Toxic Crusaders (NES / Game Boy)

segunda-feira, 9 de março de 2009 Postado por Tristan.ccm



Gênero:
Beat’em Up (NES) e Plataforma (Game Boy)


Fabricante: Bandai


Lançamento: 1991 (NES) e 1992 (Game Boy)


Jogadores: 1 player






Atendendo a pedidos (visite nossa comunidade do Orkut e peça vc também o seu!), um review de Toxic Crusaders. Novamente, sou colocado frente a frente com um jogo relacionado a filmes. Só que a história, aqui, é bem diferente!

Existem filmes que tentam ser bons, mas acabam virando porcarias devido a sérias restrições orçamentárias e/ou erros na escolha de elenco, enredo, direção, etc. Não foi esse o caso de Toxic Avenger. Lançado por essas bandas em VHS com o nome de O Vingador Tóxico, era assumidamente podreira desde o início. Sua intenção era satirizar os filmes de super-herói que começavam a fazer sucesso. O herói, conhecido como Toxie (o nome não aparece no filme), é um nerd típico, que vive tirando boas notas e sendo humilhado pela turma do fundão. Numa dessas humilhações, o rapaz acaba caindo dentro de um tonel de lixo tóxico e acaba sofrendo uma mutação, tornando-se o Vingador Tóxico. Como vocês podem ver, eles capricharam nos clichês e se esforçaram para que o filme fosse horrível. Conseguiram, mas o filme ficou tão ruim que acabou virando cult, o que tornou a produtora Troma Films famosa justamente por ser a pior do mundo! É como se diz: tem gente que acha bonito ser feio, fazer o quê?

Como ganhar dinheiro é preciso, que tal aproveitar a fama do filme para faturar com merchandising? Nada melhor pra isso que fazendo um game sobre o filme, né? E, se o filme é ruim, o game precisa ser pior ainda! Por falta de um, a Bandai fez dois, um pro Nintendinho e outro pro Game Boy. Apesar de terem o mesmo nome, são bem diferentes:

No NES, o jogo é uma cópia muito da safada de Double Dragon: você começa armado com um inútil esfregão (que vai sumir assim que Toxie levar a primeira pancada) e tem que sair sentando a mão nos Stormtroopers soldados do vilão Darth Vader com topete do Elvis Dr. Killemoff, para salvar sua namorada Yvonne e os outros mutantes da equipe que participa (acredite, tem mais tosqueira de onde ele veio!) Pra conhecer essa galerinha da pesada que vai aprontar muitas confusões [Narrador da Sessão da Tarde OFF], você pode jogar o game do Game Boy, por sinal outra porcaria de igual calibre: no melhor estilo Mega Man, você anda atirando nos inimigos até derrotar o vilão. Nesse caso, o game até tem uma boa sacada: você escolhe qual membro da equipe vai encarar a missão, e o game over só virá caso todos morram.

Em ambos os jogos, os defeitos saltam à vista desde o começo: seu personagem anda duro, parece até que ele tá todo borrado. Por incrível que pareça a movimentação no portátil é melhor que no NES, pois nele é bem comum você tentar se virar pra pegar o cara que tá atrás de você e Toxie andar de encontro ao perigo de marcha ré, que nem o Michael Jackson. Isso me irrita profundamente, pois nada é pior que você dar um comando e o personagem não obedecer, não é pra isso que existem os joysticks? Já no Game Boy a treta são os inimigos que vêm pra cima pulando, é simplesmente impossível escapar deles sem sofrer danos.

Games baseados em filmes geralmente não passam de caça-níqueis baratos (quem sabe um dia eu não faço uma lista top falando disso?). Esses dois jogos pelo menos fazem isso assumidamente. Porém, seguem a fórmula do filme que os originou: quanto pior, melhor.



NOTA FINAL: 3,6
PARABÉNS, BANDAI! VOCÊS SE ESFORÇARAM PARA CRIAR UM GAME PÉSSIMO, E ALCANÇARAM O OBJETIVO! DEPOIS DE CONHECER ESSE JOGO, VOCÊ VERÁ QUE OS JOGOS DO ATARI NEM ERAM TÃO RUINS ASSIM.


Plataforma: ,


9 comments:

danilo disse...

me deu pena de quem perdeu tempo jogando isso ,coitados.

Anônimo disse...

Acho q esse jogo foi feito tbm pro mega

Anônimo disse...

Sim, eu joguei isso pro mega e na época sabe como é né? Quando você é moleque joga qualquer coisa, lembro que aluguei esta fita, acho que joguei uma meia hora, e desliguei o Mega

Fernando disse...

descobri o blog ja faz tempo, no entanto soh passei a acompanha-lo pelo advento dos feeds. no google reader. alias, que invençao! existe algum motivo estrategico que os benefecio, oh autores do blog, a preferer um feed resumido?

Andreas L.S. disse...

Fernando, atendendo a seu pedido, e pra facilitar a vida de todas as pessoas que acompanham o blog pelo feed, já disponibilizei o feed completo.

Anônimo disse...

Jogaço xD

Anônimo disse...

Na época tive vontaqde de jogar, ainda bem que nao joguei, mas meu irmao tem os bonecos disso ate hoje guardados

Rodrigo Borges disse...

Alterei o link de vocês lá no Joystick Brasil.

E essa joça eu já joguei no Mega, e na época até que curti, huahuahuahua.

Abraços

Mr. Goblin disse...

Adoro filmes trash... Odeio esse jogo...

Postar um comentário