Os Chatos (VIII)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011 Postado por Tristan.ccm

Mettall

Estreia: Mega Man (NES, 1987)



Auge da chateação: Mega Man 3 (NES, 1990)



Última aparição: Mega Man 10 (Xbox 360 / PS3 / Wii, 2010)


Você está lá, feliz e tranquilo jogando Mega Man, metralhando os inimigos sem dó nem piedade, quando aparece um bichinho amarelo andando pra lá e pra cá. Como tudo que se mexe é alvo nesse jogo, você mete bala nele, óbvio. Porém, pra sua surpresa, o bichinho se abaixa e seus tiros ricocheteiam no capacete dele. Depois de alguns tiros, você se enche e decide pular o que aparentemente é um obstáculo móvel, mas aí você é surpreendido novamente: mal seu robozinho azul inicia o movimento o inimigo amarelo se levanta e dispara três tiros no momento exato, tirando um bife do teu life. Revoltado com o "camper" amarelo, você o ataca, só pra vê-lo se abaixar novamente e se esconder dentro do maldito capacete. Se você se vira para ir embora, o malditinho se levanta de novo e tira mais energia do seu Mega Man com tiros tão precisos que parecem teleguiados, e se você o ataca ele volta a se esconder. Esse é Mettall, talvez o mais chato de todos os adversários do Blue Bomber!

Todo jogador de Mega Man já dever ter tido um pesadelo com uma cena como essa!


Se não bastasse, existem vários tipos de Mettalls: alguns voam, outros pulam em você e tem até alguns gigantes, como o Giant Mettall (o primeiro do tipo a ser subchefe de fase) e a Mettall Mommy (ao ser destruída, manda três filhores pra cima de você). Mas mesmo os pequeninos vão te dar uma dor de cabeça lascada, pois mesmo não sendo invencíveis praticamente todos estão equipados com aquele maldito capacete que, reza a lenda, só pode ser destruído por um ataque de Chuck Norris.

Destruir um Mettall é relativamente fácil, basta um tiro e ele vai pra vala. O problema é que ele sabe disso e se esconde dentro do capacete, só se levanta pra atirar. E ele faz isso não só na série clássica, ele aparece em todas as versões de games de Mega Man que existem: Mega Man X, Battle Network, Mega Man Zero, esse pentelho amarelo vem enchendo a paciência dos jogadores há quase 25 anos! Seu jeito covardemente eficiente de foder com a vida do jogador fez com que Mettall se tornasse um dos inimigos mais odiados dos games. Afinal, como eu já disse aqui nessa série, nada pior que um chato que não morre!

CURIOSIDADES SOBRE METTALL

- Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o nome do personagem não é Metool. Isso, na verdade, é uma tradução errada do nome japonês do personagem (Mettōru). Oficialmente, o nome dele é Mettall mesmo.

- É possível se aproveitar da resistência do capacete de Mettall em Mega Man Zero 4 (GBA), basta usar a habilidade Zero Knuckle num deles para tomar seu capacete e usá-lo como escudo. É o único caso em que essa coisa ajuda a gente!

- No desenho animado de Mega Man (o clássico, não essa bomba do NT Warrior) a única aparição de um Mettall é no primeiro episódio. E ele aparece não como inimigo, mas ajudando o Mega Man, dando a ele um Energy Tank antes do mascote da Capcom partir pra cima dos robôs do Dr. Wily. Como ele não aparece ajudando Mega Man em nenhum jogo da série, esse pode ser considerado um dos poucos erros do desenho.


6 comments:

Pedro @ Quero Jogar disse...

Os Mettall são autênticos pesadelos! As primeiras vezes que os encontrei foram uma dor de cabeça enorme.

P.A. disse...

Nossa, jurava que era Metool...
Vivendo e aprendendo!

Azrael_I disse...

Hã... errinho, Tristan. Aquele que aparece no desenho do Mega Man não é o Mettall, e sim o Eddie(também conhecido como Flip Top); a primeira aparição dele é em Mega Man 4, e em Mega Man 7 aparece uma versão gigante do Eddie, que serve como loja de itens. Embora não seja tão conhecido quanto o Mettall(talvez por ser incrivelmente parecido com o chato), Eddie é um antigo aliado do Mega Man, e tem a função exclusiva de lhe dar energia. http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Mega_Man_characters#Eddie

Ah sim, e Eddie aparece não em um, mas em TRÊS episódios do desenho; o mais engraçado é um em que ele dá o drinque de energia numa mamadeira pro Mega Man! E o nome dele é uma referência ao Eddie Hunter, mascote do Iron Maiden!!!

Victor Orlando disse...

Faça sobre o Sigma por favor de mega manx e compania, como ser mais chato do q um robo que se recompõe de todas as formas pros jogos seguintes?

Anônimo disse...

Metool, Mettall, Mettaur... A Capcom não se decide.
Esses bichinhos são complicados mesmo. Até quando temos a noção de como nos aproximar deles há a possibilidade de ser surpreendido novamente.

Moisés Rodriguez disse...

Brother, você disse que ele aparece em todas as versões dos games.
Mas eu acho que não o vi na saga "Mega man Legends".

Mas ótimo post!
Eu também odeio essa criatura robótica covarde from the hell.

Sempre leio seu Blog.

Postar um comentário