A Evolução dos Games: Star Fox

terça-feira, 1 de dezembro de 2009 Postado por Tristan.ccm

De todos os "Games de Navinha" já criados, com certeza um dos melhores é Star Fox, que gerou uma série muito amada pelos fãs. Unindo jogabilidade perfeita, uma história cativante e cheia de pontas soltas (como toda boa história de ficção científica) e personagens carismáticos, a série tem uma vasta legião de seguidores, que aguardam cada jogo com muita ansiedade. Existe até mesmo um projeto levado a passo de tartaruga por fãs, o esperado Shadows of Lylat. Nessa postagem, vamos ver como a série evoluiu da "aula de geometria" do SNES ao "gira a canetinha" do DS:

1- Star Fox (SNES - 1993)




Lançado inicialmente para mostrar o poder do novo chip Super FX, o primeiro jogo da série se consolidou como o melhor jogo de nave do SNES. Seus gráficos são considerados estranhos pelos "escravos da perfeição" (ou seja, pelos que torcem o nariz para os games clássicos), porém eram espantosos para a época. O primeiro jogo verdadeiramente em 3D da história, e ainda por cima um jogaço, cheio de rotas alternativas, chefes de fase apelões e com a inédita possibilidade de matar os inimigos com seus próprios tiros, bastando usar o "Barrel Roll" (parafuso).

2- Star Fox 2 (SNES - 1995)




Considerado por muitos como O melhor game que não foi lançado, Star Fox 2 traria coisas muito interessantes para o gênero, como a possibilidade de escolher livremente para onde ir ao mesmo tempo em que se vê a movimentação das tropas inimigas, algo que só se via em games de estratégia. Outra coisa legal era a possibilidade de escolher qualquer membro da equipe de Fox, e essa escolha influenciava o game, pois cada um tinha uma nave diferente. Mas o melhor era a nave se transformar em "andador de combate" e acionar botões pisando neles, que nem nos RPGs. Abençoados sejam os emuladores, que nos permitiram conhecer esse mitológico game.

3- Star Fox 64 (N64 - 1997)




O reinício para a série não poderia ter sido melhor: uma nave mais bonita e com mais recursos (como o laser carregado que foi testado em Star Fox 2 e aqui é quase que regra), unida a um visual de encher os olhos, hilários diálogos falados, uma história maravilhosa e um controle que reagia ao jogo (cortesia do Rumble Pack), Star Fox 64 é considerado o ápice da série até hoje. Um jogo que tem fãs mais jovens que ele próprio, como todo grande clássico. Pra fechar com chave de ouro, o jogo lançou o mistério que até hoje assombra os jogadores: James McLoud está vivo ou morto?

4- Star Fox Adventures (GameCube - 2002)




Um extra do jogo anterior, que permitia que Fox & cia. lutassem a pé no multiplayer, gerou um pedido fervoroso dos fãs: "Queremos um Star Fox com fases a pé!". E foi isso que a Rare fez. Foi a confirmação de um antigo provérbio chinês: "Cuidado com o que desejas, pois podes acabar conseguindo.", afinal o jogo feito pela empresa fez os fãs do jogo original jamais desejarem novamente um jogo desses no chão! Tá certo, o jogo é bom, mas está mais para Zelda do que para Star Fox! Parece que a Rare gostou tanto de Ocarina of Time que fez sua própria versão com uma raposa no lugar do Link. Como eu disse, Adventures pode ser um ótimo RPG, mas jamais será um Star Fox.

5- Star Fox Assault (GameCube - 2005)




Embora sofra com ressalvas dos fãs, por não ter rotas alternativas e ser considerado curto demais, na minha opinião esse sim é o herdeiro legítimo de Star Fox 64. Aqui Fox também pode andar a pé, mas trocou aquele bastão idiota por armas que fariam o Capitão Nascimento chorar de alegria! Na hora de pilotar, ele tem à disposição veículos renovados (e ainda mais poderosos). Na história, o velho clichê de ressuscitar o vilão foi abandonado em prol de uma nova gama de inimigos, os Aparoids, robôs-insetos capazes de raciocinar e de dominar outras máquinas. A cereja do bolo é a trilha sonora orquestrada, para mim a mais bonita de um jogo do gênero.

6- Star Fox Command (DS - 2006)




O jogo aproveita muita coisa do cancelado Star Fox 2, como a rota flexível, os mísseis e a escolha livre de personagens. Mas sua maior inovação talvez seja o controle da nave ser feito pela Stylus. Eu não tive a oportunidade de testar esse jogo, mas já ouvi de tudo sobre esse assunto, desde O controle fica incrivelmente preciso a O direcional analógico faz uma falta danada! Prefiro não opinar sobre o assunto, mas o primeiro Star Fox portátil da história costuma agradar quem o joga. Pode não ser o jogo definitivo da série, mas serve para esperar o Star Fox do Wii (se é que ele virá um dia) ou o Shadows of Lylat (se ele ficar pronto um dia).


13 comments:

O Homem Invisivel disse...

OFF TOPIC: Achei mais duas capas ruins:

Darkest Of Days*:

http://360.kombo.com/images/media/DoD_XBox_Face_RGB-noscale.jpg

Mini Car Racing:

http://images.esellerpro.com/1/I/356/528/mini%20car%20racing.jpg

*BRINDE: Um review de Darkest of Days:

http://fuulife.blogspot.com/2009/11/analise-jogos-darkest-of-days-2009.html

Falco disse...

"Aqui Fox também pode andar a pé, mas trocou aquele bastão idiota por armas que fariam o Capitão Nascimento chorar de alegria!"
cara, eu ri muito nessa parte.
5 estrelas :D

Anônimo disse...

Vida eterna para nossa raposa estelar! o/
Mudando um pouco de assunto... deixo minha dica pra galera daqui. Site da loja de video games no qual encontrei e achei bem interessante. Valhe a pena conferir. ^^b
http://www.incrivelgames.com.br

Sabat disse...

Boa!! Star Fox é fenômeno!!
Cara, concordo com quase tudo!! Pra ser mais exato, até a parte do N64, que também é para mim o melhor jogo não só da série, mas de todos os games de nave que existem. Star Fox 64 é supremo!!

Já do Adventures, gostei da mudança de ares, daqueles gráficos que mesmo no fim da geração davam pau em muito jogo novo, da exploração e hambientação, mas no resto achei o game meio cru, meio sem rítmo, principalmente perto do fim onde a ação cai por terra. É um excelente ACTION-ADVENTURE, nada de RPG!! Ainda assim, gostei infinitamente mais dele do que do Assault... ô joguinho ruim!! Causa uma excelente impressão na primeira fase, onde pilotamos as ArWing's, mas é propaganda emganosa pura XD o game só decai de qualidade dai pra frente, nem comento as tristes fases a pé, que só conseguem ser melhores do que as de Rogue Leader III.

O do DS eu não joguei! Quem sabe um dia??

Ainda aguardo uma verdadeira e dígna continuação de Star Fox 64, onde só controlarei naves e veículos, e me arrebentarei de tentar fazer medalhas e accomplished's nas missões XD E quam sabe uma revelação definitiva para James MaCloud??

Anônimo disse...

Jogo manero!Nunca joguei mas fiquei curioso,acho que vou baixar pro meu emulador.
E tem uma coisa,pela trilha sonora,os dialogos dos personagens e até os gráficos,achei esse jogo muito parecido com o Rogue Squadron 3D,da Lucasarts.

Rubens disse...

Não conhecia o Star Fox 2, agora fiquei curioso. Ainda bem mesmo que existem os emuladores!!

Rubens disse...

Não conhecia o Star Fox 2, agora fiquei curioso. Ainda bem mesmo que existem os emuladores!!

Chapolin Colorado disse...

Nunca tinha visto o Star Fox 2 assim. A rom que eu tenho é toda bugada e não dá pra andar no mapa e nem mostra a história.

Alguém tem uma rom de Star Fox 2 que funcione bem? Se tiver manda o link ai por favor!!!

9-volt disse...

eu gosto de todos eles ^^

Ate do Adventure e seus momentos "furry", com a gatinha semi nua ;p

Tristan.ccm disse...

Pessoal, os vídeos que eu coloquei no post sumiram! Alguém sabe o que está acontecendo?

P.A. disse...

Ué Tristan, aqui tá tudo normal! Testei todos os vídeos e eles estão pegando...

Matheus disse...

Mano, to só imaginando o star fox wii...
e eu só não gostei de uma no 64.... do a barrel wall!!!!

Anônimo disse...

bem star fox = a dor de cabeça bem o jogo ficar mais facil da primeira vez dai em diante da no que dar, e dificil mais muito divertido quando se sabe como derrotar os boss e etc o jogo parece um mistura de tabuleiro com o satar a la se vira nos 30 o que da um gosto especial e amargo precipalmente quando se era a strategia, o que eu tenho a disser bem o melhor star fox que pode se imaginar agrada muito so não o primeiro final liberado mais isso pode mudar bem agora sobre o james eu tenho a resposta mais qual o verdadeiro defecho de astar fox commad e que e o bicho
comparando o star fox command e bem mais facil que o star fox 64 mais não pense que e moleza os boss tem ponto fraco e uns belos de uns times sem falar que geramente se tem apenas uns 2 min para resolver ou cair por falta de combustivel, enfim otimo jogo (o ultimo boss e bem legal) a ia me esquecendo no commad você pode jogar com varios piloto poe ser deis do bill ate a cat passando pelo fox a kristal o falcon o proprio wolf o panther (sou ruim de englês mesmo assim o kara te um arma que da um tiro da da inveja no serio ele derruba um bos com uns 4 hits bem dados o kara e fogo o lazer dele destrui tudo mais em compresação não tem o targe lock o que torna a coisa interresante e tem ate cara apelão como o leon que so usa targe lock)

Postar um comentário