Duro de Passar (6)

sábado, 29 de agosto de 2009 Postado por Azrael_I

Tubular

Jogo: Super Mario World (Snes, 1990)


Tipo de Enxaqueca: Muitos abismos, não existência de plataformas, ter que flutuar mais da metade da fase sem ser atingido.


Como Chegar: Segunda fase da Special Zone, logo após completar a Star Road.



Eu sinceramente IA fazer mais um post na minha série Os Jogos (quase) Esquecidos no Tempo, mas depois de ver um apelo desesperado lá no Orkut, decidi deixar os "Ilustres Desconhecidos" pra depois, afinal de contas, estamos aqui pra ajudar os que acessam o Blog. Portanto, nada tema, com Azrael, não há problema!

A Tubular ficou conhecida mundialmente como a fase mais difícil de Super Mario World (embora hajam controvérsias). Bem, em primeiro lugar, quero dizer que eu já havia passado da Tubular anos atrás, ainda no console, mas pelo bem da resenha (e pra poder tirar as imagens) eu resolvi botar o emulador pra funcionar e tirar de vez o medo que os jogadores possam ter dessa fase. Sinceramente, a Tubular não é uma fase tããããão difícil assim (além de ser meio curta), só meio chatinha... é preciso entretanto alguns macetes para tornar a tarefa menos broxante. Vamos a eles.

Em primeiro lugar, é preciso chegar na parte central da Star Road; como vão fazer isso não importa, a Star Road tem cinco pontos de acesso no mapa principal. Eu sugiro particularmente este acesso ao lado da fase Vanilla Secret, vai ser mais fácil para o esquema, mais tarde (porém, o acesso em Donut Plains também é bom).

Em seguida, é preciso completar a Star Road (mas, se pegar o acesso no Vanilla Dome que eu sugeri, não vai ser preciso completar toda a Star Road, só chegar na estrela do meio, como na imagem). Não vou detalhar todas as fases da Star Road agora, seria preciso pelo menos um post inteiro no Duro de Passar, e este é só para a Tubular.

Entrando nessa estrela do meio, vai parar na parte Special Zone onde existem 8 fases; a segunda é a maldita Tubular. Passe da primeira fase (Gnarly) e NÃO entre na Tubular; em vez disso, volte todo o caminho até Donut Plains, mais precisamente até a Donut Ghost House (se estiver com pouca vida, pegue algumas na Top Secret Area, logo acima da casa; lá existe um ovo de Yoshi, pegue-o, saia da fase montado no Yoshi e volte para pegar as vidas que saem no lugar do ovo; faça isso quantas vezes quiser). Em seguida, passe da Ghost House, de preferência pela passagem secreta (o que a essa altura não é difícil) pra pegar mais vidas. Tudo isso APENAS PARA PODER SALVAR O JOGO! Agora sim, vamos à Tubular! Volte de novo para Star Road e vá até a Special Zone para poder acessar a Tubular. Finalmente entre nela (de preferência imitando aquele barulho que o Mario faz quando entra num tubo).
















O começo da fase é fácil, apenas pule de tubo em tubo (não dá pra entrar em nenhum) e desvie dos inimigos até chegar nesta parte abaixo. Aperte o botão P e caia em cima do trampolim verde que fica embaixo.

Depois, pegue o balão, Mario vai inflar e flutuar, mas tome cuidado pra não deixar Mario cair muito (aperte pra cima) ou ele vai morrer. Também evite ir muito pra direita, pois um Chargin' Chuck está ali jogando bolas de Beisebol. Não se preocupe em pegar moedas ou itens, apenas desvie dos inimigos e seus ataques, seu objetivo é passar dessa fase (depois que ficar bom, pode tentar fazer malabarismos e quebrar recordes, o negócio é aprender a passar da Tubular).

Vá flutuando até este bloco (na primeira imagem, próximo às moedas e à esquerda e acima do Chargin' Chuck) e bata nele por baixo, para pegar outro balão; evite pegar o balão de uma vez, vá avançando pela fase até Mario começar a piscar (e murchar, pois o efeito do balão acaba) e pegue o balão. Em seguida, continue avançando para a direita e tome cuidado com essas plantas que cospem fogo (minha sugestão é passar por cima da tela, a planta de cima quase nunca cospe fogo nessa situação, desde que você comece a passar antes que ela atire).















Comece a descer assim que vir essa Piranha Plant (com cuidado pra não ser morto por ela ou pela bola de futebol americano) e bata no bloco de interrogação embaixo do Chargin' Chuck (o mesmo da primeira foto, ele vai morrer), desviando das bolas que o outro Chuck te joga pra pegar o último balão. Desvie das plantas que cospem fogo, voe até o fim da fase e pronto!















Como puderam ver nas imagens, passei da fase sem pegar NENHUM item (só os balões), nem cogumelos, penas ou mesmo o Yoshi! Os itens só ajudam mesmo na primeira parte da fase, antes dos balões, depois não servem pra nada (pois se for atingido o Mario cai, e não tem nenhum lugar onde se apoiar no resto da fase, nem tartarugas pra fazer o Yoshi azul voar. Passar da Tubular não tem segredo, é só uma questão de (muita) paciência, loucura, aprender a localização dos balões e inimigos e ter prática. Sempre que perder todas as vidas, se seguiu os passos que indiquei, Mario vai voltar até a Donut Ghost House com as fases abertas e aí é só ir até a Star Road e encarar a Tubular de novo, e de novo, e de novo... Eu mesmo tive que passar dela DUAS vezes (já que fui bizonho e não peguei as imagens da primeira vez... Holy Shit!), após morrer uma porrada de vidas. Para o alto e avante!


16 comments:

Usuário disse...

Essa fase é tão froid até jogando em emulador...uma das mais que me irritaram.

Depois de passar dela, a Road Star fica pinto.

Camisas Personalizadas

Bruno Caetano disse...

Lembro de quando eu era criança e me matava pra passar essa fase, agora hoje em dia consigo passar facil, facil.

Alvaro disse...

A penultima fase, a OUTRAGEOUS é bem mais fod* q essa, aqueles mísseis do CAPETA !!!!! :P

G_girl disse...

sai capeta!dessa fase q não te petence!

Unknown disse...

Eu pego o Yoshi e saio voando,
Dá o tempo quase certim, aí no final c se joga do Yoshi.
P.s.: tenha a pena contigo, e preferencialemnte seja um Jedi.

Ondinha disse...

Lembrando que existem já duas traduções recentes e de boa qualidade para o jogo Super Mario World do SNES. Ambas podem ser conseguidas gratuitamente em http://www.romhacking.trd.br

Jorge disse...

Faze do capeta. Satanás e demonho. Eu consiguia chegar até o segundo balão. Mas enfim... Vlwww Azrael

Edwazah disse...

nossa, eu nunca consegui passar com o balão... mas consegui com o yoshi azul.. hehehehe até hoje um amigo meu pergunta como abri as 98 fases (a última foi uma das passagens secretas para o último castelo, saindo da casa fantasma)
hehehehe

drtbyte disse...

Desde os 9 anos que consigo passar essa fase no videogame, mas só consigo com o Yoshi Azul, que é assim: Na hora que chegar o fim daqueles canos, ative o P, não pegue o P de flutuar, seja habilidoso quando pular com o Yoshi, vá sempre pra frente e, logo quando o P perder força, ENGULA UMA DAS TARTARUGAS! Dai é só sair voando.
E eu também completei 96 fases ainda no videogame.

Anônimo disse...

Usa o Yoshi Azul, é bem mais fácil ! Todo dia q o Mario da minha vó desgrava ela pede pra eu passar da Tubular pra ela !

Flávinho disse...

Nunca consegui passar dessa fase

Julia-Sama disse...

Essa fase é o diaaaaaaaaaaaabo msm de passar. Mas ainda odeio mais as fases aquaticas! aquela lerdeza toda e aqla musika q da sono..

mas ainda amo Super Mario!

O Demonho... HUAHSUASUHAUSHUHAS ' disse...

Uix, uix...
O - D - E - I - O a Tubular...

Victor Orlando disse...

Eu considero a tubular e a gnarly as mais chatas, o resto é moleza, venci no console.

Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário