A Era dos Videogames (Parte 6)

terça-feira, 29 de julho de 2008 Postado por P.A.

1988 – Tetris; a febre mundial...

O russo Axeley Pajitnov cria Tetris, um joguinho de “encaixar peças”. Inspirado nos grandes prédios e construções! Ele, assim como alguns pioneiros, não ganhou nada pela criação desse game viciante graças a política comunista da Rússia! Mas em 1991 ele se mudou pra os EUA e em 1996 os direitos do jogo voltaram para suas mãos.


Tetris, um joguinho viciante!



Outubro de 1988 - O primeiro console de 16 bits: Mega Drive ou Genesis!

A Sega, irritada por causa da derrota de seu Master System, deu troco nas concorrentes e lançou o Mega Drive, o primeiro console de 16 bits, dois anos depois do lançamento do Mark III (Master System) no Japão! O Mega Drive tinha um design futurístico e usava um processador Motorola 68000 (o mesmo dos micros AMIGA 500) muito poderoso, que rodava a 7.67 Mhz! No EUA, o console era chamado de Genesis e apareceu em 1989!




O Genesis e seu belo design!


A Sega saiu na frente da Nintendo, que em breve lançaria seu Super Nintendo pra concorrer também! No Japão, o Mega Drive ficou devendo e não caiu no gosto da galera, talvez, seu calcanhar de Aquiles tenha sido a carência de bons RPGs, jogos adorados pelo povo do olho puxado! 

Mas no resto do mundo o Mega Drive se deu bem e muitos confirmam a vitória do console sobre o Super Nes! 

Jogo era o que não faltava para o Mega Drive. Além das excelentes produções da própria Sega ela ainda contava com o apoio das melhores produtoras do momento como a Konami, Capcom, Tecnosoft, Interplay, Sunsoft, Hudson e Electronic Arts. Esta última foi a principal responsável, junto com a Sega, pelo sucesso do console no mercado americano e Europeu; devido à sua excelente gama de jogos de esporte!

Abaixo, alguns jogos do Mega que fizeram a cabeça da galera:












1)Altered Beast - o primeiro jogo de Mega Drive que nem era tudo isso; 2)Sonic The Hedgehog - o mascote da Sega criado para competir com Mario; 3)Golden Axe e 4)Streets of Rage - dois clássicos da Sega e que fizeram muito sucesso; 5)Castlevania e 6)Contra - ganharam suas versões pro console da Sega; 7)Double Dragon; 8)Comix Zone - jogo muito interessante; 9)Shinig Force e 10)Phantasy Star - dois ótimos RPGs da Sega; 11)Mortal Kombat - a versão de Mega tinha sangue e os fatalities; 12)Street Fighter - também estava presente no console; 13)Road Rash; 14)Ayrton Senna Super Monca GP 2 - primeiro jogo com o nome do campeão brasileiro de fórmula 1; 15)Revenge of Shinobi - clássico jogo de ninja; 16)Strider - um ótimo jogo que mostrava todo o potencial do console da Sega.


Assim como o PC Engine, o Mega também recebeu um adaptador de CDs, se tornando Mega CD! O periférico recebeu o nome de Sega CD nos EUA e o preço era bem alto! Mas ao que tudo indica, o Sega CD não emplacou, já que além de caro, os jogos lançados não aparentavam grandes melhorias que fizessem valer sua compra!

Acima, o Genesis com um Sega CD acoplado!


Entretanto, apesar das melhorias, o acessório não resolveu o problema básico que afligia os usuários de jogos do Mega Drive, que eram as míseras 64 cores (no máximo) exibidas simultaneamente na tela. Os jogos do Mega CD/Sega CD variavam de medíocres a péssimos. O que mais existiam eram conversões de jogos já lançados para o Genesis, com apenas fases a mais, filminhos adicionais ou músicas orquestradas, e só. Não valia a pena comprar o periférico, mas graças ao número de RPGs desenvolvidos para ele (no Japão), e o sucesso do Genesis nos EUA, mais de 6 milhões de Sega CDs foram vendidos, o que gerou um suporte razoável a plataforma em termos de quantidade de jogos (mais de 200 em sua jogoteca).

Mas o pior ainda estava por vir, o console ainda recebeu o 32x! O 32X (foto ao lado) era um precursor do que viria a ser o Saturn, mas veio na forma de um periférico externo que se encaixava no Mega Drive/Genesis e prometia gráficos poligonais de extrema qualidade (até 50 mil polígonos). Além de mostrar 32.000 cores simultâneas na tela, ele tinha 2 processadores próprios SH2, da Hitachi, e 1 co-processador, e vinha com mais 512 KB de memória RAM. O 32X era encaixado em cima do console, e poderia ser utilizado em conjunto até mesmo com o Mega CD/Sega CD.

Mas, apesar de seu relativo poder gráfico, a concorrência já preparava algo bem melhor (o Playstation) no ano de seu lançamento, e a própria Sega já desenvolvia um sucessor (o Saturn). Lançado em 1994, o 32X foi um fracasso e durou pouco mais de 1 ano no mercado.

Entre os diversos outros periféricos lançados para o console da Sega, não podemos nos esquecer do controle de 6 botões (utilizado para jogar Street Fighter II), o Activator (aquela espécie de tapete onde o usuário pisava e controlava o movimento na tela), um modem (lançado apenas no Japão e Brasil), pistola, mouse e o inútil conversor para rodar jogos de Master System.

O Mega Drive nunca alcançou o status de console mais vendido do Japão, embora o Genesis tenha sido líder indiscutível de mercado até 1993, graças às mancadas da Nintendo como a excessiva censura em seus jogos, o processador lento do SNES (que era uma mina de ouro para os marketeiros da Sega) e a entrada tardia dele em solo americano (no final de 1991).
Com o lançamento de Donkey Kong Country em 1994 e a salada de periféricos da Sega, entretanto, o jogo mudou, e os consumidores americanos perderam a fé no Genesis, que afundou vagarosamente até ser descontinuado em 1997 frente a concorrência de Playstations, Saturns e N64s.

Mesmo assim, o Mega Drive/Genesis pode ser considerado o melhor console fabricado até hoje pela Sega (pelos excelentes jogos), e para muitos outros jogadores e fãs, ele foi simplesmente o melhor console da história!

Vale lembrar que o console da Sega fez muito sucesso aqui no Brasil, graças ao excelente suporte oferecido pela Tec Toy e à falta de concorrentes até a chegada do SNES através da Playtronic.


Fim da 6ª parte!!!! Clique Aqui e confira a 7ª Parte!


10 comments:

Andreas L.S. disse...

Que SNES que nada...

Mega Drive é o melhor!!

Melhor VG da era 16 bits!!!

P.A. disse...

Sou mto mais o SNES!!!

Andreas L.S. disse...

O adaptador pra Master System não era inútil não, eu jogava Mônica no Castelo do Dragão no meu Mega com ele...=P

P.A. disse...

Pois é, mas apresentava alguns defeitos:

"O acessório apresentava alguns problemas em revisões posteriores do console, já que o conector do cartucho ficava mais distante do topo do gabinete do console, fazendo com que o terminal de inserção do acessório não ficasse devidamente encaixado. O problema podia ser resolvido removendo o acessório do gabinete plástico, encaixando-o diretamente no Mega Drive."

Fonte: Wikipédia

Andreas L.S. disse...

É, eu também fazia pegar na gambiarra... Mas funcionava =)
A Sega realmente errou nesse ponto, sendo que o adaptador não tinha nada do Master dentro, era mais um adaptador do cartucho do Mega pro cartucho do Master... Eles podiam ter lançado como um cartucho comum, no estilo do de Sonic & Knuckles.

Anônimo disse...

foi muuuuito bom relembrar estes tempos, hoje ainda tenho alguns destes velhos games, mas é mais para mostrar p meus filhos como era antes, valewwww.bela matéria

tsukune aono disse...

eu adoro a saga a era dos games muito bom!!!

Vinicius disse...

Snes, muito mais foda.

ricardo crush disse...

sou fa do snes mais tb adoro o mega pois foi nele que joguei muitos classicos da sega antes de ter meu snes pena que hj em dia a sea n mostra a mesma competencia de antes

Unknown disse...

prefiro o snes mas ele tem prosesador mais lento,e isso era uma desvantagem.por isso gosto tbm do mega drive e foi meu primeiro video game, o mega drive!

Postar um comentário