A Evolução dos Games: Futebol

segunda-feira, 21 de junho de 2010 Postado por Tristan.ccm

Nessa época de Copa do Mundo, achei que seria interessante trazer para vocês a evolução dos games de futebol. Afinal, nada melhor que bater uma bolinha virtual com os amigos, não é? Vejamos, agora, como o "esporte bretão" evoluiu desde o Atari até os dias de hoje:

1- Pele's Soccer (Atari - 1981)




O pioneiro do gênero parecia mais uma versão de Pong do que um jogo de futebol. Porém, apesar das limitações técnicas do Atari, Pele's Soccer era divertido, mesmo sendo muito pouco realista (a bola, por exemplo, era quadrada e nunca saía de campo, como nas partidas de showbol). E tripudiar o adversário em meio aos fogos de artifício quando você fazia gol não tinha preço!


2- Super Futebol (Master System - 1987)




Simplicidade era o mote na era 8 bits, e esse jogo não fugia à regra. A versão brasileira de Great Soccer tinha controles simples, porém eficientes, e faltavam alguns itens da realidade (faltas, por exemplo). Uma coisa legal era que a música não era tão chata (característica do gênero) e você ouvia um pedaço do hino do país ao escolhê-lo.


3- Goal! (NES - 1989)




Um jogo que eu cansei de jogar no meu Dynavision, e que foi o pioneiro em alguns aspectos: era possível regular quanto tempo duraria o jogo, faltas e impedimentos eram pela primeira vez adicionados ao jogo (embora o juiz sempre errasse nos impedimentos) e um dos primeiros a incluir o cara-ou-coroa inicial, com a possibilidade de escolher bola ou campo. Pena que, com o tempo, ele ficava fácil demais e a música era altamente enjoativa.


4- International Superstar Soccer (SNES - 1994)




Uma verdadeira unanimidade entre os games de futebol na era 16 bits, ISS era pioneiro no fato de dar nomes aos jogadores, que embora não fossem reais faziam muito sucesso (Allejo tem seus fãs até hoje). Além disso, foi o pontapé inicial para uma série de games que até hoje faz sucesso.


5- FIFA International Soccer (Mega Drive - 1994)




O principal concorrente de ISS ainda não trazia os nomes reais dos jogadores, mas o nome da entidade máxima do futebol na caixa impunha respeito. A inovação aqui estava nas arquibancadas, com a galera reagindo conforme as jogadas, e aqui eles eram bonecos animados, e não um único desenho fixo que piscava. Também é importante falar que em jogadas de profundidade, como escanteios e tiros de meta, o jogador tinha uma espécie de "mira", que permitia ver com clareza onde você queria colocar a bola.


6- Super Sidekicks 3 - The Next Glory (Arcade - 1995)




Um dos poucos arcades que fazia sucesso e não era de luta, Super Sidekicks 3 tinha como inovação o fato de ser o primeiro a ganhar uma versão totalmente em português, inclusive com um narrador brasileiro (Luís Alfredo, na época narrador do SBT e hoje na RedeTV!). Aqui, o juiz passou de mera figura decorativa a mais um cone cidadão correndo pelo campo, inclusive com a bola rebatendo nele.


7- Winning Eleven (PSX - 1997)




Herdeiro de ISS, Winning Eleven inaugurou a série de maior sucesso em matéria de futebol virtual. A assombrosa quantidade de times, ângulos de câmera e estádios surpreendia. O jogo ganhou fama como um dos primeiros a passar por modificações não-oficiais feitas por fãs, que incluiam times e jogadores brasileiros no jogo.


8- Pro Evolution Soccer (PS2 - 2001)




A série PES divide com GTA a preferência de 9 em cada 10 donos de PS2 (a grande maioria dos que conheço ou só tem ou só joga esses dois games). Apesar das críticas de "falta de realismo", o jogo derrotou a série FIFA no coração dos jogadores. Dentre os mods, destaque para os que colocam a narração do cala a boca Galvão Bueno.


9- Brasfoot (PC - 2003)




Seguindo a linha de jogos como "FIFA Manager", o game brasileiro coloca o jogador não como atacante ou goleiro, mas como técnico. Criado pelo brasileiro Emmanuel dos Santos, o jogo divide opiniões: enquanto alguns ficam horas a fio cuidando da equipe virtual, outros torcem o nariz pelo game ser puro texto. O fato é que o jogo já chegou a sua oitava versão, e roda minimizado em milhares de computadores.


10- Fifa Street (PS2 / GameCube / XBox - 2005)




As peladas de rua chegaram aos games com esse jogo, que coloca craques reais jogando em quadras de periferia ao redor do mundo. Ao mesmo tempo em que busca a vitória, o jogador pode se esbaldar com jogadas como lambretas e elásticos. Abriu uma categoria à parte, quebrando um pouco a onda realista dos games de futebol.


11- Mario Strikers (GameCube - 2005)




Nem mesmo o encanador mais famoso do mundo ficou de fora dessa onda. E, como não podia deixar de ser, aqui o jogo está infestado de power-ups para seu boleiro. O interessante nesse jogo é que o capitão da equipe tem certos privilégios, como um super-chute que vale dois pontos. Como todo jogo esportivo do bigodudo ele está a anos-luz da realidade, mas é extremamente divertido.


12- 2010 FIFA World Cup South Africa (PS3 / Wii / XBox 360 - 2010)




O jogo oficial da Copa do Mundo deste ano está no topo por ter algumas inovações, como a paradinha nos pênaltis e os técnicos retratados fielmente (exceto pelo Dunga estar de terno e gravata). Além disso, os efeitos de sombra estão bem feitos e a jogabilidade é ótima. Ao contrário da maioria dos jogos "World Cup", ele tem não só os times da copa como praticamente TODAS as seleções filiadas à FIFA, e dá ao jogador a possibilidade de jogar não só nos belos estádios da Copa da África, como o Soccer City ou o Ellis Park, como também em estádios famosos pelo mundo, como o Parc des Princes (França) e o Santiago Bernabeu (espanha). Atualmente é o melhor game para os artilheiros do Sofá F.C., mas essa é uma categoria que está longe de parar de evoluir.


11 comments:

Thiago Zolini disse...

Cara, que ótimo post!
Sempre gostei de jogos de futebol para VG, muito embora eu só tenha tido o primeiro contato com eles no Mega Drive (com World Cup 90, onde os goleiros eram gordinhos e o melhor time era a Coréia do Sul e seus jogadores ultra-velozes).
ISS e PES com certeza, marcam a minha vida. São jogos "ininjoáveis". Jogo-os até hoje!

P.A. disse...

Winning Eleven chutava traseiros na época do Psone/Ps2... Hoje em dia mudou pra PES e eu achei que piorou um pouco! Mas ainda prefiro PES do que FIFA!

FIFA só joguei no SNES... Janco Tiano! \o/

Allejo é mito... ;)

Anônimo disse...

Interncional Super Star Soccer Deluxe! q jogão!

Gueibs ManoMona disse...

Não era fã de jogos de futebol... Preferia até jogar bola na rua, mas senti falta do Internacional Super Star Soccer do N64 que dava para jogar com os Cabeçudos. Era Lindo! O melhor para mim.

Th.ia.go disse...

Opa P.A. blz? Acho que faltou alguns jogos na sua lista ae, como Elite Soccer de Snes, que dava pra jogar Futebol de salão e futebol de gramado. O ISSS normal, pq esse dai é o deluxe lançado depois, tudo bem que esse é melhor, mas o ISSS normal já era bom tmb, e as modificações desses dois jogos como os "Campeonato Brasileiro 96" e "Ronaldinho Soccer 97" que foram os primeiros que eu vi com modificações de fãs.

E Cara!!!!!11 Eu não sabia que o nome do primeiro jogo de atari era "pele's soccer" eu tinha um atari made in paraguay com 200 jogos e tinha esse dai, nossa era uma maravilha fazer gol e ver os fgos de artificio heheheh

Bom até mais!

Ninguem liga disse...

eu que sou da ´´nova guarda´´ de gamers ja joguei a maioria
Tristan, vc devia ter dado um poko de destaque para o PES do 2009 ao 2010 pq o rumo ao estrelato é uma ideia mto foda

ctr disse...

perai, no video do International Superstar Soccer,ao 0:28,apareçe um cachorro no meio de campo

Anônimo disse...

Ae cara vc esqueceu do International Super Star Soccer pro 64 pois foi com ele q revolucionou o futebol pros consoles. + seu post ta muito bom. PARABENS ^^

Anônimo disse...

O post realmente está muito bom, e eu sinceramente so acho que o PES 2010 (PS3) muito melhor que o Fifa World Cup 2010, por mais que o Fifa seja bom, tenha licenças oficiais e melhore a sua jogabilidade a cada ano, o PES está sempre um passo a frente, a jogabilidade é liberdade nos controles é até hoje insuperavel!!

Denis Devasso

Anônimo disse...

poxa vida naum consigo achar nem video nem nada lembro que jogava no shopping na minha cidade um jogo da sega entre seleções que dava pra deixar os hominhos cabeçudos alguém sabe o nome desse jogo?????se sabe por favor me responda no meu email que é alessampieri@hotmail.com

Unknown disse...

valeu pelo post mas realmente faltou alguns jogos, resumindo futebol foi e sempre será uma categoria de game das mais jogadas

Postar um comentário