Lendas dos Games (XI)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010 Postado por Tristan.ccm

Lenda 11 - Ermac no Mortal Kombat 1

Se têm um gênero que é fértil em matéria de lendas, esse gênero é o dos games de luta! Basta aparecer um espacinho vazio na tela de seleção de lutadores e pronto: sempre aparece alguém pra inventar um lutador secreto que apareceria ali. Às vezes isso é verdade, afinal outra coisa que faz parte dos games de luta são os lutadores secretos destraváveis, mas mesmo assim sempre existe o lutador X a ser destravado através da sequência Y.

Um terreno onde essas lendas se espalhavam mais que pernilongo no litoral eram as saudosas casas de fliperama. Bons tempos aqueles, onde a gente queimava fichas e mais fichas geralmente numa só máquina até que aquele maldito chefe final caía, entre os urros de um ou outro "sapo" que ficava atrás de você torcendo junto (ou atrapalhando, o que era mais comum). Um dos maiores jogos de luta desses anos dourados, Mortal Kombat, também tinha seu lutador secreto: Reptile, o ninja verde. Derrotá-lo não era nada fácil: era preciso ganhar na fase The Pit com um duplo perfect (ou seja, um Double Flawless) sem usar defesa e ainda por cima finalizando com Fatality no momento em que passa uma "coisa" voando no fundo do cenário (e não podia ser aquele fatality de jogar o cara nos espetos, tinha que ser o natural do seu personagem). Menos mal que na época ele não sabia ficar invisível, ele apenas usava golpes combinados de Scorpion e Sub-Zero.

Após um pouco de treino, alguns "apelões" (raça de viciados em MK já abordada aqui em outra lenda) tripudiavam a galera, falando que lutar com Reptile era "fácil". Numa dessas, surgiu um "ruinzão" (sempre tinha um que começava a mentira) que dizia:

- Então o Reptile é fácil? Quero ver você lutando contra o Ermac!

- Ermac? Quem é esse?

- É outro lutador secreto, um ninja vermelho.

Ninguém deve ter acreditado, até que um belo dia, durante uma inocente partida, ao escolher Scorpion um jogador (nunca saberemos se era um "ruinzão" ou um "apelão") percebe que seu ninja usa roupas vermelhas! Bastou isso para que o outrora mentiroso passasse a ser considerado o descobridor de um segredo que a Midway escondia a sete chaves. Mal sabia ele que o próprio nome desse suposto lutador secreto escondia a causa daquela lenda.

Hey, quem é esse cara lutando com a Sonya?

A verdade

A versão Arcade de Mortal Kombat tinha uma espécie de "tela de diagnóstico" que mostrava coisas como a quantidade de vitórias de cada lutador. Um dos itens dessa lista tinha o nome de ERMAC, mas isso nada tinha a ver com lutadores secretos: era a sigla de ERror MAChine, ou seja, erros da máquina, os populares bugs! E um dos bugs da máquina consistia em misturar as roupas de Scorpion e Sub-zero, que somados à limitada palheta de cores da máquina da Midway gerava um ninja de roupas avermelhadas.

Se esse cara é o Ermac, por que é o Scorpion que tá levando os créditos pela vitória?

Quando as pessoas viam a palavra Ermac em meio aos nomes dos outros lutadores, acharam que era mais um lutador secreto; e com a aparição daquele ninja vermelho somar uma coisa à outra foi quase que natural. O mais interessante é que essa lenda ficou tão famosa que os produtores decidiram criar um personagem parecido nos games posteriores, e assim Ermac deixou de ser uma lenda para fazer parte do time de lutadores de Ultimate Mortal Kombat 3, tornando-se talvez o primeiro personagem gerado à partir de um bug.



Comente com o Facebook: