[Games em Foco] Easter Eggs - Surpresas escondidas nos jogos

sábado, 5 de novembro de 2011 Postado por Tristan.ccm

Todo jogador adora procurar coisas escondidas nos jogos. Quem nunca ficou explodindo cada cantinho do mapa de Super Metroid pra ver se apareciam mísseis ou bombas extras? Quem nunca ficou dando espadadas nas paredes de Zelda Ocarina of Time em busca de paredes que podiam ser explodidas? No entanto, muitos jogos escondem coisas que mesmo sem ser úteis a seu progresso no jogo acabam sendo legais de se encontrar: são os "Easter Eggs", segredos escondidos nos jogos pelos programadores. O nome vem daquela brincadeira famosa entre os americanos, que no domingo de Páscoa escondem ovos de páscoa pela casa e deixam aos filhos a tarefa de encontrá-los.

Tudo isso começou em 1979, quando Warren Robinett criou o primeiro RPG da história: Adventure, do Atari 2600. Na época, a Atari nunca dava crédito aos criadores de seus jogos, e Warren decidiu esconder dentro do jogo uma mensagem que lhe daria os créditos que seus patrões não queriam dar. Assim surgiu, de um protesto, o primeiro Easter Egg da história (se não quiser ver o vídeo todo, avance o tempo até 9:25):






Depois disso, virou mania aproveitar cada byte que sobrava pra colocar coisas escondidas, como frases, imagens e até mesmo personagens. Alguns desses Easter Eggs são inofensivos, mas existem os que geram polêmica, como o famoso caso "Hot Coffee" de GTA San Andreas: hackers encontraram um mini-game de sexo no código-fonte do jogo e criaram um patch para desbloqueá-lo, o que rendeu um belo processo para a Rockstar. Tirando esses casos, os Easter Eggs servem apenas para divertir o gamer cata-piolho que fica fuçando o game mesmo depois de virá-lo de todas as formas.

Pra quem curte essas curiosidades, selecionei cinco exemplos bem conhecidos. Veja agora alguns dos mais famosos Easter Eggs dos games:

1- A turma do Mario em Zelda Ocarina of Time




Mario e sua turma tem fãs por todo o mundo. Pelo que podemos ver no vídeo acima, até mesmo a família real de Hyrule é fã do encanador!

Como ver isso: vá como criança ao Castle Courtyard antes de pegar todas as Pedras Espirituais. Fique no meio do jardim, de frente para Zelda, e ative a visão em 1ª pessoa (use C-cima ou ative o estilingue). Vire-se para sua direita e olhe através da janela para ver quadros de Mario, Luigi e cia.

2- Samus Aran em Super Mario RPG




A caçadora de recompensas da série Metroid precisava descansar antes de enfrentar a Mother Brain. Quer lugar melhor pra isso que as camas de Super Mario RPG, que curam qualquer coisa? Vale a pena, mas fica a dúvida: será que a distância entre o Reino dos Cogumelos e o Planeta Zebes é tão curta assim?

Como ver isso: antes, é preciso ter se hospedado no hotel de Mushroom Kingdom e terminado a fase Star Hill, mas sem ter ido a Nimbus Land. Basta ir à sala de convidados e a loira estará lá.

3- Chun Li em Breath of Fire




Tava na cara que a Capcom iria dar um jeito de fazer propaganda de sua franquia mais famosa no seu primeiro RPG de sucesso. Mas o interessante é eles terem usado um Easter Egg pra isso! Aposto que muita gente zerou o jogo sem ver a chinesa nele.

Como ver isso: vá à cidade de Bleak e fale com o pequeno mágico. Ele vai pedir 100 moedas para te mostrar "algo interessante". Pague e ele vai falar pra você olhar para trás. Diga não duas vezes e depois, diga sim para ela aparecer

4- O telefone em Duke Nukem 3D




Ao contrário do que muita gente pensa, o número de telefone não é o de um dos programadores. Ele é uma referência a uma música chamada 867-5309(Jenny), de um tal de Tommy Tutone. Mesmo com a tal música sendo regravada por bandas famosas como Mötley Crüe e Foo Fighters dificilmente quem vê o número no game lembra dela.

Como ver isso: Logo no início da primeira fase, entre no cinema e vá ao banheiro. O número está escrito na parede, ao lado de um dos mictórios.

5- O ET do mapa cs_rio de Counter-Strike




Um Easter Egg 100% brasileiro. Embora eu ache estranho um ET levitando sobre um barraco de favela, tenho que dizer que admiro a criatividade do cara, pois serviu pra divulgar o mapa ainda mais.

Como ver isso: o próprio vídeo acima ensina, mas há um porém: não é preciso fazer tudo na faquinha, você pode usar armas de fogo também. Só não use granadas, ou vai destruir o que não deve na hora errada!

=======================================================================

E aí, você lembra de mais algum Easter Egg famoso? Poste nos comentários, esse espaço é todo seu. Até a próxima!
Plataforma:


Comente com o Facebook: