Castlevania III - Dracula's Curse (Nes)

Fabricante: Konami
Lançamento: 1989
Jogadores: 1
"I'm glad to hear that"
E finalmente, um dos jogos mais importantes da franquia Castlevania! Digo isso porque este foi o jogo que serviu de inspiração para quase todos os grandes sucessos da série. O próprio Koji Igarashi (que foi durante muito tempo o produtor dos jogos da série) declarou que este era seu jogo favorito da franquia, além de fonte de inspiração.
Europa, século 15. Drácula reina soberano em seu reinado de terror e mal, comandando


Depois do fiasco de Castlevania II - Simon's Quest, os produtores viram que era melhor manter o padrão do primeiro jogo na jogabilidade; de volta ao velho estilo tradicional de plataforma, em vez de arcade de exploração semi-RPG, mas com algumas bifurcações nas fases, Castlevania III (Akumajou Densetsu, no Japão) se saiu bem melhor do que o jogo anterior no quesito diversão. O estilo deste jogo lembra bastante o primeiro Castlevania (a primeira fase inclusive tem gráficos bastante parecidos com a terceira fase do primeiro game), a diferença

A qualidade das músicas é a melhor dos três jogos de Nes; como neste jogo temos muito mais fases que no primeiro (no tot

Os gráficos estão bem interessantes; embora Trevor esteja com um visual idêntico ao de Simon de Castlevania (sem as cores e detalhes de Castlevania II), existem mais detalhes do que nos jogos anteriores; Castlevania III inclusive foi o primeiro da série a mostrar o rosto dos personagens dentro do jogo (o visual do Alucard, nesta época, era de macho). Os cenários estão mais coloridos e mais bem trabalhados, até o mapa entre fases está mais bem desenhado. Nos cenários de fundo há inclusive detalhes como relâmpagos e névoa.
Uma coisa interessante neste jogo é que ele demorou para ser lançado no Ocidente; após sua estréia no Japão, foi lançado um ano depois nos Estados Unidos e três anos depois na Europa (pouco antes do lançamento de Super Castlevania 4, já para o Snes). Além disso, as versões ocidentais acabaram sendo muito inferiores à original, principalmente na parte sonora; a versão japonesa (para o Famicon, versão japonesa do Nes) vinha com um chip (VRC6) m

* Na versão japonesa, o ataque principal de Grant não é um golpe de sua adaga, mas sim facas atiradas à distância.
* A fonte principal usada nos textos da versão japonesa é simples e padronizada - diferente do estilo gótico adotado na versão americana.
* Os seios da chefe Medusa são expostos normalmente na versão japonesa, enquanto nos EUA eles foram alterados para parecer um peitoral masculino. Do mesmo modo, algumas estátuas têm os seios cobertos na versão americana.
* Os Flea-men corcundas, na versão japonesa, são originalmente Gremilins saltitantes (ou seja, a versão ocidental foi o jogo que CRIOU os malditos Fleas).
* Vários inimigos possuem coloração ou design diferente, ou possuem ataques diferentes.
* Os cenários de várias fases possuem coloração diferente.
* A versão japonesa possuía gráficos ligeiramente melhores, com efeitos especiais mais avançados. Isso se deve à falta de outro chip que estava presente na versão japonesa mas não na americana, por ser fabricado pela própria Konami e não pela Nintendo.
* Nos EUA, o nome de Trevor foi adaptado. Até hoje no Japão ele é chamado de "Ralph Belmondo".
*Na versão americana, existem ainda alguns códigos escondidos, que devem ser postos na tela de colocar o nome; esses códigos permitem algumas apelações (

Amado por muitos (até hoje são cogitados remakes e uma versão em anime que nunca saiu do papel), quase desconhecido pela geração atual, Castlevania III foi, repito, um dos mais importantes jogos da série. Ele teve influência em praticamente todos os jogos da série Castlevania que o seguiram, como Rondo of Blood, Symphony, Super Castlevania 4, Harmony, Judgement, além de muitos outros jogos fora da franquia. Foi um jogo que inaugurou uma série de efeitos sonoros e gráficos que só iriam ser melhorados na geração de games posterior a ele. Castlevania III é também um dos jogos pelos quais os fãs mais pedem que seja feito um remake; a aproximação do lançamento de Castlevania Lords of Shadows, entretanto, tem dividido opiniões e deixado os fãs de Castlevania III preocupados quanto a isso (explicarei isso com mais detalhes no especial A Evolução dos Games), uma vez que poderão não haver mais remakes dos jogos clássicos, no máximo remades. Ah, pra quem prefere Sympony, jamais esqueçam: foi neste jogo que Alucard fez sua estreia, muito antes de virar emo.
Uma última curiosidade: o ano em que se passa a história, 1476, foi propositalmente escolhida por ser o ano em que, na vida real, Vlad Tepes retornou à sua terra Natal.

NÃO HÁ NADA DE NEGATIVO QUE CONSEGUI ACHAR NESTE JOGO, TALVEZ O MAIS BEM FEITO DA SÉRIE, ENCERROU COM GLÓRIA A CARREIRA DE CASTLEVANIA NO NES, PREPARANDO O TERRENO PARA JOGOS CADA VEZ MELHORES NAS GERAÇÕES SEGUINTES.
Plataforma:
NES