Lendas dos Games (XIV): Final Secreto de Final Fantasy VII

domingo, 11 de setembro de 2011 Postado por Azrael_I

E aqui está, finalmente, a primeira lenda que eu prometi no Museum (anos atrás)! Mas antes um aviso: este post contém muitos SPOILERS; sei que a maioria dos fãs já deve ter lido muita coisa, e quem jogou já sabe o que acontece no game (óbvio, dã...), mas pra quem ainda pretende jogar Final Fantasy VII e não sabe nada do enredo eu aconselho: NÃO LEIA ESTE POST, ou irão perder um dos momentos mais históricos de Final Fantasy. Feita a minha obrigação moral como gamer, vamos em frente com a lenda:






Lenda 14: A Ressurreição de Aerith/Aeris

“Then I'll be going now. I'll come back when it's all over.” - últimas palavras de Aerith no game

Os fãs da série (e mesmo os não-fãs) são unânimes: a cena da morte de Aerith é o ponto mais alto de Final Fantasy VII (e pra muitos, de toda a saga Final Fantasy). Não apenas a cena da morte em si, mas principalmente a parte em que o protagonista Cloud carrega o corpo da amada e a coloca na fonte para descansar em paz acabou se tornando um momento extremamente marcante na série (mas não o único; Aerith não é a única mocinha em Final Fantasy a bater as botas. Na minha sincera opinião, a cena do suicídio da Celes em Final Fantasy VI é muito mais marcante...). Mini-lenda: dizem que, no Japão, algumas pessoas se suicidaram ao ver a morte de Aerith...


Tá certo, Aerith, a linda garota de nobre coração e vendedora de flores (que vai todos os dias ao bosque recolher lenha...) foi cruelmente assassinada pelo vilão malvado sem mais nem menos (o que, aliás, acabou rendendo ao Sephiroth, pra muita gente, o título não-oficial de melhor vilão da saga), logo no começo do game (só é possível jogar com Aerith no grupo durante o CD 1; o jogo tem três CDs) numa cena pra lá de brutal. O que costuma acontecer nas histórias, depois de um plot desses? Os heróis partem em busca de vingança e, quem sabe, uma forma de trazer a gata de volta à vida (que foi o que aconteceu na história do Locke em Final Fantasy VI, aliás) pra que se case com o herói em uma cena digna de novela da Rede Globo e juntos tenham o típico final feliz. Infelizmente, não é o que acontece em FFVII. Cloud realmente consegue chutar a bunda do Zé-Pharofa no final, mas não há como ressuscitar Aerith; o game acaba, o grupo se separa, e Cloud vai viver sozinho (mesmo com a Tifa dando mole pro mané), enquanto lamenta não ter podido salvar Aerith, num dos finais mais (emo) tristes da história dos games.










A sequência do assassinato de Aerith (ninguém se mate, por favor!)


É claro que os fãs não gostaram nada da brincadeira; como assim, matar a Aerith? Como assim, o herói terminar sozinho?! Seria a mesma coisa se matassem a Rosa de FFIV, a Peach do Mario ou a Zelda de Legend of Zelda! Embora Tifa e Yuffie tenham muitos fãs, Aerith sempre foi a mais querida pra ser companheira de Cloud (mesmo entre os desenvolvedores do jogo, já que num dos mini-games de FFVII, Aerith é mostrada como a que tem maior afinidade com Cloud), além de ser uma das melhores personagens do jogo (suas magias, summons e algumas de suas armas costumam ser as mais poderosas), e ela com certeza faz falta nas partes 2 e 3. Resumindo: Aerith é a personagem mais querida de Final Fantasy VII (com direito a música-tema e tudo), e deixá-la morta era impensável para os fãs. Foi então que, ainda no auge do lançamento de FFVII, surgiram os boatos que finalmente viraram lenda, acrescida de fotos em que Aerith aparece nas partes 2 e 3 do game: seria mesmo possível ressuscitá-la e encontrar outro final para Final Fantasy VII (em que, obviamente, ela fica com Cloud)! Pra variar, surgiram as mais diversas teorias, desde a de que seria preciso encontrar a "Underwater Materia"(Fonte ), até a de que é preciso vencer um level secreto (Fonte ).

Cloud perto de ressuscitar sua amada?

Todo mundo sabe que em Final Fantasy é possível reviver personagens que morreram numa luta, durante a própria luta ou mesmo fora dela; o item Phoenix Down (presente em todos os jogos da franquia) possibilita fazer isso. Além disso, sempre existiram magias de ressurreição e até mesmo algumas invocações que também possibiltavam fazer isso (mais uma vez, a história do Locke em FFVI gira em torno de sua busca pela Esper Phoenix, para tentar trazer sua amada de volta à vida), e no próprio FFVII existe a Forest Revival, um local em que é possível ressuscitar seus personagens sem usar Phoenix Down, além da própria Revive Materia. Acrescente a isso um fato que não passou despercebido por nenhum jogador que se prezasse: após os créditos, não aparece a mensagem "The End", sendo que esta mensagem estava presente em todos os seis jogos anteriores de Final Fantasy. Seria mesmo verdade então, que ninguém havia visto o final verdadeiro? E que, para vê-lo, seria preciso ressuscitar a doce vendedora de flores (ou impedí-la de morrer)? Teria Cloud, enfim, um final feliz?

Choramings!

A Verdade:


Lamento muito, fãs dos finais românticos. É impossível. Nem Phoenix Down, nem magia, nem summons, nem Materias, nem floresta mágica, nem fase secreta, nem beijo do Príncipe Encantado, não há como trazer Aerith de volta à história do game (nem tampouco é possível impedir sua morte). É preciso levar em conta que os itens de ressurreição só funcionam quando o personagem morre vítima de algo que o afete durante o game, mas não durante a história. Em Final Fantasy, é comum acontecer isso: citando novamente FFVI, alguns personagens que morrem durante a história não podem ser ressuscitados, como a família de Cyan, a noiva de Locke e o General Leo (que também é outra lenda de Final Fantasy, quem sabe não falo dela no futuro?). Assim, embora os produtores pudessem mesmo ter feito FFVII com dois finais (um bom e um ruim), o game tem apenas o final emo. "Mas então por que não tem o 'The End'?"

Adiós para sempre...

Evidências (inclusive o final sem "The End") apontam que a intenção dos produtores era fazer uma continuação direta do game (da mesma forma que aconteceu com Final Fantasy X-2, iriam ou então ainda VÃO FAZER um Final Fantasy VII-2). Além disso, existem muitas evidências de que a morte de Aeris poderia ser revertida ou quem sabe evitada: acessando o debug do jogo, é possível encontrar não apenas imagens de cenários e sprites não aproveitados, mas até mesmo uma fala de Aerith na parte do CD 2! Seja como for, nenhuma dessas hipóteses até hoje foi confirmada (ou desmentida; boa sorte aos que tentarem prová-las), e a verdade ainda é que não dá pra reviver Aerith na história do jogo original. (Mais informações sobre essas evidências: Clique aqui ou aqui ).

A quase inacessível tela de Debug (Debug Room)


Quanto à continuação, ela saiu, mas não na forma de um jogo, e sim de um filme; quem assistiu o filme de animação Final Fantasy VII: Advent Children, sabe que o final do game (com Aerith morta) é mesmo o oficial, segundo os produtores: o filme se passa dois anos após o game, Cloud se tornou uma espécie de revolucionário solitário, e uma das coisas que ele mais lamenta durante o filme inteiro é não ter podido salvar sua amada (com direito a cenas em Flashback, claro...). Não vou spoilear o filme (embora a maior parte dos internautas já o tenha assistido, antes mesmo da época em que o filme não tinha chegado ao Brasil, fato este famoso, aliás), mas Aerith não volta à vida (embora apareça em muitas cenas). Além de FFVII:AC, também foi lançado muito material para o universo de Final Fantasy VII: Before Crisis, Crisis Core, Last Order, Dirge of Cerberus e Lost Episodes. Embora apareça em todos (em cenas de Flashback), em nenhum desses, entretanto, Aerith volta à vida.

Aerith em FFVII: Crisis Core


"Mas e as tais fotos em que ela aparece nas partes 2 e 3 do game clássico?"
Ahá! Finalmente uma notícia boa! As fotos são reais sim (a maioria pelo menos, não são feitas no Photoshop), a verdade é que EXISTE uma forma de jogar com Aerith nas duas últimas partes do game (pelo menos isso...): através de um código de Game Shark. Inserindo o código num jogo salvo no CD 2 ou 3, é possível substituir um dos personagens por Aerith! Entretanto, ela não "ressuscita" realmente; ela não fala nada (exceto, curiosamente, na versão japonesa) e não participa da história. Com a ajuda de um certo programa chamado Mtrainer (para detalhes clique aqui ) é possível não só fazer isso sem o Game Shark, mas ainda por cima ver a fala de Aerith no CD 2!

Aerith no CD 2


Concluindo: embora não se tenha certeza se a decisão por parte dos produtores de matá-la era definitiva (e aparentemente era), ou se era possível evitar sua morte ou mesmo trazê-la de volta à vida depois (ou se isto foi removido do game de última hora), NÃO DÁ PRA RESSUSCITAR AERITH, em nenhuma versão ou continuação (até agora) do game. Pois é, os fãs terão que amargar com a morte inevitável (e incurável) de Aerith. A sequência de sua morte e "funeral" se tornaram a parte mais marcante do game, muito mais que o próprio final dele, e isso, sem dúvida alguma, aumentou muito a popularidade do FFVII. Popularidade do game = $$$$$ para a empresa. Ou seja, a morte de Aerith se tornou um grande filão que a Square-Enix explora até hoje; enquanto houverem jogadores interessados na morte da florista (e isto inclui as lendas de como revivê-la), é claro que a Square vai mantê-la na cova (ou até encontrar outra forma de lucrar com isso...). Mas será isso assim tão ruim? Vale lembrar que, acima de tudo, a morte de Aerith é uma cena clássica, não dá pra simplesmente anulá-la e apagar um momento tão legal da história dos games. Alguns boatos dizem que é justamente isso o que tem impedido a Square-Enix de fazer o Final Fantasy VII-2 (embora, na minha opinião, a ressurreição de Aerith numa sequência se tornaria uma cena tão ou até mais clássica).

Rest in Peace...

Seja como for, enquanto há vida (a nossa, não a da Aerith), há esperança: cada vez mais surgem boatos de um remake e/ou de uma continuação de Final Fantasy VII ( Fonte 1 - Fonte 2 - Fonte 3). Em ambos os casos, seria possível que os produtores resolvessem finalmente fazer a vontade dos fãs e tornar a ressurreição de Aerith possível. Rezem, fãs.

"Peçam a Ele para que eu volte!"


CURIOSIDADES:

- Na primeira versão americana do game, Aerith se chamava Aeris, devido a problemas de tradução. No código interno do game, entretanto, ela se chama Earith! Com o lançamento de Final Fantasy VII: Crises Core, seu nome passou a ser oficialmente Aerith, nos States e no resto do mundo.

- Originalmente, os produtores estavam indecisos sobre quem iria morrer: Aerith ou Barret. Levando em conta que a ideia original é a de que houvessem apenas TRÊS personagens no game: Cloud, Aerith e Barret, e que um dos dois últimos é quem ia morrer.

- O culpado pela morte de Aerith foi Tetsuya Nomura, o character designer do jogo. Em um único telefonema que ele fez para Yoshinori Kitase (diretor de produção do game), ele sugeriu (em meio a risadas): "Vamos matar Aerith e colocar a Tifa".

Um dos momentos mais marcantes da história dos games, merece esta lenda, no mínimo à sua altura! Vamos ver se a Square-Enix tornará a lenda em realidade nos futuros games, ou se a ressurreição de Aerith continuará sendo apenas uma lenda... assim como a masculinidade do Cloud.

AHÁ!!


20 comments:

Tristan.ccm disse...

Bela postagem, Azrael! Realmente esse lance de ressuscitar personagens gera lendas, e não só no Final Fantasy. Todo game onde um dos heróis morre gera boatos desse tipo!

Azrael_I disse...

Pois é, Tristan, como eu disse, o mesmo vale pro jogo anterior FFVI: há algumas lendas em que seria possível ressuscitar e jogar com o General Leo, Imperador Gestahl e outros personagens. Fazer o que, a morte de um personagem importante sempre deixa um vazio no coração dos fãs...

Leckard disse...

Muito show a postagem !! Ah meus tempos de FF7 e FF8 Boa epoca em que a Square sabia fazer rpgs "feeling", boa epoca dos classicos rpgs de turno. Penso comigo mesmo, sera que um dia os produtores vão perceber que boa parte dos fãs de rpgs gostam do estilo turno de batalha ? De repente isso ate vale uma postagem heim ! he he he
Mas voltando ao assunto, esse é sem dúvidas uma cena clássica da história de FF. É inesperado e quando se percebe já era, ta lá um belo corpo estendido no chão e pra não mais se levantar. Eu segui em frente sem problemas, sempre de olho nos peitões da Tifa, mas que é triste é.
Amigão, sempre vejo seu blog e nunca comentei, vou começar a corrigir o erro. Então só pq é verdade, Parabens pelo Blog ! É nota 10 !
Um abraço

Pedrinho disse...

car... muito bom esse post...e falando em ff7 dva pra vc comentar sobre o Cloud e o Zack...

AntiVida disse...

Artigo phoda hein!
Muito massa mesmo, acho que devem deixa-lá morta. O fato dela morrer é que a imortalizou, não seria a mesma coisa se ressucitassem ela.

Bem que você podia falar da história do Cloud e do Zack...

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

quer dizer que o Cloud amava a Aeris... e a Tifa, que é bem mais gostosa, ficou chupando dedo? ele é que nem o Andy com a May, ela dando maior mole em todos os quesitos,desejada por metade dos lutadores da SNK e o irmão do Terry Bogard fingindo que não é com ele.

não sei se rio ou se choro depois dessa,mas mesmo assim...auhauhauahuahuahuahauhaa!

por mim a morte da Aeris não deveria ser tão chocante(e nem é). para começar, ela já morre no primeiro CD. como já sei que os primeiros CDS de Final Fantasy são curtinhos,não dá tempo o suficiente para se apegar a personagem(pelo menos para mim) eu vi a morte dela várias vezes...e por mim não senti um pingo de pena. ela sequer demonstra expressão de dor ou agonia.

vou dar um desconto, o PS1 ainda engatinhava nesses cgs e fazer que as expressões faciais dignas de um FFVIII naquela época, seria forçar a barra.

e sobre esse amor de Aeris e Cloud...ele realmente a amava? tipo,para mim ele é uma sombra do Zack(o unico personagem da saga FFVII que eu fui com a cara) será que ele queria a Aeris porque era do Zack? sei lá,estou chutando aqui...

e Sephirot(emo,emo,EMOO!!) é o melhor vilão da saga? ah tá....na minha opinião,ninguém supera o Kefka, o vilão de FFVI.se Sephirot destruiu uma cidade(oh, que dramático..) Kefka destroí o mundo na metade do game e ainda vira um Deus. e sem falar que o cara é totalmente pancada, o que torna mais perigoso que esse Sephi"emo"t.

essa é a minha opinião.

e porque diabos ele não a reviveu com uma phoenix down????

FFFUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!

Gabriel Damian disse...

Serio acho que li isso: "Niguem se mate,por favor"e(me matei de dar risada) nunca joguei Final fantasy e acho que todos os fás que gosto dela choram por ver ela morta

Jeq disse...

Aeris é a pior personagem EVER de FF! Ela é chata, mimada, e FEIA! Pelo amor de deus, dizendo que Aeris é a amada de Cloud! Tifa é uma personagem muito melhor! Tanto que ela e Cloud TRANSAM no final do CD2

Leonardo (Daemon) disse...

Pokemagik
cara eu creio que isso não aconteça.
eles nem se beijam no game todo.

Unknown disse...

Eu interpreto o fato do Phoenix down da seguinte maneira: Quando um personagem é derrotado em batalha no jogo, seu status passa a ser "KO(knocked out)" e não "Dead". É como se fosse o sistema d20 do D&D. Quando seus pontos de vida chegam a zero vc não morre, mas sim está "incapacitado" ou "bodado"(na linguagem coloquial), e pode ser trazido de volta.

mygws disse...

Com estas porcarias de jogos atuais enovas lendas sobre e formas sobre ressucitar mortos,bem que a square usando das tecnologias que so os games tem poderia usar Elone(FF8) e ir no passado e mudar e trazer Aerith de volta num remake ligando FF7 e FF8

dayniel games disse...

eles bem que podiam reviver a aeris usando o chrono trigger(não o nome do jogo, mas o "ovo" que os personagens de CT usam para reviver Crono no final do jogo

Ivail disse...

Eu amo de coração a Aerith mais eu prefira que ela ficasse viva e com o Zack (que não devia ter morrido) mais ja que morre pramim tem que descansar em paz com Zack seu primeiro amado (que eu acho 1000 vezes mais legal que o Cloud)

thiago disse...

nao sei n mas acho q ff7-2 ta fora de questão

Vladimir disse...

eu sei q é besta a minha pergunta mais como ressucito GF no FF8 ? se alguem puder explicar agradeço

Unknown disse...

Otimo post mano
Outra morte q me marcou foi a do Zack (Crisis Core: Final Fantasy VII), foi o final mais epico e triste q eu vi, a morte do antigo casal Zack e Aerith me dexa triste ao jogar os games da franquia 7
Vlw a postagem mano

[ADM]#Hentisque disse...

já faz alguns anos que ngm comenta nada aqui mas ok... passei pelo topico e decidi comentar

1: o phoenix down não revive os personagens. os personagens abatidos em batalha não estão mortos. estão fatigados ou exaustos demais. o phoenix down apenas retira esse status. não é necessariamente morte. tanto que quando os inimigos morrem, eles viram poeira ou no caso do ff7, aquela sombra vermelha. já os personagens simplesmente ficam caidos no chão. ou seja. morreu? fodeu. nao tem mais o q fazer. q eh o caso da Aeris (aerith eh o cacete)

2: A aeris não é amada do Cloud. ela eh uma amiga p ele. o amor do Cloud é a tifa e vice versa. se bem que eu preferia ele com a yuffie

3: ela não é forte. ela não possui magia forte, tanto que nenhum dos limit break dela, é de dano direto. é sempre a favor dos personagens, seja como beneficio de cura ou barrier. Upa-la é a maior perda de tempo

Biscoito legal disse...

Jogava ff7 a 15 anos atras mas nunca passei do cd 1, voltei a jogar no cel e descobri a morte da Aeris aqui ( q trágico realmente da vontade de chorar, ela é tão delicada ), deveriam ter matado o cachorro pugento.Ate pensei em usar ela no grupo pelos seus limits mas ainda bem q não coloquei ;-) pensou ? Jogando com ela igual criança feliz, upando ela na esperança dela ficar fodona e do nada ela morre !?! Ia ficar triste uma semana hehehe esse é um spoiler q valeu a apena

Unknown disse...

Muito bom esse post, cara eu gosto muito do Cloud e Aeris juntos eu sei que tem muitas pessoas que gostam da Tifa com o Cloud, mas eu só acho que se ele realmente gosta dela ele não teria ficado tão deprimido mas esse post foi top

Unknown disse...

Muito bom esse post, cara eu gosto muito do Cloud e Aeris juntos eu sei que tem muitas pessoas que gostam da Tifa com o Cloud, mas eu só acho que se ele realmente gosta dela ele não teria ficado tão deprimido mas esse post foi top

Postar um comentário