Perfil: Sega

Maior sucesso: o console "Mega Drive / Genesis", lançado no Japão em 1988
Último lançamento: Captain America: Super Soldier (PS3/X360/Wii), inspirado no novo filme do herói e anunciado para julho de 2011
Apesar do nome Sega estar 100% ligado aos games, a empresa surgiu bem antes deles, em 1940, com o nome de Standart Games. Em plena 2ª Guerra Mundial, o objetivo da empresa era criar entretenimento para os soldados americanos nas bases do Havaí, basicamente com máquinas alimentadas por moedas (jukebox, pinballs, etc.). Com o fim da guerra, a empresa se mudou para o Japão e mudou de nome para Service Games, de onde surgiu o nome Sega. A história gamer da Sega começou apenas em 1965, com a fusão da Service Games com a Rosen Enterprises, que fazia pinballs e cabines automáticas de fotografia. Estava criada a SEGA Enterprises, empresa que começou investindo em arcades que ficariam famosos, como Zaxxon e Frogger (em parceria com a Konami), e depois partiu para os consoles.
O primeiro console da empresa, o SG-1000 (também conhecido como Mark III), não fez muito sucesso, por isso foi reformulado e recebeu um novo nome: Master System. Apesar de ser considerado o primeiro console de sucesso da empresa e ter tido um relativo sucesso nos mercados europeu e brasileiro, ele foi totalmente dominado por seu principal concorrente, o NES. Vendo que não derrotariam a Nintendo com o Master, o pessoal da Sega decidiu investir na próxima geração de consoles. Foi a melhor decisão da história da empresa.
O pioneiro e arrojado Mega Drive abriu as portas para a geração 16 bits e assombrou o mundo com gráficos e jogabilidade inimagináveis para o NES. O antigo mascote da empresa, Alex Kidd, deu lugar a Sonic, o ouriço superveloz cujos games tiravam o fôlego com velocidade insana e gráficos e músicas belíssimos. Apenas com o advento do SNES o Mega Drive ganharia um adversário à altura, e daria aos jogadores o que hoje é conhecido como A Era de Ouro dos Games!
Sega e Nintendo se digladiaram por toda a era dos 16 bits, e ainda hoje temos a dúvida de quem venceu essa parada. Quem viveu essa "guerra" lembra dos episódios memoráveis que ela gerou: a versão sanguinolenta de Mortal Kombat do Mega, que fez a "aguinha" do SNES parecer piada; a revolta dos donos do Mega pelo atraso do lançamento de Street Fighter II para o console e a alegria de jogar com o controle de 6 botões quando ele finalmente chegou; os jogos exclusivos dos dois consoles que criaram os hoje detestados "seguistas" e "nintendistas"; esses e muitos outros episódios marcaram toda uma geração de jogadores.


CURIOSIDADES SOBRE A SEGA
- Mesmo na época em que produzia seus próprios consoles, a Sega chegou a produzir jogos para consoles da concorrência: Sonic Pocket Adventure foi lançado para NeoGeo Pocket Color em 1999, e o FM Towns Marty (um obscuro console de 32 bits lançado apenas no Japão) recebeu algumas conversões de arcades da empresa, como Turbo Out Run e Galaxy Force 2.
- Após a conversão da empresa em softhouse, quase todos os consoles receberam jogos da empresa, até mesmo o malfadado console-celular Nokia N-Gage recebeu Sonic N e Sega Rally em 2003.
- A Tec Toy, empresa que por muitos anos representou a Sega no Brasil, presenteou-nos com o primeiro programa de TV sobre games no Brasil: era o Master Dicas. Ele passava na extinta TV Manchete e era apresentado pelo então adolescente Rodrigo "dança gatinho" Faro. Pra quem quiser conferir uma amostra, clique aqui.
- Nem só de games vive a Sega: A empresa chegou a produzir um computador (o SC-3000, que usava o hardware do Master System), brinquedos (como o cachorro eletrônico iDog) e até mesmo um MP3 player, o Sega Vision, lançado em 2008.