Top 5 - Os piores filmes baseados em games

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 Postado por Tristan.ccm

Neste domingo de carnaval, quem não estava a fim de ver o desfile das escolas de samba cariocas e tinha acesso a TV paga pôde curtir a maior premiação do cinema, a entrega do Oscar. E já que o assunto é cinema, achei que não seria nada mal termos aqui um Top 5 de filmes baseados em games. O grande problema foi que, na maioria dos casos, o joystick faz uma falta danada e o filme geralmente afunda. Por isso, decidi que o melhor seria fazer um Top 5 das piores películas inspiradas em grandes jogos. Como todo Top 5, esse vai gerar dúvidas e protestos, mas tentarei ser justo. Bem, vejamos quais os piores entre os piores:



5º lugar: Super Mario Bros., O Filme (1993)


Atores famosos: Bob Hoskins (Mario), John Leguizano (Luigi) e Dennis Hopper (Koopa/Bowser)

A tentativa de trazer o encanador para a tela grande derrapou na falta de sincronia com o que é visto nos games. Aqui, os irmãos italianos vão para uma terra chamada Dinohatan (cadê o Reino dos Cogumelos?), para salvar a princesa Daisy (cadê a Peach?) do vilão Bowser, descendente do Tiranossauro Rex (minha mãe do céu, que é isso!). Ao invés de mirar o reino de Daisy (que, no filme, já estava no papo), o lagartão quer é a Terra. Foi triste ver o que fizeram com um dos personagens preferidos dos gamers. Mas tem coisa pior por aí:



4º lugar: Mortal Kombat, O Filme (1995)


Atores Famosos: Christopher Lambert (Rayden) e Talisa Soto (Kitana)

Aqui, pelo menos, seguiram o enredo do game, onde Outworld tenta a 10ª vitória no torneio Mortal Kombat para conquistar a Terra. Porém, enquanto alguns personagens foram mantidos, cometeram um crime justo com os dois melhores, Scorpion e Sub-Zero, que no filme não passam de escravos de Shang Tsung! Pior que isso, tem a clássica cena de Jonny Cage sobrevivendo ao Fatality de Scorpion, protegendo-se com um escudo velho e empoeirado que achou numa pilha de ossos. Na boa, você já viu alguém sobreviver a um Fatality em algum jogo da série? Se não bastasse, fizeram tanta propaganda sobre a participação do Highlander Christopher Lambert pra colocá-lo como um Rayden que não luta com ninguém! Bem, já chega, vamos para o pódio:



3º lugar: Street Fighter, a Batalha Final (1994)


Atores Famosos: Jean-Claude Van Damme (Guile) ,Raul Julia (Mr. Bison) e Kylie Minogue (Cammy)

Novamente o pecado aqui é a falta de sincronia com o game. Primeiro: colocaram o Van Damme pra fazer o Guile (nem deram uma peruca loira pra ele ficar minimamente parecido). Segundo: colocaram um ator de filmes de comédia pra fazer o Bison (Raul Julia sempre é lembrado pelo Gomez de A Família Adamms). Terceiro: fizeram uma mistureba danada com as histórias (desde quando o Dalshim é o médico que transforma o irmão de Guile em Blanka? Aliás, desde quando o Blanka é irmão do Guile?). Creio que isso seja mais que suficiente pra darmos ao filme a medalha de bronze, não?



2º lugar: Double Dragon (1994)


Atores famosos: Robert Patrick (Koga Shuko - isso lá é nome de vilão?) e Mark Dacascos (Jimmy Lee)

De um lado, temos o ator que ficou famoso como o andróide do mal de Exterminador do Futuro 2. Do outro, a estrela da série American Ninja. E no meio? Nada! Tirando o nome dos protagonistas (que aqui nem são gêmeos, como no game), o filme não tem nada a ver com o jogo: o vilão Koga Shuko tem a metade de um medalhão conhecido como Double Dragon(ai!) e precisa da outra metade, que está com os irmãos Lee, para se tornar invencível (aiaiai!!). Os irmãos enfrentam toneladas de inimigos em lutas cheias de (d)efeitos especiais, até conquistar a outra metade do medalhão e, finalmente, usar as roupas do game. Legal, né? Tem como ficar pior? TEM SIM! And the Oscar goes to...



1º lugar: Wing Commander, a Batalha Final (1999)


Atores famosos: Freddie Prinze Jr. (Christopher "Maverick" Blair) e Mark Hamill (voz do computador Merlin)

A história até que era boa: num futuro distante, a Terra está em guerra contra o planeta Vega. Os alienígenas conseguem capturar um computador terrestre chamado NavCom, que permitiria a eles chegar até nosso mundinho e barbarizar geral. Aos mocinhos, resta impedir o fim do mundo, algo bem básico. Além disso, o eterno Luke Skywalker dava sua voz ao computador dos terráqueos, porém nem mesmo um mestre Jedi pode fazer com que um filme mal divulgado e inspirado num game nem tão famoso assim decole. As salas de projeção ficaram às moscas, e os poucos que se aventuraram na película dificilmente engoliram essa versão de Águia de Aço em gravidade zero.



MENÇÕES HONROSAS:


Alguns filmes não foram muito bons, mas tinham coisas aqui e ali que os salvavam, por isso ficaram de fora do Top 5. Eis dois deles:



1- Lara Croft Tomb Raider (2001)


Atores famosos: Angelina Jolie (Lara Croft), Jon Voight (Lord Henshigly Croft) e Daniel Craig (Alex Cross)

A história tinha tudo a ver com o game, onde Lara encontra um artefato que lhe indica a localização das duas partes do Triângulo da Luz, que pode dar a seu dono um grande poder (seria a Triforce da série Zelda?), e parte em busca dele para que não caia em mãos erradas. Essa história e a gatíssima Angelina Jolie como protagonista teriam de tudo para fazer do filme um sucesso, mas ele foi apenas razoável. Teve quem amou, teve quem odiou, mas o filme não foi o sucesso esperado. É um filme de ação até bem feito, com bons atores (após viver Alex Cross, Daniel Craig alcançou o estrelato como o novo 007), mas que fez água. Bem, fazer o quê.



2- Resident Evil, o Hóspede Maldito (2002)


Atrizes famosas: Milla Jovovich (Alice) e Michelle Rodríguez (Rain Ocampo)

Novamente, temos tudo o que o game tinha: a Corporação Umbrella cria uma arma química chamada T-Virus numa instalação no subsolo de Racoon City, mas a merda vaza e transforma os funcionários em zumbis, o que leva nossas heroínas ao combate. Só que a dupla Leon Kennedy e Jill Valentine não dá as caras, o que decepcionou os fãs. Nem mesmo as gatas escolhidas como protagonistas (Milla fez par com Bruce Willis em O Quinto Elemento e Michelle era a namorada gostosa do Vin Diesel em Velozes e Furiosos) salvaram o filme, que não agradou nem os gamers e nem os fãs de filme de zumbi. Mesmo assim, ele teve três sequências, todas piores que o original.


Comente com o Facebook: