Lendas dos Games (XIII)

sábado, 25 de junho de 2011 Postado por Tristan.ccm

Lenda 13 - Polybius, um game contra os games

Quando estava pesquisando as lendas urbanas que envolvem games (assunto do post anterior das Lendas), descobri outra lenda interessante envolvendo jogos antigos. É a lenda de um arcade que causava estranhos efeitos em quem jogava: Polybius.

O jogo seria um shooter no estilo de Tempest, com controles simples (alavanca e um único botão de tiro), onde as batalhas se desenrolariam com imagens vetoriais multicoloridas ao fundo. Porém, as pessoas que jogavam o arcade sentiam estranhos sintomas após o jogo, como insônia, amnésia e náuseas. Alguns jogadores alegavam que tinham pesadelos com as imagens do jogo, e alguns deles acabavam por perder a vontade de jogar outros games (exite até uma versão da estória em que um dos jogadores passou a odiar tanto os games a ponto de se tornar um ativista anti-jogos).













Dois screenshots do tal jogo, com suas psicodélicas imagens de fundo, que teoricamente foram
feitas para grudar na sua mente!

O mais intrigante nisso é que homens com ternos pretos periodicamente vinham vistoriar as máquinas de Polybius. Eles não se interessavam pelas moedas, vinham apenas coletar dados e sumiam tão misteriosamente quanto apareciam. Isso continuou até o dia em que um jovem teve um ataque epilético e morreu jogando Polybius. As poucas máquinas que existiam foram recolhidas pelos mesmos homens de preto, e o arcade jamais foi visto em lugar algum.

Tais fatos levaram as pessoas a crer que o arcade havia sido feito pelo Governo dos Estados Unidos com o objetivo de combater os arcades, cuja ascensão não era vista com bons olhos. As psicodélicas imagens de fundo do game não tinham nada de inocente, pois transmitiam mensagens subliminares que induziam o jogador a abandonar os games. Era possível até mesmo ouvir uma voz feminina questionando o jogador: "por que me machucou?"

Assim, para muitos, Polybius foi uma experiência de utilização de um jogo como arma de controle comportamental, pois caso houvessem tido sucesso imagens como as de Polybius poderiam ser utilizadas para difundir outras coisas além da repulsa pelos jogos.

Polybius é tão famoso que chegou a aparecer no seriado dos Simpsons. Destaque para o que está escrito na parte de baixo do gabinete: "Propriedade do Governo dos EUA"

A verdade

Em primeiro lugar, a estória toda que você leu já começa com um furo tremendo: usar um jogo de videogame para fazer as pessoas PARAREM de jogar? Eu não sei quanto a vocês, mas se eu jogar um game que me der dor de cabeça, eu simplesmente vou parar de jogar AQUELE JOGO especificamente, e não os games em geral. Quanto à utilização de mensagens subliminares, sua eficiência está bem longe da que aparece nessa lenda: mesmo a famosa "experiência da Coca-Cola" que os defensores das mensagens subliminares tanto gostam de citar não é tão conclusiva, pois o próprio cara que a fez admite que forjou parte de seus resultados. Sendo assim, não há mensagem subliminar no mundo capaz de fazer uma pessoa parar de fazer algo de que ela realmente goste, e isso inclui jogar videogame.

Outra coisa que não bate nessa estória toda é a produtora do jogo. Oficialmente ele foi produzido por uma empresa chamada "Sinneslöschen" (em alemão, significa "inibir os sentidos"), cuja existência nunca foi comprovada. Os defensores da lenda afirmam que essa empresa alemã é pura fachada, pois o governo americano havia chamado a Atari (então uma gigante no setor) para produzir o jogo. Problema: Polybius teria sido lançado em 1981, mas no ano anterior a Atari havia sim feito um jogo para os americanos, uma versão de Battlezone para ser usada no treinamento dos soldados. Eu sei que a Atari tem uma tonelada de burrices em sua história, mas fabricar algo para destruir os videogames? Seria como o McDonalds criando um lanche que tirasse das pessoas a vontade de comer tranqueiras, ou seja, não faz o menor sentido!

Mas, na minha opinião, a coisa que mais comprova que esse jogo jamais existiu é a suposta ROM de Polybius, cujos defensores da lenda afirmam ser autêntica. O jogo, disponível para download no site "oficial" da produtora Sinneslöschen, é até bem fiel ao que diz a lenda, mas o que mata a veracidade dessa lenda é a seguinte tela de configuração:

Então quer dizer que os MIBs que iam regular as máquinas só precisavam marcar "enabled" nas opções que preferissem? Puxa, que prático isso, nunca foi tão fácil manipular a mente humana... Sinceramente, essa ROM não é real, foi feita COM BASE na lenda de Polybius, portanto não pode ser usada para prová-la, e isso também pode ser dito no site da empresa que eu linkei acima.

Com isso, nem preciso ir mais longe pra provar que esse jogo nunca existiu (tem até um vídeo do Youtube estilo "A Bruxa de Blair" onde um cara acha uma máquina de Polybius, mas é tão malfeito que dá até dó usá-lo como prova aqui). Usar um arcade para acabar com os games teria sido tão eficaz quanto usar uma espingarda para matar mosquitos, e embora ainda existam pessoas que acreditem nessas "teorias da conspiração" isso nunca foi tentado. Polybius não passa de uma lenda urbana, e mesmo como tal falhou em sua missão de nos afastar da arte que tanto amamos: jogar video-game.



11 comments:

Denderotto disse...

lol que estranho...
Também não acredito que isso existiu mesmo!

Anônimo disse...

Não sei, sinceramente, já vi tanta coisa que eu não duvido desta história ser real.
Valeu pelo post.

Azrael_I disse...

Pelo que entendi, a suposta estratégia seria "veneno contra veneno"(para se curar uma vítima de uma mordida de cascavel, é preciso veneno da própria para fazer o soro antiofídico). Polybius seria então o "soro" contra a febre dos videogames... A julgar pelas imagens, é possível que Polybius atuaria(supostamente) de forma a provocar problemas na parte do cérebro responsável pelo processamento das luzes; casos assim são comuns em certas mídias por provocarem ataques epilépticos(como aquele famoso episódio de Pokémon).

Mesmo assim, eu concordo que não faz sentido; o próprio governo americano é um dos que mais lucram com a venda e comércio legalizado de videogames, não faz o menor sentido eles quererem acabar com um filão deste tamanho(deixariam de lucrar quase tanto quanto se acabassem com a produção de tabaco).

"Polybius não passa de uma lenda urbana, e mesmo como tal falhou em sua missão de nos afastar da arte que tanto amamos: jogar video-game."

Eu discordo, Tristan; lendas como as do Polybius não existem para nos afastar, e sim para nos atrair ainda mais para os videogames. Quem sabe não era essa mesmo a intenção, se o jogo realmente existiu?

Anônimo disse...

bom, eu tava pensando será que o museum nao poderia fazer uma analise dos seguintes jogos de ps2:Atari Anthology, Sonic: Mega Collection Plus, são retros de games que marcaram época.
só to querendo ajudar e valew pelo post, e o carinha ai de cima tem a mesma opiniao que a minha(em certa parte).

Anônimo disse...

Deem uma olhada nesse link http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110615111820AA5Gk6X os games influenciam a violencia na cabeça de pessoas com probleminha se é que me entendem.

Arlindo Alves disse...

Ja tinha ouvido falar dessa lenda, valeu por posta-la com uma analise a mais.

Poderia também falar de Chrono Trigger?Se é que já não foi dito.

Pedro @ Quero Jogar disse...

Esta é uma autêntica lenda dos games / urbana, belo post gostei muito de ler

Ricardo O. disse...

Tem um erro gramatical no texto, na penúltima linha do segundo parágrafo. Está escrito "exite" ao invés de "existe".
Post muito bom.

Anônimo disse...

porque voces nao fazem um top dos futuros classicos que hoje acabaram de se lançados?

Albert disse...

Ah o jogo deu BSOD no meu pc!!!! kkkkk

Anônimo disse...

Tristan, você jogou o jogo?
Eu não, mas vi um vídeo no youtube.
Fora uma leve dor nos olhos e dor de cabeça, não me aconteceu nada.
Eu li boato de gente que se matou/matou a família depois de jogar isso, mó exagero.

Boa matéria :)

Postar um comentário