A Era dos Videogames (Parte 8)

sábado, 16 de agosto de 2008 Postado por P.A.

1990 - O console mais poderoso é lançado!

Um pequeno parênteses: Foi em 1990 que Super Mario Bros 3 (NES) foi lançado, o jogo mais vendido da história!

A SNK, produtora de games para arcades, resolve se aventurar no mercado de consoles e lança o Neo Geo! O videogame possuía ótimos gráficos e jogos excelentes! O console era superior aos concorrentes, tanto em desempenho como no preço... Com videogame e cartuchos com preços acima da média fizeram-no ir mal de vendas no mercado dos games, fazendo o Neo Geo ficar conhecido como o "Console de Luxo"!
O Neo geo (foto ao lado) possuía cartuchos com grande capacidade de memória e um controle parecido com das máquinas de fliperama, por isso, seu alto custo!

Mas o Neo geo possuía uma boa gama de jogos, principalmente de tiro e luta, típicos jogos de arcades! E foram esses bons jogos fizeram com que o console mais caro da história tivesse uma vida longa, abaixo alguns desses jogos:



1)Nam 1975 - o primeiro jogo lançado pro console; 2)Super Spy; 3)Ghost Pilots; 4)Alpha Mission 2; 5)Art of Fighting; 6)Samurai Showdonw; 7)Fatal Fury - a resposta da SNK pra concorrência de Street Fighter; 8)King of Fighters - clone de Street Fighter que fez muito sucesso; 9)Goal Goal Goal!; 10)Street Hoops; 11)Sengoku - jogo viciante e com ótimos gráficos; 12)Metal Slug - clássico, um dos melhores jogos do console pra mim!


Em 1994 a SNK resolveu lançar o Neo Geo CD (foto ao lado) que nada mais era do que o próprio Neo Geo com um drive de CD ROM “single speed”, memória interna para salvar seu progresso e mais RAM, que possibilitava jogos mais bonitos e mais baratos também!

Apesar disso, o console com ótimos jogos 2D não suportou a concorrência do Playstation e do Saturn que possuíam jogos em 3D!

No ano de 2000, a SNK veio a falência no Ocidente e passou a fabricar jogos para arcade e comercializar seu porátil: o Neo Geo Pocket.

Novembro de 1990 - Finalmente a Nintendo lança seu console de 16 bits!

A Nintendo, preocupada com a concorrência do Mega Drive e vendo que seu NES não suportaria por muito tempo, lançou seu sucessor, o Super Famicon (Japão). Conhecido no Ocidente como Super Nintendo Entertainment System ou SNES!

Exatos 6 anos depois do lançamento do NES no EUA, a Nintendo lança o Super Nintendo para brigar com o crescente Genesis! O console da Nintendo, por ser quase dois anos mais novo, possuía gráficos e efeitos sonoros bem mais sofisticados que o concorrente. O SNES conseguia colocar até 256 cores simultaneamente na tela, de uma paleta de mais de 32 mil cores; e movimentava sprites bem mais complexos que o Genesis. O controle também inovou com os seus 8 botões, apesar de mais se parecer com um osso para cães. O único defeito do SNES era o processador lento, que rodava apenas 3.57 MHZ.




À esquerda a versão européia do console que herdou o design da versão japonesa! À direita a versão que nós brasileiros conhecemos, com nome diferente (SNES) e que parecia uma caixa de sapatos!


O Super Nintendo rapidamente caiu no gosto da galera e foi um sucesso de vendas. Também pudera, o console trouxe a melhor seleção de jogos da história em sua fase inicial! Abaixo alguns dos jogos do SNES:




1)Super Mario World - o primeiro jogo do console que já mostrava todo o poder do SNES!; 2)Super Mario RPG - o primeiro jogo de RPG do encanador; 3)Castlevania IV e 4)Super Contra III - também marcaram presença no console; 5)F-Zero; 6)Mario Kart - um dos melhores jogos do console; 7)Street Fighter II - uma ótima conversão pro SNES; 8)Mortal Kombat - outro clássico de luta concorrente do Street Fighter; 9) Legend of Zelda 3: A Link to the Past - ótimo jogo da série; 10)Final Fantasy; 11)Teenage Mutant Ninjas Turtles IV - um excelente jogo da Konami; 12)Donkey Kong Country - o primeiro jogo da série pro SNES e que deu a liderança do mercado pro SNES; 13)International Superstar Soccer - ótimo jogo de futebol; 14)Killer Instinct; 15)Earthworm Jim - jogo divertido e com ótimos gráficos; 16)Star Fox - o primeiro jogo a utilizar a tecnologia do chip Super FX


Em 1993, o Genesis ainda se mantinha na liderança e para mudar esta situação, a Nintendo lança o chip Super FX! O primeiro jogo a utilizar tal tecnologia foi Star Fox e logo viriam mais, sendo o mais famoso Yoshi’s Island, que utilizava uma versão mais poderosa do Super Chip FX. Mas além do Super Chip FX, um game viria para colocar o SNES na liderança: Donkey Kong Country (1994).

Dentre os acessórios lançados pro console, podemos citar a Super Scope 6 (bazuca) e o Super Game Boy, um cartucho utilizado para rodar games do Game Boy. Mas foi o SNES CD o mais curioso deles, que nunca chegou a ser lançado. O SNES CD estava sendo fabricado pela Sony, mas a Nintendo rompeu o contrato com a mesma, que no final das contas, acabou o serviço que já havia começado lançando o Playstation, console de 32 bits!

O SNES já vendeu mais de 50 milhões de unidades por todo o mundo e foi um sucesso absoluto de crítica e público. Muitos o consideram o melhor console da história (inclusive eu), título devido principalmente à qualidade dos jogos desenvolvidos pra ele. O SNES foi oficialmente descontinuado em outubro de 1997... No Brasil, ele chegou oficialmente pela Playtronic em 1993.

Fim da 8ª parte! Clique Aqui e confira a 9ª Parte!


4 comments:

Thiago disse...

Realmente o melhor de todos os tempos! Completo em todos os estilos, luta, corrida, aventura, RPG. PERFEITO!!!

VIDEOGAMEPLUS disse...

Legal o seu blog, visitarei mais.

Julia-Sama disse...

Snes é o melhor video game de todos! ô epoca boa, em que eu passava tardes inteiras sentada tentando passar os boss do DKC 2, ou talvez tentando descobrir os segredos do super mario word, ou jogando qualquer outro jogo da pilha de cartuchos que eu tinha.
Otra coisa boa eram os bugs lindos que tinha em certos jogos, principalmente DKC2, como os 3 macacos, excelent.

Pra ter uma ideia, fiz questão de baixar um emulador d snes so pra ter todos os jogos deles, e principalmente pra jogar o melhr: Final Fantasy 6, que você deveria ter mostrado ai, pq é o jogo com melhores efeitos graficos do Snes.

P.S: meu snes esta em otimas condições!

ricardo crush disse...

viva nosso querido snes assim como voce julia meu snes funciona a todo vapor ontem mesmo zerei megaman x3 dos games da foto acima so nao tenho f-zero,final fantasy e killer instinct os outros eu tenho vlw mercado livre e bancas de cartuchos nas feiras onde compramos games raros a preco de banana como meu yoshi island 25$.

Postar um comentário