Microsoft Flight Simulator 95 (PC)
Gênero: Simulador de vôo
Fabricante: Microsoft
Lançamento: 1996
Jogadores: 1 player
Existem diversos jogos cujo objetivo é simular a realidade. No caso desse jogo, na própria embalagem o realismo era realçado. Mas será que a realidade pode, por si só, fazer de um jogo um sucesso?

Na primeira vez que fui pousar, esqueci dos freios e passei do final da pista. Ela ficava numa espécie de ilha, e quando vi a água chegando, pensei que ia me arrebentar, mas o avião continuou taxiando... sobre as águas! É isso mesmo, o avião corre sobre qualquer superfície: água, terra, casas (apenas uma foto no chão, diga-se de passagem). Cadê a realidade agora? Foi aí que comecei a fazer testes e descobri que o jogo está a milhas da realidade: Quer dar um looping com um Boeing ? Sem problemas! Quer dar 680 Km/h num Cessna? Vai fundo!

Tinha um escritor chamado Richard Bach que eu gostava muito, pois ele também era piloto de aviões e eu tinha esse sonho na minha infância. Jogando esse jogo, lembrei de seu conto "Aviação ou voar? Escolha.", onde ele falava da diferença entre pilotos profissionais e esportivos: Aviação era aquele cara que se gabava de almoçar churrasco no Rio Grande do Sul e jantar peixe num restaurante flutuante no Amazonas, tudo no mesmo dia; já Voar era o piloto cuja alegria eram os loopings, acrobacias e voos rasantes. Aplicando isso aos jogos, eu posso dizer: Flight Simulator é Aviação, se você acha Voar mais legal, vá jogar Star Fox, Sonic Wings, River Raid, etc., pois ali você pelomenos vai poder controlar o avião. Ele não vai ser realista, mas vai ser divertido!

FLIGHT SIMULATOR PODE ATÉ SER UM ÓTIMO SIMULADOR DE VOO, MAS JAMAIS SERÁ UM GAME DE VERDADE. COMO O PRÓPRIO RICHARD BACH DIRIA, NESSE JOGO VOCÊ NÃO PASSA DE UM MOTORISTA DE AVIÃO.
Plataforma:
PC