A Era dos Videogames (Parte 8)

sábado, 16 de agosto de 2008 Postado por P.A.

1990 - O console mais poderoso é lançado!

Um pequeno parênteses: Foi em 1990 que Super Mario Bros 3 (NES) foi lançado, o jogo mais vendido da história!

A SNK, produtora de games para arcades, resolve se aventurar no mercado de consoles e lança o Neo Geo! O videogame possuía ótimos gráficos e jogos excelentes! O console era superior aos concorrentes, tanto em desempenho como no preço... Com videogame e cartuchos com preços acima da média fizeram-no ir mal de vendas no mercado dos games, fazendo o Neo Geo ficar conhecido como o "Console de Luxo"!
O Neo geo (foto ao lado) possuía cartuchos com grande capacidade de memória e um controle parecido com das máquinas de fliperama, por isso, seu alto custo!

Mas o Neo geo possuía uma boa gama de jogos, principalmente de tiro e luta, típicos jogos de arcades! E foram esses bons jogos fizeram com que o console mais caro da história tivesse uma vida longa, abaixo alguns desses jogos:



1)Nam 1975 - o primeiro jogo lançado pro console; 2)Super Spy; 3)Ghost Pilots; 4)Alpha Mission 2; 5)Art of Fighting; 6)Samurai Showdonw; 7)Fatal Fury - a resposta da SNK pra concorrência de Street Fighter; 8)King of Fighters - clone de Street Fighter que fez muito sucesso; 9)Goal Goal Goal!; 10)Street Hoops; 11)Sengoku - jogo viciante e com ótimos gráficos; 12)Metal Slug - clássico, um dos melhores jogos do console pra mim!


Em 1994 a SNK resolveu lançar o Neo Geo CD (foto ao lado) que nada mais era do que o próprio Neo Geo com um drive de CD ROM “single speed”, memória interna para salvar seu progresso e mais RAM, que possibilitava jogos mais bonitos e mais baratos também!

Apesar disso, o console com ótimos jogos 2D não suportou a concorrência do Playstation e do Saturn que possuíam jogos em 3D!

No ano de 2000, a SNK veio a falência no Ocidente e passou a fabricar jogos para arcade e comercializar seu porátil: o Neo Geo Pocket.

Novembro de 1990 - Finalmente a Nintendo lança seu console de 16 bits!

A Nintendo, preocupada com a concorrência do Mega Drive e vendo que seu NES não suportaria por muito tempo, lançou seu sucessor, o Super Famicon (Japão). Conhecido no Ocidente como Super Nintendo Entertainment System ou SNES!

Exatos 6 anos depois do lançamento do NES no EUA, a Nintendo lança o Super Nintendo para brigar com o crescente Genesis! O console da Nintendo, por ser quase dois anos mais novo, possuía gráficos e efeitos sonoros bem mais sofisticados que o concorrente. O SNES conseguia colocar até 256 cores simultaneamente na tela, de uma paleta de mais de 32 mil cores; e movimentava sprites bem mais complexos que o Genesis. O controle também inovou com os seus 8 botões, apesar de mais se parecer com um osso para cães. O único defeito do SNES era o processador lento, que rodava apenas 3.57 MHZ.




À esquerda a versão européia do console que herdou o design da versão japonesa! À direita a versão que nós brasileiros conhecemos, com nome diferente (SNES) e que parecia uma caixa de sapatos!


O Super Nintendo rapidamente caiu no gosto da galera e foi um sucesso de vendas. Também pudera, o console trouxe a melhor seleção de jogos da história em sua fase inicial! Abaixo alguns dos jogos do SNES:




1)Super Mario World - o primeiro jogo do console que já mostrava todo o poder do SNES!; 2)Super Mario RPG - o primeiro jogo de RPG do encanador; 3)Castlevania IV e 4)Super Contra III - também marcaram presença no console; 5)F-Zero; 6)Mario Kart - um dos melhores jogos do console; 7)Street Fighter II - uma ótima conversão pro SNES; 8)Mortal Kombat - outro clássico de luta concorrente do Street Fighter; 9) Legend of Zelda 3: A Link to the Past - ótimo jogo da série; 10)Final Fantasy; 11)Teenage Mutant Ninjas Turtles IV - um excelente jogo da Konami; 12)Donkey Kong Country - o primeiro jogo da série pro SNES e que deu a liderança do mercado pro SNES; 13)International Superstar Soccer - ótimo jogo de futebol; 14)Killer Instinct; 15)Earthworm Jim - jogo divertido e com ótimos gráficos; 16)Star Fox - o primeiro jogo a utilizar a tecnologia do chip Super FX


Em 1993, o Genesis ainda se mantinha na liderança e para mudar esta situação, a Nintendo lança o chip Super FX! O primeiro jogo a utilizar tal tecnologia foi Star Fox e logo viriam mais, sendo o mais famoso Yoshi’s Island, que utilizava uma versão mais poderosa do Super Chip FX. Mas além do Super Chip FX, um game viria para colocar o SNES na liderança: Donkey Kong Country (1994).

Dentre os acessórios lançados pro console, podemos citar a Super Scope 6 (bazuca) e o Super Game Boy, um cartucho utilizado para rodar games do Game Boy. Mas foi o SNES CD o mais curioso deles, que nunca chegou a ser lançado. O SNES CD estava sendo fabricado pela Sony, mas a Nintendo rompeu o contrato com a mesma, que no final das contas, acabou o serviço que já havia começado lançando o Playstation, console de 32 bits!

O SNES já vendeu mais de 50 milhões de unidades por todo o mundo e foi um sucesso absoluto de crítica e público. Muitos o consideram o melhor console da história (inclusive eu), título devido principalmente à qualidade dos jogos desenvolvidos pra ele. O SNES foi oficialmente descontinuado em outubro de 1997... No Brasil, ele chegou oficialmente pela Playtronic em 1993.

Fim da 8ª parte! Clique Aqui e confira a 9ª Parte!


Comente com o Facebook: