Superman (N64)

segunda-feira, 29 de julho de 2013 Postado por Tristan.ccm


Gênero: Ação


Fabricante: Titus


Lançamento: 1999


Jogadores: 1 player


Em 1992, Batman estava voltando aos holofotes após dois maravilhosos filmes dirigidos por Tim Burton. Após aquele desastre que foi a série televisiva dos anos 60, muitos consideravam o herói morto, mas o ar sombrio dos novos filmes mostrou finalmente um Batman como os quadrinhos pintavam: um herói amargurado pelo passado, sem poderes mas que sabia como ninguém se esconder nas sombras e causar terror nos bandidos. No rastro do sucesso dos filmes, a Warner convocou o recém-contratado Bruce Timm (um dos responsáveis pelos megasucessos He-Man e Tiny Toons) para trabalhar numa série de animação do homem-morcego. O resultado foi a maravilhosa Batman - the Animated Series, que mostrava um herói ainda mais sombrio numa belíssima Gotham estilo "art déco".

O trabalho de Timm deu tão certo que a Warner decidiu expandir seu trabalho para outro herói: Superman. Mas ao contrário do cavaleiro das trevas, o último filho de Krypton estava em baixa, depois de ter sua imagem associada ao canastrão-mor Dean Cain na terrível série televisiva Lois & Clark (sim, aquela mesma que passava depois do Fantástico e que foi substituida pelo Sai de Baixo). A série mantinha o traço característico de Batman, mas a Metropolis diurna e colorida não parecia tão legal quanto a Gotham noturna e sinistra do desenho anterior, tanto que o desenho do Batman acabou vindo em seu socorro quando sua audiência capengou, renomeado de As Aventuras de Batman e Robin (que entrou para a história com o primeiro Robin macho de verdade). A série do Superman acabou cancelada, e o herói acabaria voltando apenas em 2001, no desenho Liga da Justiça, que misturaria os dois heróis já retratados por Timm com outros ícones da DC como Flash, Mulher Maravilha (a mais gata desenhada até hoje) e Lanterna Verde.

Quem assistiu esses desenhos sabe: o que o Batman tinha de foda, o Superman tinha de bundão! O cara tem força quase infinita, é à prova de balas, voa mais rápido que a luz, pode queimar o que quiser só com o olhar, seu hálito congela qualquer coisa... Como pode um cara com esses poderes apanhar feito mulher de malandro pra qualquer inimigo? Mesmo quando teve a ajuda de outros heróis em Liga da Justiça ele sempre apanhava feio (até do Coringa que nem poder tem ele tomou uns tabefes num episódio!). Eu até cheguei a gostar do sr. Kent na minha infância (era um dos que amarrava um pano nas costas e fingia voar depois de ver os filmes do Christopher Reeve), mas depois das representações posteriores que ele teve mudei meu conceito. Quem sabe o novo filme dele não conserta isso? (ainda não assisti, podem me xingar)

Bem, mas todo esse blablablá sobre desenhos e filmes não está aqui à toa. Afinal, o sucesso desses programas sempre desemboca em games. O desenho do Batman teve um ótimo jogo no SNES (já resenhado pelo P.A.), e o do Superman teve este, lançado exclusivamente pro N64 (chegou a ser cogitada uma versão pra PS1, que foi cancelada). E eu nem preciso falar sobre o lixo que esse game é, todo mundo que sabe ligar um computador já ouviu falar dessa bomba. E talvez o motivo seja justamente esse: o jogo do Batman veio de um desenho que era muito bom, e o jogo é fiel a ele, pois fala de episódios do desenho. O game do Superman é diferente: não há NENHUM episódio da série onde Lex Luthor sequestra Lois Lane e Jimmy Olsen para atrair Superman para uma armadilha, jogando-o numa realidade virtual: isso ocorre no desenho do Batman, no episódio "O que é realidade?", onde o Charada faz isso com o Comissário Gordon e Batman entra no mundo virtual para salvá-lo. No desenho os puzzles são criativos, mas no game não passam de um caminho de anéis!

Mas o sal na ferida é a jogabilidade. Existe uma espécie de lag entre você apertar um botão e o jogo responder, coisa que não acontece em outros jogos (e nem é culpa do meu joystick, isso só acontece nesse jogo). Se a precisão dos controles não fosse crucial no festival de anéis que você precisa passar pra chegar no fim da fase, isso não seria um problema tão grande. É como se você jogasse Sonic e ele demorasse de um a dois segundos entre você apertar o botão e ele pular, ou seja, isso torna o jogo quase impossível de se zerar.

Com isso, posso concluir que o grande culpado nem é o Superman, poderoso demais pra ser tão molóide, nem do desenho, que poderia ter se saído melhor por ter sido feito por craques. O culpado aqui é a programação. Eu tenho jogado muito ultimamente o MMO DC Universe Online, onde o voo e os "anéis contra o relógio" também estão presentes, mas ali você não briga com os controles pra manter seu herói no curso desejado. Ele tem boas ideias, poderia até ter se tornado uma espécie de "GTA do Superman" se os programadores tivessem se esforçado mais, mas tudo indica que ele foi programado às pressas por um cara que não manjava muito disso, e o resultado foi o pior jogo de super-herói já feito. Uma pena que um herói como Superman quase nunca seja bom de games (Death and Return of Superman, de SNES, é um dos poucos que se salvam). O maior de todos os heróis merecia algo melhor...

NOTA FINAL: 0,0
BASEADO NUM DESENHO NÃO TÃO BOM, COM UMA EQUIPE DE PROGRAMADORES INCOMPETENTE E COM CONTROLES CAGADOS, ESSE É UM GAME QUE CONSEGUE SER MAIS DANOSO AO HOMEM DE AÇO DO QUE UMA TONELADA DE KRYPTONITA. 

Plataforma:


12 comments:

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

quem fez esse game no N64 é certo de duas coisas:

odiava a Nintendo e odiava o Superman, preferindo o Homem Aranha...só pode ser

Geovane Sancini disse...

Acho que se eu pedir meu tio gordo e suado pra sentar num joystick de 64 e rebolar em cima dele, vai ter os mesmos resultados caso eu tente jogar essa bomba com afinco

Unknown disse...

E o pior: não tem checkpoint.
Morre na última fase, e tem que fazer o jogo inteiro de novo.
E as poucas pessoas que conseguiram chegar no final viram o final mais chato da história dos videogames.

Foi baseado nesse jogos que a Sony e a Microsoft decidiram dedicar um período do desenvolvimento pra ver se o jogo realmente presta.

Azrael_I disse...

Todos são unânimes: esse é, sem dúvida, um dos piores games de todos os tempos (junto com o jogo do E.T. pra Atari). Como eu disse uma vez no meu post Os Jogos que o Tempo (quase) Esqueceu, o Super-Homem sempre foi maldito pra games, quase nenhum de seus jogos vingou. Talvez agora, com o lançamento do filme Man of Steel, a DC resolva investir melhor no Super (ainda mais com o anúncio da sequência em que estará ninguém menos que o Batman! Só o Morcego pra salvar o Super, hehehe). Ou não, quem sabe, afinal Injustice: Gods Among Us não tem sido essa coca-cola toda também...

Agora, Tristan, não fale mal do desenho do Super... tá certo que perde feio pro desenho do Batman, mas também tá longe de ser ruim; tivemos bons episódios e excelentes lutas, principalmente contra alguns dos melhores vilões do Super, como Brainiac, Darkseid, Metallo, além de apresentar bem o universo do Super pra quem nunca foi muito fã de gibi e preparar o terreno pro desenho da Liga (no desenho do Super apareceram vários outros personagens da DC, como o próprio Batman dando em cima da Lois Lane, o Aquaman e o Flash disputando corrida com o Super). E você esqueceu um fato: além do diretor Bruce Timm, outro grande responsável pela qualidade dos desenhos foi o roteirista Paul Dini, que já havia trabalhado nos gibis dos heróis e foi também o roteirista dos dois primeiros games da série Batman Arkham.

Solid Snake disse...


Nunca tinha jogado esse e pelo jeito vou continuar a não joga-lo...
Valeu Tristan por alertar um retro-game iniciante.

Denderotto disse...

Sem dúvidas é um, dos piores jogos de todos os tempos, e coitado de quem gastou dinheiro com esse jogo na época :-/

Máq disse...

Não importa o poder do Superman...
O Batman tem o maior superpoder de todos, todos...
Protecionismo dos roteiristas. auhauhauhahua

Alvarochaves1999 disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Felipe Biazi disse...

Conheci o blog hoje, e gostaria de te fazer uma crítica.

Eu lembro quando este jogo foi lançado, e lembro também as matérias que as revistas lançaram na época. Eu concordo com você que este foi um dos piores jogos de todos os tempos, entretanto, minha crítica é ao seu review.
Embora o jogo seja ruim, eu acredito que se a ideia era fazer um review, você deveria dizer mais sobre o jogo.
Em momento algum os gráficos ou o som foram citados. Não consegui saber qual a história do jogo também. Acredito que falar de quadrinhos e Batman é uma boa introdução, mas falar deles o tempo todo, deixa o texto sem conteúdo (sobre o jogo).

Estou deixando a minha opinião para melhorar o blog, gosto muito da ideia de falar sobre jogos clássicos e pretendo passar a entrar sempre por aqui

Abraços!

Anônimo disse...

Nunca tinha ouvido falar desse jogo. e olha q eu tinha um 64 para falar a verdade não muinto jogos q prestava no 64 mas deu p/ jogar bons titulos.

Alvarochaves1999 disse...

Esse jogo vendeu bem, mesmo sendo um lixo!

Postar um comentário