Consoles Cancelados (V)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008 Postado por Tristan.ccm

Atari Phanter, uma fera mansa demais


Houve uma época em que o nome Atari era sinônimo de videogame. É só lembrar que quase todo mundo da minha idade deve ter tido um Atari 2600 (ganhei o meu aos 6 anos de idade \o/), um dos consoles mais bem sucedidos da história. Porém, a empresa não soube se manter no topo e, com uma verdadeira hecatombe causada pelos inúmeros jogos ruins que lançou, naufragou e quase levou junto toda a indústria dos games.












À esquerda, como era para o Phanter ter sido. À direita, um dos protótipos construídos. Que diferença, né?


Eles não deram valor à aventura da Nintendo nos EUA e, quando perceberam, o NES era uma febre mundial. Quando viram que o mercado dos games era novamente algo promissor, tentaram voltar ao topo, mas seu console (rebatizado de Atari 7800) estava anos-luz atrás de Nintendinho e Master Sistem. Eles precisavam de algo novo.

Com todo o estardalhaço, em meio a especulações do sucessor do NES e ao barulho do recém-lançado Mega Drive, a Atari anunciou que tinha dois projetos assombrosamente a frente de seu tempo: enquanto a novidade da Sega tinha 16 bits, seus consoles teriam 32 (Phanter) e 64 (Jaguar), ou seja, pulariam a nova geração e inaugurariam a próxima.



Crescent Galaxy seria lançado para o Phanter, mas acabou no Jaguar. Seja como for, essa cópia safada do R-Type fracassou.

O plano original era primeiro lançar o Phanter para bater de frente com Mega Drive e SNES (quando ele chegasse), e depois lançar o Jaguar para consolidar a liderança. Porém, como em quase todo caso de cancelamento, o projeto atrasou. Quando os primeiros protótipos do Phanter ficaram prontos, o 3DO já existia, e perto dele o Panther parecia um gatinho assustado. Afinal, seus 32 bits eram tão picaretas quanto os 64 do Jaguar. Vendo que iria apanhar feio, a Atari decidiu cancelar o Phanter e apostar todas as suas fichas no Jaguar, mandando para ele os jogos que deveriam ir para o Phanter. Foi um ato de quase desespero, pois o Jaguar era ainda mais manso e ajudou a sepultar de vez o sonho da Atari de resgatar o sucesso perdido.

Gostou? Quer saber mais de outro console que não tenha existido? Escreva pra gente!
Na próxima, o mais famoso de todos os vaporwares: SNES ND Drive!



4 comments:

Anônimo disse...

Cara, muito bom o blog !

Nunca comento aqui, mas tô sempre lendo tudo. A história dos games e agora os consoles cancelados, muito bem feitos, parabéns !

E ah, vocêsp oderiam escrever algo sobre o Dreamcast, afinal, foi um bom console mal sucedido.

P.A. disse...

Vlw ae Jão... comente mais, apareça! ;)

E qnto ao Dreamcast, ele num foi um console cancelado! Já que foi lançado... Ele deveria estar na parte da Era dos Videogames.

Mas agora que eu vi que eu num falei nada dele... =/
Verei o q posso fazer!

Abraços!

Anônimo disse...

seu anda mto parado

Unknown disse...

Cara sou um grande fã desse seu blog!! sempre q posso leio tudo gostei muito da "Hera dos games" e "Consoles cancelados" esta muito bom mesmo!!! gosto muito da "sega" tive desde o mega ao Deamcast. e tb apoio o jão faça uma forcinha ai e fale desse grande game o eterno Dreamcast!!!
Muito obrigado!! continue sempre assim!! valeu um forte abraço!!!!

Postar um comentário