Lendas dos Games (XIX)

sábado, 4 de agosto de 2012 Postado por Tristan.ccm

Lenda 19 - Herobrine, o fantasma de Minecraft

Um dos maiores sucessos em matéria de jogos nos últimos tempos, Minecraft tem milhares de fãs espalhados em todo mundo. Também pudera, pois ele dá ao termo "liberdade" um sentido totalmente novo, permitindo que o jogador construa ou destrua virtualmente qualquer coisa com os blocos do jogo. Nada tão novo foi tão viciante.

Um jogador veterano de Minecraft, ao iniciar um mundo novo, fez o que todo jogador faz nessas horas: partiu em busca de madeira e comida, dois dos itens primordiais para quem começa uma nova aventura. Ao ver algo se movendo ao longe, julgou que era uma vaca e foi atrás, pois elas rendem tanto carne quanto couro, que pode ser usado para fazer armaduras. Porém, ao chegar perto ele viu que aquilo não era uma vaca, e sim outro jogador. Só que ele estava jogando no single player, logo não poderia haver ninguém ali. O misterioso jogador usava um avatar tradicional (a famosa "skin do Steve"), porém com olhos totalmente brancos, sem pupilas. Além disso, não havia sobre ele um nome de jogador, o que geralmente ocorre em partidas multiplayer. Ele se aproximou do ser misterioso, que fugiu velozmente (correndo mais rápido do que um jogador pode fazer no jogo). Ele o seguiu, e no caminho viu construções que ele não tinha feito, como pirâmides e túneis.


Duas screenshots de Minecraft com supostas aparições do Herobrine

Ao procurar em um fórum por informações, ele descobriu que outros gamers já tinham visto aquele ser misterioso, porém enquanto lia as novas mensagens o tópico foi apagado. Ele recebeu uma mensagem pessoal de um usuário chamado Herobrine com uma única palavra: "PARE". Ao tentar acessar a página do tal Herobrine, uma surpresa: ela não existia! Durante um mês, ele recebeu mensagens de outros jogadores que viram o personagem misterioso, relatando as mais diversas anomalias:

Um deles afirmou que, após avistar o tal Herobrine, o seguiu até uma caverna onde havia um baú cheio de diamantes, mas quando foi sair a caverna estava fechada com Bedrock (a única pedra indestrutível do jogo). Ele se virou, e o tal personagem estava atrás dele segurando um bloco de TNT, com o qual ele matou o jogador. Ao dar respawn, ele voltou à caverna e nem a Bedrock e nem seus itens estavam lá (o que não faz sentido, pois quando se morre os itens ficam espalhados no chão, à espera que o jogador os recupere).

Outro relatou que viu o Herobrine, e depois disso suas construções começaram a ser vandalizadas: primeiro, as janelas da casa foram quebradas; depois, uma ponte de madeira foi parcialmente destruída. Se não bastasse ele começou a ver blocos enfileirados no ar, bem ao longe, e ao se aproximar viu que não havia só blocos flutuando, mas também pirâmides inteiras construídas em pleno ar. Nas poucas vezes em que viu o Herobrine, ele correspondia à descrição do primeiro jogador, um humano usando skin do Steve de olhos totalmente brancos, mas aqui havia uma novidade: ele sempre aparecia segurando uma picareta de diamante.

Segundo a lenda, Herobrine costuma entrar dentro de animais, que passam a apresentar os mesmos assustadores olhos brancos da entidade. Matar um animal incorporado pelo fantasma rende um ataque que quase sempre resulta na morte do jogador.

Até ali, as pessoas pensavam que Herobrine se tratava de um Griefer (um jogador cuja principal diversão é destruir as construções dos outros, inclusive utilizando cheats). Porém, surgiram boatos que o Herobrine era o avatar de um irmão de Markus "Notch" Persson, um dos criadores do jogo, que havia morrido afogado anos antes, e o que as pessoas viam no jogo era a alma desse irmão do Notch.  A coisa ficou séria quando o primeiro jogador a avistá-lo mandou um e-mail para Notch tentando descobrir se ele tinha um irmão que usava o nick de Herobrine. A resposta de Notch foi surpreendente:

"Sim, eu tive. Mas ele não está mais entre nós."

Depois disso, muitos jogadores passaram a acreditar que havia uma alma presa na programação de Minecraft, assombrando os jogadores e criando armadilhas para eles. Mas será mesmo que o Herobrine existe?


A verdade

Aqui temos mais um caso de lenda que teve a participação do criador do jogo. Assim como Shigueru Myiamoto fez quando surgiram os boatos sobre a Triforce em Ocarina of Time, Notch sabia sobre as supostas aparições de Herobrine em Minecraft, e em uma das atualizações do jogo inseriu como comentário um singelo "Herobrine removed" no meio das melhorias do jogo. Ninguém até hoje sabe se o tal "primeiro jogador a ver o Herobrine" sequer existe, mas se o que ele disse é verdade é bem provável que o tal e-mail do Notch exista, mas não passe de uma brincadeira feita para o circo pegar fogo.

Outra coisa que ajuda a enterrar essa lenda: uma alma de uma pessoa que se afogou presa dentro de um jogo? Isso não lembra a lenda de Ben em Zelda Majora's Mask? Tá na cara que a pessoa que inventou o tal Herobrine se lembrou disso também é a mesma estória de novo, apenas com o "update" do tal fantasma ser irmão do criador do jogo. É por isso que eu não gosto de nadar, vai que eu morro afogado e acabo preso dentro de um game? Eu, hein!

Mas eu posso dizer que sim, é possível enfrentar o terrível Herobrine jogando Minecraft, pois um jogador, baseado nessa lenda, criou um mod onde dá para invocar o Herobrine, e o fantasma inclusive tem as características da lenda, pois ele cria armadilhas e incorpora em animais para te atacar. Vários jogadores já fizeram vídeos mostrando esse mod e o disponibilizam para download, eis um exemplo de jogador enfrentando o Herobrine:



Mas, como eu disse, o Herobrine só existe nesse mod. Jogando o jogo "original", seus inimigos serão apenas os tradicionais zumbis retardados, esqueletos campers e Creepers explosivos. Pode dormir tranquilo (no jogo ou na vida real), que o Herobrine não existe.


9 comments:

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

que tenso, até em games da geração futura possui fantasmas e algo do gênero.

Denderotto disse...

lol tenso essa lenda!

Son Goku disse...

Po,você esqueceu de falar do disco do suposto herobrine,o disco quebrado "11"!Tem uma lenda desse disco!Olha:
(Sim eu sou Son Goku,Son Xicor,Rhino,Luancat e Workbench!)

Son Goku disse...

http://www.cadeogame.com.br/MINECRAFT/Pagina/2762/Disco-de-Musica-11

Azrael_I disse...

É aquela história, "quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece" heheheheh.

É bem provável que essa história de Herobrine tenha sido um boato lançado pelo próprio Notch(talvez até tenha sido ele a inventar a história do "primeiro jogador a avistar o Herobrine"), como um dos meios de popularizar ainda mais o Minecraft. Se essa era a intenção, com certeza funcionou(até eu fiquei com vontade de jogar, depois de ver essa história, e olhe que eu não gostei do Minecraft na primeira vez que vi alguém jogando).

Anônimo disse...

O Notch é um belo de um troll! huauhahuahuahua
Muito legal a lenda, difícil ver esse tipo de coisa em jogos atuais.
Mas a lição mais importante que podemos tirar disso tudo é: não morrer afogado nunca! Eu também não quero ficar aprisionado dentro de um jogo, ainda mais dentro dos da geração atuais que não daria pra aprontar muito que logo já daria um load e tudo voltaria ao normal... hehe!
Muito bom o post.
Abraço

Lipe Vasconcelos disse...

Ótima lenda... tenho uma sugestão

Já que vc já destrinchou lendas como o game que não quebra TV ou o PSX de pernas por ar, que tal falar sobre a lenda de jogos de ps1 que dão pau em PS2?

Gabriel Damian disse...

pode chamar o notch de "tio troll" huahuahua

essa lenda era para para botar o circo pegar fogo imagina hoje em dia para que começa a jogar?

vocês podia colocar o boato da hack de super mario world chamado MARIO (Sim esse é o nome sem mais nem menos)

Postador disse...

Pois é, jeito meio diferente de uma lenda nascer. Essa lenda me chamou a atenção e fiz um post em meu blog de lendas, quem quiser dê uma olhada lá depois e diga o que achou.
Queria saber se existem outras lendas relacionadas aos games?
Abraços e continuem com o ótimo trabalho no site!

A Lenda Do Herobrine

Postar um comentário