Perfil: Smooth McGroove - A Orquestra Humana!

domingo, 23 de março de 2014 Postado por Azrael_I


Estreia: no Youtube, em Janeiro de 2013




Maior Sucesso: Guile's Theme (maior número de acessos)




Última Aparição: em um episódio da websérie Did You Know Gaming?


Um dos meus passatempos preferidos, quando não estou jogando, é buscar músicas de videogames em versões que vão além dos jogos; como em um post antigo meu, às vezes acho versões bem interessantes de músicas de games, tanto antigos quanto recentes, incluindo versões Heavy Metal, música clássica, cantadas... e foi assim que descobri a respeito de Smooth McGroove:


A aparência típica de um vídeo de Smooth McGroove, com seus vários "instrumentos"


McGroove (cujo nome verdadeiro é Max Gleason) é um músico que ficou famoso recentemente por fazer versões A Cappella das músicas dos videogames; nada de guitarra, teclado, saxofone ou qualquer outro instrumento musical, ele grava as músicas completamente e unicamente na voz, gravando várias vezes a mesma música (já que em cada vez ele grava o som de um instrumento diferente)! É inacreditável a precisão com a qual ele consegue gravar as músicas, que ficam bem próximas das originais! Seus vídeos (que já contam com milhões de acessos) são montagens com todos os sons que ele usa na música em questão, com imagens do jogo/personagem/fase, numa versatilidade realmente incrível! Curtam aí algumas de suas obras:

Tema do Storm Eagle (Megaman X)


Tema de Super Mario World


Tema do Guile (Street Fighter II')


 Tema de Chemical Plant Zone (Sonic 2)


Bloody Tears (Castlevania II: Simon's Quest - alguém achou que eu ia deixar essa de fora?)



Enfim, são tantas que não dá para pôr no post (mais de 70!), mas todas elas podem ser facilmente encontradas no Youtube ou na página pessoal do McGroove, inclusive em versão MP3. Acho muito importante o trabalho dele e de bandas como a Mega Driver (que também apareceu brevemente aqui no Museum) e a The Black Mages, que além de resgatarem os clássicos dos games também dão a essas músicas novas versões e "roupagens" para as gerações atuais conhecerem os motivos de muitos desses games terem ficado famosos por suas trilhas sonoras (ou o contrário)... ou só curtirem mesmo um bom som. Nóis na fita!

CURIOSIDADES:

- É interessante o gosto de McGroove pelas músicas dos jogos antigos, pois ele mesmo declarou que "music for video games today serve a more atmospheric role with less of a focus on memorable melodies" ("músicas para vídeo games hoje servem mais como um papel climático e com menos foco em melodias memoráveis")...

- O gato preto que aparece em alguns dos vídeos é macho e se chama Charl;

- Ele apareceu recentemente em um episódio da webserie Did you know gaming?, falando sobre a série F-Zero.




5 comments:

Denderotto disse...

Smooth McGroove é sensacional, conheci no final do ano passado...

Vitaometal disse...

Versões rock:

Www.youtube.com/watch?v=5CgaAsxyB3Q
Alex kidd
www.youtube.com/watch?v=jx0H46ZdHvM
After burner

João Henrique disse...

Que cara foda! Não acredito que só o estou conhecendo agora...

Unknown disse...

Não conhecia ele, obrigado por postar isso!

E eu concordo com o que ele disse sobre as músicas atuais vs antigas. Muita gente diz que as antigas são melhores, mas elas só são mais memoráveis. As de hoje em dia servem para criar uma experiência melhor.
Tem um vídeo muito interessante do Extra Credits sobre isso, mas é em inglês: youtu.be/CKgHrz_Wv6o

Unknown disse...

Muito boa as músicas, gosto dessas músicas estilo A Cappella. Isso até me fez lembrar do Crash Twinsanity do PS2 que todas as músicas eram nesse estilo e combinavam perfeitamente com o clima cômico do jogo.

Postar um comentário