A Era dos Videogames (Parte 10)

quarta-feira, 17 de setembro de 2008 Postado por P.A.

1994 - A Sega lança o Sega Saturn!

Um pequeno parênteses: foi neste ano que o SNES recebeu clássicos que fariam com ele se mantivesse vivo por mais tempo, mesmo frente ao poderoso console da Sony que viria por ae. Super Metroid, Star Fox (o primeiro a utilizar o Super Chip FX) e Donkey Kong Country dariam mais glória ao poderoso console da Nintendo!

A Sega precisava de um sucessor do seu bom e já batido Mega Drive, ainda mais depois do fracasso do Mega CD e do próprio 32X que foi lançado neste ano! A Sega resolveu então se empenhar em um poderoso console de 32 bits! Rumores dizem que o 32X, era a primeira versão do Saturn (chamada internamente de Jupter), mas a Sega decidiu incrementar o console quando ficou sabendo, em 1993, das especificações técnicas do Playstation, o futuro concorrente da Sony. E foi em novembro que a Sega lança o Saturn! O console possuía 8 processadores e capacidades tanto 2D quanto 3D.



O Saturn em sua versão americana!


No primeiro dia de seu lançamento o Saturn vendeu 170 mil unidades, chegando a 500 mil no Natal (graças à bons games convertidos dos arcades, como Virtua Fighter e Daytona). Embalada com o sucesso no Japão, a Sega resolveu antecipar o lançamento nos EUA e pegou todos de surpresa, softhouses e consumidores. Mas o preço era um pouco alto, US$400 e a variedade de jogos pequena!

No que diz respeito aos jogos, o Saturn ficou famoso pela excelência em jogos 2D, devido à boa memória para texturas. Em jogos 3D, ele tinha um desempenho inferior graficamente ao rival Playstation, devido à dificuldade de se programar para seus 8 processadores internos.





1)Panzer Dragoon - ótimo shooter; 2)Panzer Dragoon em sua versão RPG; 3)Sega Rally - viciante e divertido; 4)Out Run - lançado apenas no Japão; 5)Virtua Fighter II; 6)Nights - considerado o jogo mais bem feito pro console.


Até mesmo, Yu Suzuki, o guru da Sega, reclamava da dificuldade de se fazer jogos para o console, dizendo que, para extrair todo seu potencial, seus títulos tinham que ser feitos na linguagem de máquina, o Assembly, ao invés do popular C/C++, que era utilizado por praticamente toda a comunidade desenvolvedora de jogos no Japão, Europa e EUA.

Apesar de ter ótimos jogos, as principais produtoras japonesas, resolveram fazer jogos pro Playstation, que era mais fácil de programar e com custos de desenvolvimento mais baratos! Talvez esse tenha sido o grande defeito do Saturn...

O Sega Saturn recebeu diversos acessórios, entre eles: volantes, controles, memory card, cartucho de expansão de memória de 4 MB e o mais interessante deles, o Saturn Net Link que nada mais era que um cartucho com modem utilizado pra acessar a internet.

O marketing fraco da Sega e a pouca variedade de jogos fizeram o Saturn despencar. No final de 1998 ele foi descontinuado oficialmente!

Dezembro de 1994 - O console mais bem sucedido do mundo: Playstation!

A história de desenvolvimento do primeiro videogame da Sony é bastante curiosa, e nos remete há quase 4 anos antes do seu lançamento. Originalmente a Sony tinha feito um acordo com a Nintendo para desenvolver o sistema de CD para o SNES, para competir com o Mega CD. Por divergências na cobrança de royalties, o acordo foi desfeito, mesmo com o projeto (já com o nome de Playstation) em avançado estágio de desenvolvimento.
A Sony então decidiu investir no projeto, e fez uma parceria com a LSI para desenvolver os chips do novo console, adicionando força extra para que ele pudesse concorrer com os novos videogames. E no final de 1994, o Playstation foi lançado no Japão, e a Nintendo logo perceberia o erro que havia cometido, já que o Playstation derrubaria da Nintendo do topo do mercado de games!



Acima, o console da novata (no mundo dos videogames) Sony!


Seu lançamento foi um sucesso, tanto no Japão quanto nos EUA. O Playstation (também chamado de PSX), impressionou com seus gráficos superiores e ótima jogabilidade!

O Playstation, por ter conseguido assumir a liderança no mercado de jogos em 1996, foi sustentado por todas as produtoras do planeta (CASSILDISSSS), algumas dando exclusividade a ela, sendo a Square (produtora de Final Fantasy) a mais importante! A produtora abandonou a Nintendo e seus caros cartuchos e até hoje tem uma forte aliança com a Sony. A Namco, eterna rival da Sega, também foi outra produtora de peso que ajudou a alavancar o sucesso do Playstation.

O PSX tem a maior biblioteca de jogos da história, com milhares de títulos produzidos para ele até hoje. Sucessos como Resident Evil, Winning Eleven, Gran Turismo, Medal of Honor e Silent Hill nasceram neste console!



1)Crash Bandicoot - por muito tempo o mascote da Sony; 2)Metal Gear Solid; 3)Ridge Racer; 4)Driver; 5)Resident Evil e 6)Silent Hill nasceram no PSX e são sucesso até hoje; 7)Final Fantasy VII e 8)Chrono Cross eram bons RPGs; 9)Winning Eleven e suas inúmeras versões; 10)Ace Combat - o melhor simulador de aviões; 11)Tekken ganhou 3 versões no console; 12)Soul Edge é o precursor de Soul Calibur; 13)Tomb Raider e sua musa Lara Croft; 14)Medal of Honor também nasceu no PSX!


Por seu eminente sucesso, o console se tornou o mais popular de sua geração! Entre os periféricos que o console recebeu podemos destacar: controles, volantes, cabo Link para combates em rede, o controle analógico Dual Shock e o principal deles: o Memory Card!
O Playstation ainda ganhou uma nova versão com um novo nome, PSone! Mas as modificações era apenas externas, já que o hardware é o mesmo. Junto com as modificações o console ainda ganhou conexão com celular e uma tela de matriz ativa que tornava o console “semi-portátil”.





À esquerda o Psone com seu novo desing e à direita com sua telinha, o tornando um quase portátil!


Com marketing agressivo, ótimo hardware e uma biblioteca de jogos vasta e de qualidade, a Sony conseguiu vencer a Sega e a Nintendo, e entrou de cabeça no mercado dos games... Azar dos concorrentes! Imagina o que a Nintendo pensou quando viu seu Nintendo 64 ser desbancado pelo console que era pra ser da própria Nintendo em parceria com a Sony?

O Playstation/PSone, já vendeu mais de 100 milhões de unidades desde o seu lançamento em 1994. Ele é o videogame caseiro mais bem sucedido da história, o que é um feito notável para uma iniciante no mundo dos games!


Fim da 10ª parte! Clique Aqui e confira a última parte dessa matéria!


5 comments:

Anônimo disse...

Caro dono do museumdosgames eu sou o dono do gamesklok e gostaria q voce fizesse uma postagem mostrando tipo uma propaganda do meu blog q se voce por acaso fizer eu farei no meu blog tamebm ok?? Mande um comentario pro meu blog dizendo se acita ou nao...

Anônimo disse...

Ae Dingoemo! Blz? =D
Tá foda teu blog, deu vontade de baixar uns jogos que eu não conhecia.

Abraço!!

Anônimo disse...

caro dono do museum do games só gostaria de avisa q eu ja adicionei o banner de voces no meu blog...como eu nao sei fazer um para o meu blog sera q voces poderiam fazer um para mim e botar ai no blog de voces??

abraço

Julia-Sama disse...

Final fantasy VII um bom RPG? Ele só é considerado o melhor RPG do mundo ¬¬

Postar um comentário