Nintendinho 8 Bits

terça-feira, 22 de abril de 2008 Postado por P.A.

Começarei falando sobre o nintendinho 8 bits, conhecido como NES! Então, senta que lá vem história...


Em 1983, a enorme quantidade de jogos ruins no mercado de video-games trazida principalmente pela Atari, espantou os consumidores das lojas dos EUA, e levou ao grande crash de 1984, que quebrou quase todas as empresas da área.

Um ano antes (em 1983), do outro lado do mundo, a Nintendo lança no Japão, o Nintendo Famicom (Family Computer), console que mais parecia um brinquedo infantil. Foi a partir daí que os japoneses começariam o domínio da indústria de jogos, deixando as empresas americanas para trás. O Famicom, lançado sem maiores pretensões, já tinha vendido 2.5 milhões de unidades até a data do “crash”.

Mesmo assim, com medo da concorrência da “gigante” Atari, a Nintendo tentou vender a comercialização de seu Famicom para a própria, que recusou-se prontamente a aceitar a proposta. A Nintendo então, resolveu introduzir por meios próprios o console no mercado americano em 1985, com novo nome (Nintendo Entertainment System) e “design” totalmente remodelado. Surgia então o grande responsável pela recuperação do mercado de videogames, uma luz no fim do túnel para os game-maníacos!




O NES pode ser considerado o console mais bem sucedido da história dos video games. Mesmo sendo inferior ao seus concorrentes Atari 7800 e Sega Master System na parte sonora e gráfica, o NES se deu muito bem, graças à fortes campanhas publicitárias que influenciavam os jogadores a adquirirem um, e também, pela grande variedade de jogos, que por sinal eram muito divertidos, já que a Nintendo tinha a seu lado grandes Softhouses como Namco, Konami e Square.

O NES lançaria inúmeros clássicos que teriam continuidade nos consoles de futuras gerações, como Super Mario, Super Metroid, Castlevania, Metal Gear, Megaman, Final Fantasy, Zelda entre tantos outros games fantásticos!


Você sabia que...

Super Mario Bros 3 é até hoje, o detentor do recorde de jogo mais vendido de todos os tempos!
Plataforma:


Comente com o Facebook: