Sonic Spinball (Mega Drive)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011 Postado por Tristan.ccm

 
Gênero: Pinball / Plataforma


Fabricante: Polygames / SEGA


Lançamento: 1993


Jogadores: 1 a 4 players versus





Todo mundo se lembra que, antes da febre dos arcades, já existiam máquinas que davam aos jogadores um gostinho de "jogo eletrônico": eram os pinballs, que usavam conceitos de física (plano inclinado, eletromagnetismo e outros) para acabar com nossas fichas muito antes de sonharmos com Pong ou Pac-Man. Eles eram uma das fontes de lucro da SEGA em seus primórdios, como você deve ter visto na nossa série Perfil, e depois do advento dos arcades ainda se mantiveram por muito tempo, e embora nos dias de hoje eles estejam esquecidos ainda fazem sucesso, até mesmo entre os não-gamers (afinal, ainda vemos algumas dessas máquinas em botecos e shoppings).

Talvez numa tentativa de relembrar esse sucesso a SEGA tenha decidido incluir elementos de pinball em Sonic 2, na mitológica fase Casino Night Zone. A fase fez tanto sucesso que a empresa, que precisava aplacar a ânsia que os fãs tinham por um terceiro jogo do ouriço, decidiu que um jogo de pinball de seu mascote não seria má idéia, e assim surgiu Sonic Spinball. Porém, como Sonic e plataformas é quase que um par obrigatório, elas acabaram mescladas com a mecânica do pinball, e o resultado dessa mistura acabou ficando, apesar dos pesares, muito legal.

O enredo do jogo é diferente de tudo o que se vê em TODA a série clássica da franquia, pois aqui, pela primeira e única vez é Sonic que parte pra cima do Dr. Eggman: Sonic e Tails descobrem o lugar onde o doutor montou sua fábrica, onde os animais são transformados em robôs, e partem para lá a bordo do Tornado, o avião de Tails. Porém a fábrica de Eggman fica numa ilha bem protegida, e o cientista não hesita em atirar no Tornado, que é derrubado. Sonic cai no mar e acaba nos esgotos, conseguindo se infiltrar dentro da máquina transformadora. Agora, nosso herói precisa destruí-la para evitar que o Dr. Eggman ataque novamente.

A tal máquina se assemelha a uma gigantesca máquina de pinball, e é por isso que aqui não é possível controlar Sonic diretamente... ou não! Quase sempre você estará metralhando o botão C para acionar os rebatedores, mas enquanto sua bolinha azul estiver no ar você pode usar o direcional para alterar, de leve, sua trajetória. Nas máquinas de pinball de antigamente isso era equivalente a "balançar a mesa", uma forma de trapaça que podia ser punida com o "Tilt" (a máquina parava de funcionar e você perdia todos os pontos, cortesia de um inclinômetro que denunciava o jogador apelão). Aqui, porém, a roubalheria está liberada e você pode usar o direcional à vontade, tornando esse jogo único entre os pinballs. Como já foi dito, aqui também temos plataformas, e nesses raros momentos temos um Sonic controlável à moda antiga, com direito até a spindash. O antigo sistema de Acts aqui não aparece, cada fase é única. Apesar de ter apenas quatro fases, cada uma representando uma parte da máquina transformadora, essas fases são tão grandes que você com certeza vai ficar um bom tempo explorando o jogo. Outra novidade é na obtenção das esmeraldas: aqui elas estão espalhadas pelas fases, e não mais em Special Stages, e aqui sua obtenção é obrigatória, pois o setor do chefe da fase só é aberto se você pegar todas.

Bem, mas agora chega aquela hora de mostrar que nem tudo são flores, e mostrar que esse divertido jogo tem, sim, alguns defeitos. Primeiramente, o som: estava tudo certo para o lançamento do jogo quando a Polygames recebeu um aviso da SEGA do Japão: "as músicas de Sonic tem direitos autorais, se usá-las sem permissão, vai ter!", e então TODOS os sons do jogo tiveram que ser refeitos, e às pressas! A Polygames até que fez um trabalho legal, as músicas são legaizinhas, mas tem uns efeitos sonoros do jogo que ficaram medonhos (vide o som do spindash, por exemplo). A parte gráfica do jogo também sofre de altos e baixos, com cenários bonitos percorridos por um Sonic mais gordo que o Ronaldo Fenômeno. Mas isso não torna o jogo a bomba que algumas pessoas apregoam, pelo contrário: ao mesmo tempo em que eu amaldiçoava o efeito sonoro do spindash, ficava curtindo a tema de Toxic Caves (ele gruda na cabeça!); enquanto ria da pança do Sonic adorava ficar rebatendo o balofo pra lá e pra cá. Assim é o primeiro spin-off da série: um game diferente e que liga a antiga paixão pelos pinballs à (então) idolatria pelo ouriço azul.


NOTA FINAL: 9,0
O PINBALL DE SONIC TINHA TUDO PRA DAR ERRADO, MAS GANHA PONTOS NO QUESITO QUE MAIS IMPORTA: DIVERSÃO!
Plataforma:


5 comments:

Denderotto disse...

É bem divertido mesmo, mereceu o 9,0!

Rafael Fernandes disse...

Ah, eu não gosto de Spinball. Esse jogo nunca desceu. Muito frustrante e chato. Talvez eu dê outra chance a ele para ver se muda alguma coisa, hehe

Azrael_I disse...

Sonic Spinball foi o primeiro game do Sonic que eu tive(original na caixa, ganhei junto com o Castle of Illusion). Tenho boas e más lembranças(como o fato de só ter conseguido zerá-lo no emulador, anos depois do meu Mega Drive pifar...), mas uma coisa nunca vai me sair da cabeça: a música dos chefes! Esplêndida, principalmente no terceiro chefe(quando toca a musiquinha de vitória ao quebrar os tubos de vidro).

Gostei da análise, Tristan, mas podia tb ter falado um pouco dos Bonus Stages, que ficam entre as fases, em que o próprio Sonic literalmente joga pinball numa máquina "real".

Curiosidade: o gibi do Sonic ganhou uma edição especial baseada em Sonic Spinball.
Curiosidade 2: Sonic Spinball é um dos games do ouriço que tem menos imagens dos Betas... eu lembro de ter visto em uma edição da Ação Games uma dessas fotos, em que Sonic enfrenta uma planta carnívora, inimigo que não aparece no game lançado.

Azrael_I disse...

http://www.powersonic.com.br/stuff/revistas/media/rev_spinball_ag.jpg

A foto que eu falei, e outras mais... eu tive essa revista!

Unknown disse...

Mto top o jogo. Mereceu o 9,0.
Pena que não é tão famoso E que é um pouco complicado de se acostumar com, se você gosta apenas de jogos de plataforma.

Postar um comentário