Super Castlevania IV (SNES)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009 Postado por Tristan.ccm

Gênero: Plataforma


Fabricante: Konami


Lançamento: 1991


Jogadores: 1 player



Desde que comecei a série "Evolução dos Games" eu tive vontade de resenhar esse jogo, afinal ele é a prova universal de que uma coisa extremamente boa pode ficar ainda melhor. Apesar de levar um 4 no nome, ele nada mais é que o remake do primeiro Castlevania lançado para Nintendinho. Porém, a Konami não se limitou a simplesmente remontar o jogo original: ao clássico, uniu-se a inovação.


Em termos de história, nada de novidades: depois de 100 anos Drácula ressuscitou e cabe ao bravo Simon Belmont mandá-lo de volta às profundezas do inferno. Porém, todo o resto foi melhorado, e muito! Vamos começar pela jogabilidade, pois convenhamos: apertar Cima+B pra usar a arma secundária era uma merda! Nada como um joystick com mais botões pra facilitar a vida da gente. Tá certo que Simon ainda dá aquele maldito pulinho pra trás quando sofre algum dano, mas isso não é demérito algum para o jogo. E ainda por cima temos as novas habilidades do Vampire Killer, o famoso chicote sagrado usado por Simon: além de permitir que o herói se pendure em argolas e se balance para alcançar lugares distantes, ele ainda pode ser girado livremente, bastando manter o botão apertado e girar o direcional. Experimente fazer isso quando estiver cercado por cabeças de medusa e você vai entender o porquê dessa novidade ser tão boa.


Nos gráficos, deram um tapa no visual de Simon, deixando-o finalmente parecendo ser gente (desculpem, mas aquele monte de merda negócio marrom que pulava pra mim não era nada parecido com um Homo Sapiens). O visual do castelo de Drácula enche os olhos de qualquer um, e mesmo os inimigos são extremamente bem trabalhados. Duvida? Experimente não ficar embasbacado com a fase onde Simon tem que andar por plataformas que estão desabando enquanto o cenário ao fundo gira na vertical. Eu só vi coisa parecida em Zelda Minish Cap, um game de 2004! Prova de que a Konami caprichou na parte gráfica, tirando leite de pedra com o hardware do SNES.


O som é um capítulo à parte. Nunca na minha vida eu tinha visto um game de 16 bits com uma trilha sonora como essa. Nem mesmo os jogos que considero pesos-pesados nesse quesito (a saber: Chrono Trigger e Rock'n Roll Racing) conseguem superar Super Castlevania IV. Ninguem consegue fazer uma lista de melhores músicas de games sem incluir a belíssima Simon's Theme. As outras músicas não ficam atrás, e mesmo o barulho que os inimigos fazem são legais, inclusive o lindamente tosco "grito de morte" de Simon. Pena que esse grito será ouvido muitas vezes, afinal a dificuldade do jogo chega a ser absurda. Eu sei, isso é marca registrada da série, mas o fato dele não dispor de um sistema de saves (ou seja, o "game over" vai mandá-lo diretamente à entrada do castelo) pode irritar profundamente o jogador (nada que o "save state" do emulador não resolva, é claro).


O caçador de vampiros da Konami hoje não anda muito bem das pernas (tirando jogos onde aparece no antigo esquema 2D, pois os 3D geralmente são fracos), mas nesse jogo ele mostra que ainda tem muita lenha pra queimar. Nem preciso dizer que todo mundo que se diz fã de games antigos deve entrar no castelo de Drácula de chicote em punho, desmantelando esqueletos ao som de músicas memoráveis. É uma daquelas coisas que você jamais esquecerá.




NOTA FINAL: 9,6
UM VERDADEIRO MARCO NA HISTÓRIA DA NINTENDO, ESSE JOGO É MAIS DO QUE OBRIGATÓRIO. UMA DAS MAIORES OBRAS PRIMAS EM MATÉRIA DE GAMES.
Plataforma:


13 comments:

Cosmão disse...

Esse é realmente um jogão.

Outro dia peguei pra jogar na minha folga (ainda bem), de madrugada de sexta pra sábado, com a intenção de terminar. Fui até a fase onde a tela gira e me perdi ali....junte isso mais sono e adeus jogatina uaehuaehuahuea.

Jogo bom é assim: pode ser difícil, mas é prazeroso tentar.

João do caminhão disse...

Uma vez eu loquei esse game em uma locadora, como o jogo era um pouco antigo na época já existiam games com gráficos bem melhores, acabei não me empolgando muito a primeira vista. Mais tarde no mesmo dia resolvi jogar denovo, na época eu achei a jogabilidade tão boa que não consegui parar mais de jogar. Infelizmente quando eu estava bem avançado no jogo, já estava na hora de devolver o cartucho para a locadora. Mas algum dia desses jogarei novamente pelo emulador, deixa só eu terminar o Rondo of Blood que comecei a jogar essa semana.

Tales disse...

Jogão essa. Ainda considero a melhor versão de Castlevania já lançada. Simon Belmont rules!!!

Anônimo disse...

ALL THE BEST

Naton disse...

Putz... curti muito esse blog...

Ghosturbo disse...

Difícil? Esse é um dos jogos mais fáceis da série e já zerei sim e recentemente, sem "save state", lógico que não de primeira, mas como o jogo tem continue infinito e depende de passwords, logo a gente pega o jeito da fase. Zerar o Castlevania 1 e 3, esses sim são difíceis. O próprio castlevania V é mais difícil que o IV.

Fabiano Pires disse...

Já que estou vendo que estou entre várias gerações de Belmonts (ainda bem), vou perguntar: o Castlevania do N64 já está emulável? Acho que cheguei a testar num emulador a uns anos atrás mas não ficou lá grandes coisas ...

Ghosturbo disse...

Fabiano, os Castlevanias 64 são sim emuláveis usando o project 64 1.5 em diante, mas eles são um lixo, não recomendo.

Azrael_I disse...

Eu já zerei o Super Castlevania 4(aliás, já zerei a maioria dos jogos de Castlevania, heheh). Apesar de achar o jogo bom, não é nem de longe meu Castlevania preferido(por exemplo, prefiro o Dracula X). Isso sem contar que esse foi um dos jogos mais censurados da série! A versão japonesa é melhor graficamente.


Fabiano Pires, os dois Castlevanis para Nintendo 64 são sim emuláveis(recomendo o Project 64 ou o Mupen). Apesar de eles não serem os jogos mais queridos da série(na verdade, são os mais odiados), como jogo eles são até razoáveis, mas isso vai muito do gosto de cada pessoa. Minha dica é que jogue primeiro o jogo Castlevania Legacy of Darkness(o segundo jogo), praticamente tudo que tem no Castlevania 64 tem nesse. Se quiserem, depois posso fazer uma resenha sobre ambos os jogos.

Fou Lu disse...

Já zerei muitos Castlevanias, e esse apesar de ser um grande jogo, num tem nada de difícil. De fato, é muito do fácil, isso sim.

Obs.: Parabéns pelo blog!

Yan disse...

Serio cara, virei fã de castlevania com o Soma Cruz, fui jogar esse Castlevania 4 pra ver o Belmont em ação... me decepcionei.
Odiei a jogabilidade e os itens q ele pode usar, muito ruim.
Mesmo o SNES não sendo um video game de graficos ultra feras, o jogo poderia ser bem melhor :S

Anônimo disse...

Melhor trilha sonora que escutei em jogos, marcou minha infancia e de vez enquando ainda jogo.Pura nostalgia!

Ramon disse...

Bom jovo, mas Bloodlines e Dracula X sao infinitamente superiores HOJE! Pra mim! Pelo jnico fato, q torna o game quase ijogavel: falo da jogabilodade q envelheceu mal. Muito mal.... eu tnetei, tentei..... mas hj em dia n da kkk ta mt travado.... como todo castlevania a trilha sonora (essa q uma das mais espetaculares) atrai, o inicio dos jogos sao smp promissores, mas dps n desce... e uma pena, pois so a trilha me enlouquece Dx

Postar um comentário