Super Mario Bros 2 (NES)

sábado, 20 de setembro de 2008 Postado por P.A.



Gênero: Ação / Plataforma


Fabricante: Nintendo


Lançamento: 1988


Jogadores: 1 player





Quando foi lançado, Super Mario Bros 2 surpreendeu à todos com seu novo "estilo"! Era um Mario diferente do anterior...
O motivo disso é simples: originalmente ele não era mais um jogo da série Mario e sim uma "cópia" com algumas alterações de um jogo japonês, chamado Doki Doki Panic, jogo este lançado para o sistema Famicon Disk. Mas por quê fizeram isso?

Simples, a Nintendo achou que "Super Mario Bros 2" lançado no Japão tinha uma dificuldade elevada e com isso faria com que não caísse no gosto dos americanos, então a Nintendo americana resolveu fazer sua própria versão do jogo! Para isso, eles simplesmente pegaram esse jogo japonês e fizeram algumas alterações, substituindo os sprites dos personagens e itens do jogo original para os da série Mario, mas mantendo os cenários e inimigos de Doki Doki Panic.













À esquerda Super Mario Bros 2 e à direita sua fonte de inspiração, Doki Doki Panic!



Um dia Mario estava sonhando com um mundo de fantasia estranho onde alguém estava pedindo ajuda, e quando ele acordou e saiu, ele viu uma porta, então Mario juntamente com seus amigos resolveram entrar e ajudar sabe-se lá quem... O enredo é bem estúpido como vocês podem notar!

Uma coisa interessante é que cada personagem possui suas características! Luigi pula mais alto, Peach consegue ficar voando por alguns segundos após o pulo, Toad é mais forte e rápido, e Mario é o mais equilibrado sendo um pouco de tudo.
Agora os inimigos não são mortos ao pular sobre eles, e sim ao serem atingidos por vegetais que o jogador retira do solo. Parece estranho no começo, mas pra mim, isso não faz com que o jogo seja chato! Claro, é bizarro matar os inimigos com vegetais, mas também é engraçado.

Ao contrário do jogo anterior, os personagens já começam do tamanho grande, e possuem pontos de vida. Se o personagem ficar com apenas um ponto de vida, ele ficará pequeno. Não há a “Flor de Fogo” no mundo de Subcon, mas a Estrela que te deixa invencível está presente no jogo.

Com gráficos bonitos e cenários bem coloridos Doki Dok... err quero dizer, Super Mario Bros 2, passa uma boa impressão! Tanto cenários quanto os personagens são bem feitos e cheios de vida, principalmente os diversos tipos de movimentação dos personagens, como por exemplo, ao pegar um legume ou um inimigo! Alguns cenários carecem de um pouco mais de qualidade, mas nada que deixe a desejar.

Com ótimas músicas, que ficam na nossa cabeça depois de jogar, Mario como sempre trazendo uma ótima trilha sonora! Com músicas que se adequam aos lugares, como as músicas tensas dos chefes... Os sons também são bem interessantes, a começar pelo simples arrancar de legume do solo ou quando o legume acerta seu alvo!

A jogabilidade é muito simples e responde bem aos comandos, adicionando uma nova maneira de jogo, comparado ao seu antecessor!
Super Mario Bros 2 tirou de cena o bom e velho pulo pra derrotar inimigos! Agora você deve usar os itens que encontrar ou até mesmo jogar os inimigos em cima de outros ou em buracos... É bem divertido! Outra coisa a ser levada em consideração, é que você deve saber as características dos personagens, por exemplo, o pulo de Luigi é o mais alto, porém é meio estranho controlar o personagem enquanto estiver no ar. Já Toad pode arrancar legumes com uma rapidez surpreendente e por aí vai...

O fato de possuir 4 personagens diferentes pode fazer com que você jogue novamente, mas o fato desse jogo ser um pouco curto, pode fazer com que você não jogue tão cedo depois de terminá-lo!



NOTA FINAL: 8,5
MAIS UM JOGO DA SÉRIE MARIO, DESSA VEZ, COM MUITAS INOVAÇÕES E QUE FOI ALVO DE CRÍTICAS E ELOGIOS POR SER DIFERENTE DOS DEMAIS! MESMO ASSIM, É MUITO DIVERTIDO!

Plataforma:


2 comments:

gc8972 disse...

Esse é meu jogo favorito do Mario, apesar de gostar de quase todos os outros. Justamente pela dinâmica do "arranca e taca", muito divertido. E as músicas, como o texto diz, são mesmo ótimas.

pokemon disse...

num consigo vencer o primeiro boss :(

Postar um comentário