Lendas dos Games (XI)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010 Postado por Tristan.ccm

Lenda 11 - Ermac no Mortal Kombat 1

Se têm um gênero que é fértil em matéria de lendas, esse gênero é o dos games de luta! Basta aparecer um espacinho vazio na tela de seleção de lutadores e pronto: sempre aparece alguém pra inventar um lutador secreto que apareceria ali. Às vezes isso é verdade, afinal outra coisa que faz parte dos games de luta são os lutadores secretos destraváveis, mas mesmo assim sempre existe o lutador X a ser destravado através da sequência Y.

Um terreno onde essas lendas se espalhavam mais que pernilongo no litoral eram as saudosas casas de fliperama. Bons tempos aqueles, onde a gente queimava fichas e mais fichas geralmente numa só máquina até que aquele maldito chefe final caía, entre os urros de um ou outro "sapo" que ficava atrás de você torcendo junto (ou atrapalhando, o que era mais comum). Um dos maiores jogos de luta desses anos dourados, Mortal Kombat, também tinha seu lutador secreto: Reptile, o ninja verde. Derrotá-lo não era nada fácil: era preciso ganhar na fase The Pit com um duplo perfect (ou seja, um Double Flawless) sem usar defesa e ainda por cima finalizando com Fatality no momento em que passa uma "coisa" voando no fundo do cenário (e não podia ser aquele fatality de jogar o cara nos espetos, tinha que ser o natural do seu personagem). Menos mal que na época ele não sabia ficar invisível, ele apenas usava golpes combinados de Scorpion e Sub-Zero.

Após um pouco de treino, alguns "apelões" (raça de viciados em MK já abordada aqui em outra lenda) tripudiavam a galera, falando que lutar com Reptile era "fácil". Numa dessas, surgiu um "ruinzão" (sempre tinha um que começava a mentira) que dizia:

- Então o Reptile é fácil? Quero ver você lutando contra o Ermac!

- Ermac? Quem é esse?

- É outro lutador secreto, um ninja vermelho.

Ninguém deve ter acreditado, até que um belo dia, durante uma inocente partida, ao escolher Scorpion um jogador (nunca saberemos se era um "ruinzão" ou um "apelão") percebe que seu ninja usa roupas vermelhas! Bastou isso para que o outrora mentiroso passasse a ser considerado o descobridor de um segredo que a Midway escondia a sete chaves. Mal sabia ele que o próprio nome desse suposto lutador secreto escondia a causa daquela lenda.

Hey, quem é esse cara lutando com a Sonya?

A verdade

A versão Arcade de Mortal Kombat tinha uma espécie de "tela de diagnóstico" que mostrava coisas como a quantidade de vitórias de cada lutador. Um dos itens dessa lista tinha o nome de ERMAC, mas isso nada tinha a ver com lutadores secretos: era a sigla de ERror MAChine, ou seja, erros da máquina, os populares bugs! E um dos bugs da máquina consistia em misturar as roupas de Scorpion e Sub-zero, que somados à limitada palheta de cores da máquina da Midway gerava um ninja de roupas avermelhadas.

Se esse cara é o Ermac, por que é o Scorpion que tá levando os créditos pela vitória?

Quando as pessoas viam a palavra Ermac em meio aos nomes dos outros lutadores, acharam que era mais um lutador secreto; e com a aparição daquele ninja vermelho somar uma coisa à outra foi quase que natural. O mais interessante é que essa lenda ficou tão famosa que os produtores decidiram criar um personagem parecido nos games posteriores, e assim Ermac deixou de ser uma lenda para fazer parte do time de lutadores de Ultimate Mortal Kombat 3, tornando-se talvez o primeiro personagem gerado à partir de um bug.



20 comments:

Falco disse...

hummmmmm.... interessante .---.

Unknown disse...

Na verdade o Ermac quer dizer Error Macro, que era através do erro de cores sobrepostas que acontecia, se quiser corrigir... =P.

Eu lembro dessa, era uma festa quando acontecia LoL!

P.A. disse...

Error Macro ou Error Machine, tanto faz! Na verdade não há um concensso sobre qual dos dois, o que importa é que ambos significam ERMAC!

Sabat disse...

Ermac, o Ninja do Bug! Cara esse treco era famoso mesmo viu... havia até quem jurasse que dava pra liberar ele no Mortal Kombat do Megadrive ahUHAUhauHA

Ghayl disse...

Essa lenda é famosíssima.
Adoro ler aqui so bre jogos antigos...

Anônimo disse...

Essa é a melhor sessão do blog, é ótimo ler sobre essas curiosidades, apesar de algumas, como esta do Ermac, eu já saber, é sempre bom reviver os clássicos ;D

Guilherme Costa disse...

O mais legal é que depois dessa lenda, a Midway colocou um Anagrama nios créditos de MK2, que pode-se ler a frase "ERMAC DOES NOT EXIST". E acabou colocando o ERMAC nos jogos seguintes!!

O melhor de uma lenda é quando ela se torna real!

Anônimo disse...

Heeey Agora que eu pensei, você podia falar da censura que teve no Streets of Rage 3!!!! Seria ótimo as pessoas saberem!

teste teste disse...

Nosaaaaaaaa..... Eu era maluco com Mortal Parece até a minha história ai em cima... Agora essa do ERMAC eu não sabia até a parte do Reptile eu sabia tudo. Mas dai vir o ERMAC e depois ainda por cima a MIDWAY ainda fazer o personagem ... Que isso! Adoreio! E parabens pelo blog esta fazendo um ótimo trabalho!

Frank disse...

Adorei a historia, um novo personagem criado a partir de um Bug isso foi foda! HSAHSUHASUAHSUHAUSUAH

Adoro lendas

Escuta agora,tem alguma lenda sobre o Resident Evil?Um jogo daquele tipo tem que ter uma lenda no blog!

Tristan.ccm disse...

Frank, eu ouvi dizer que existe sim uma lenda do RE: que dava pra jogar com o Akuma, de SF2. Mas não sei o suficiente sobre isso, porém posso pesquisar para postar futuramente, quem sabe?

Anônimo disse...

Mano!!! Eu pasei umas 30 horas tentando ganha o ermac!!!!ODEIO BUGS!!!!

Luancat disse...

Eu conheço umas lendas existentes!

1:

bloco de 1up invisivel no SMB 1 do nes.na primeira fase,vá até depois do 3º tunel e atras de um buraco.fique no rumo da montanha do background e dê um pulo!se não encontrar va tentando denovo.o interessante é que ela só aparece na primeira vez que você joga,se você morrer e a procurar ela não está mais lá!eu sempre catava essa vida!

2:

lembra daquele bug no esgoto 1 que faz o mario atravessar uma parede e ir para warp zone?tem um jeito mais facil.jeito1:pegue aquelas barra que sobem e descem,quando ela estiver lá no alto você pula por cima dos cubos que impedem você a passar e como diz o jogo:"Welcome to warp zone" ou
Jeito2:pegue o cogumelo no inicio do esgoto e passe por aqueles cubos que quase encostam no chão,onde tem um goomba e uma koopa.quebre eles de modo que forme uma plataforma,depois pule dai para quebrar os blocos do teto e suba emcima do teto.corra até o final da fase pelo teto e chegue na Warp Zone!

Obs:Poderia fazer um guia,sei lá,umas dicas do super mario bros 1 pro pessoal.

obs2:

A fase 2-4(fase do esgoto na 4) também tem warp zone,leva a fase 5-1(fase de neve).é só subir no teto por aquela parte onde tem um monte de plataformas uma em cima da outra.Suba nelas até o teto.

Obs.3:você pode também pegar a warp zone na fase 2-4 para a 8.
pegue uns blocos invisiveis que tem no inicio da fase e você bate naquela plataforma no 1° cubo,entã aparecerá uma planta.suba por ela e chagará nesssa warp zone.

ma passa seu e-mail e eu posso fazer um guia completo de SMB1 do Nes.com imagens e tudo nescessario.

Rhino disse...

ei Vocês!conhecem a irmão do ermac?!a Skarlet?!ela foi lançada pra outro jogo um dia desse por causa do bug desse mesmo jogo,que juntando a paleta de das mulheres ninja do jogo (millena,jade etc)forma a paleta vermelha da skarlet!irmão do Ermac!

Rhino disse...

Para saber mais sobre a Skarlet entre aqui!

http://minilua.com/skarlet-revelado-novo-personagem-mortal-kombat/

Desconhecido disse...

Mentira q vitrou verdade! Legal

Son Goku disse...

ei Vocês!conhecem a irmão do ermac?!a Skarlet?!ela foi lançada pra outro jogo um dia desse por causa do bug desse mesmo jogo,que juntando a paleta de das mulheres ninja do jogo (millena,jade etc)forma a paleta vermelha da skarlet!irmão do Ermac!

Para saber mais sobre a Skarlet entre aqui!

http://minilua.com/skarlet-revelado-novo-personagem-mortal-kombat/

Postar um comentário