutador brasileiro nos games luta capoeira. E mal! Desafio qualquer um a terminar o jogo com o Trident em Eternal Champions!

Anônimo disse...

Muito bom o post PA!

nosso brésil faz feio algumas vezes mesmo! o mais vergonhoso para mim era o índio boiolesco com o poder do "coração" do capitão planeta!

de todos os jogos, só conhecia as fazes do war of the gems e do top gear

JPPaes disse...

puxa vida como sou burro. não sabia que esse mapa do Modern Warfare 2 era no rio... e olha que quase toda semana vou na casa do meu colega jogar no xbox 360 esse mapa. fail...

P.A. disse...

@Patrícia
Resident Evil no Brasil?
Ia ser mto bom... Mas não to sabendo de nada não.

@Tristan
Realmente tem um mapa em SP! E realmente, acho que você é o único que gostava dele...

O Trident é brasileiro?


@JPPaes
Existem duas missões nas favelas no modo Campanha e três mapas no modo Online... Em todas os personagens falam em português! No modo Online dois mapas eu só consegui identificar que eram no Brasil pelo fato dos traficantes falarem em português.

Tristan.ccm disse...

@PA

O Trident veio de uma tribo atlante que vivia no fundo do Rio Amazonas e luta capoeira. Logo, pode ser considerado brasileiro.

@Patrícia

Nem sonhe, querida. RE e Brasil só tem uma coisa em comum: o Carlos Oliveira.

Anônimo disse...

Eu tambem ouvi falar que RESIDENT EVIL pode se passar no BRASIL,inclusive disem que o CHUPA-CABRA vai fazer uma pontinha no game como meio de reerguer sua carreira,rsrsrsrs.

Elias disse...

Esses lugares como Botafoga, Leboin e principalmente ipanente são muitos comuns, afinal, foram nesses lugares que Janco Tianno começou a mostrar seu futebol, sendo descoberto e lançado depois para o time flamenga, indo parar na seleção Brasileira ao lado de astros como Beranco e é lógico Mestre Allejo.

Patricia Loupee disse...

@P.A.:

Foi um boato dos grandes, criado por brasileiros mesmo. Na verdade tudo o que houve foi uma "fase" de The Darkside Chronicles, a "Operation Javier", na qual você joga com Leon Kennedy e Jack Krauser, e que se passa em "algum lugar da América do Sul". Mas como os coadjuvantes falam espanhol, não é no Brasil. Chuto Colômbia ou Venezuela, pelo cenário de florestas e milícias armadas.

@Tristan:

Carlos não é brasileiro nem aqui nem no Japão. Pelas informações de background dele, dá pra dizer colombiano ou venezuelano também, a menos que os japas da Capcom achem que temos guerrilhas de fronteira no mesmo nível deles(temos, mas não são tão profissa).

Azrael_I disse...

Eu não acho assim tão ruim de jogar com o Trident(é o terceiro mais fácil de jogar em Eternal Heroes), mas não sei se aquilo que ele luta possa realmente ser chamado de "Capoeira"... o mesmo vale pro Blanka, que nem brasileiro é(mas cresceu na Floresta Amazônica, pra variar...)e luta Capoeira que ele aprendeu com um escravo(é sério, tá na ficha dele!), mas que de Capoeira parece que só tem a rasteira.

Acho que os maiores representantes do Brasil nos jogos de luta são Eddie Gordo e Christie Monteiro(ambos de Tekken) que pra variar são capoeiristas(e o Eddie, como bom brasileiro, não perdeu a chance de pegar ela, hehehe). O ator usado para captar os movimentos do Eddie foi o mestre capoeirista Lateef Crowder dos Santos(que já atuou no filme O Protetor, com Tony Jaa[mesmo ator de Ong Bak], e no filme de Tekken justamente no papel de Eddie).

Outro representante do Brasil é Sean Matsuda(paulista, e não carioca, por mais incrível que pareça), discípulo do Ken em Street Fighter 3: um brasileiro de descendência japonesa que luta Karatê no maior torneio da Terra... foi quase profético, já que lembra bastante o Lyoto Machida, ex-campeão do UFC. Por outro lado, outros representantes do Brasil em jogos de luta não lembram muito nossa terrinha: ainda em Street Fighter 3, há uma lutadora de Capoeira chamada Elena que NÃO é brasileira nem criada no Brasil e um imigrante japonês chamado Oro que se esconde na (adivinhem!) Amazônia; em Fatal Fury, tem o capoeirista Richard Meyers; em King of Fighters, o representante do Brasil é o Ralph Jones(que felizmente não luta Capoeira), um americano criado na América do Sul...

À propósito, P.A., três pequenas observações no seu post: no post de Ninja Gaiden, você disse que "na floresta Amazônica, que por sua vez, está localizada no Brasil"; acontece que a Floresta Amazônica não está apenas no Brasil, mas em todo o Norte da América do Sul(Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa; a julgar pelo cenário de Ninja Gaiden, eu diria que Ryu não chegou a pisar em solo brasileiro no primeiro jogo...talvez só no Peru). Rain Forest é a tradução "politicamente correta" para o Inglês de Floresta Tropical(eles não chamam de Tropical Forest). E em Top Gear, no caso de anaconda, não é cascavel e sim sucuri.

Tô ansioso pra ver o próximo post dessa Games em Foco!

P.A. disse...

Sim de fato Azrael, a floresta Amazônica não fica APENAS no Brasil, mas sei lá... Pra mim as fases do Ninja Gaiden são no Brasil sim! Mas de fato, num dá pra saber porque ele não fala precisamente.

Quanto a sucuri, corrigido! ;)

O Homem Invisivel! disse...

OFF Topic:

Daqui a pouco na Bandeirantes (ou Band) vai passar o filme Wing Commander: A Batalha Final, começa as 14:30

Uma ótima oportunidade pra descobrir como o filme ganhou o Oscar no Top 5 dos piores filmes baseados em jogos!

Lucas disse...

P.A , tem o mapa Carnival no Modern Warfare 2, que está para baixar na Live e na PSN e que se passa em São Paulo... Só lembrando =D

P.A. disse...

Ahh não cheguei a comprar nenhum mapa extra na PSN, nem sabia da existência do mapa em Sampa!

Vlw por lembrar Lucas! :)

Rødяigø™ disse...

lembrando que tambem existem brasileiros no GTA 4

P.A. disse...

É mesmo, e eles te xingam quando você passa por perto!

Lembro que na primeira vez que ouvi, achei que estava ficando louco! :S

John disse...

Sou viciado em Driver 2 e gostaria de corrigir uma parte da matéria. Na verdade só há três macacos pendurados em coqueiros e ficam numa área secreta (justamente a mostrada na imagem),de dificil acesso.

Na minha opinião, é o melhor game a retratar o Brasil, pois além de falas em português, os criadores foram cuidadosos com a geografia do Rio além de inserir diversos pontos tuísticos da cidade.

No meu blog www.dicasdriver2.blogspot.com há diversas informações sobre o Rio em Driver 2!

Juninho! disse...

Muito boa essa postagem, e vale lembrar que Top Gear 1 é melhor que o 2 em tudo, e as fases noturnas com aquela música estranha eram um grande charme, no 2 tudo brochou, mas como o 3000 é o meu favorito...

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

Carmen Sandiego era massa quando passava na tv, espero que o jogo seja bom. e fico feliz que o Ryu Hayabusa adore tanto o Brasil para o país estar em dois games dele. realmente as produtoras de games só enxergam o Rio,Amazônia e São Paulo, mas aos poucos isso vai mudando. já vão fazer um MMO de tiro que se passa no Nordeste do Brasil....

e não,não são um bando de cangaceiros atirando uns nos outros,felizmente. é mais um MMO com soldados e armas futuristas e promete ser bom.como Pernambucano, isso me deixa orgulhoso.

ah, e também não curto o Top Gear 2

Postar um comentário