Lendas dos Games (XV)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011 Postado por Tristan.ccm


Lenda 15 - O Playstation de pernas para o ar!

Todo mundo aqui já deve ter tido problemas técnicos com videogames. Controles que não obedecem direito, saves corrompidos, todo mundo já teve dor de cabeça desse tipo. Com o advento do CD como mídia de jogos, passamos a ter uma preocupação a mais: o canhão de leitura, após horas e horas de jogatina, um belo dia dava sinais de cansaço e passava a se recusar a ler as informações do CD, e o jogo que até ontem rodava tranquilo hoje é só um peso de papel redondo com um furo no meio.

A solução até que era fácil: realinhar o canhão, mas isso custava um dinheiro que nem todo gamer tinha. Usuários do primeiro Playstation ficavam ainda mais furiosos, pois o canhão do console costumava dar problema em um tempo relativamente curto (reza a lenda que a Sony adaptava no console canhões dos discman que ninguém mais queria comprar, daí a fragilidade dos mesmos). Como uma gambiarra doméstica costuma ser bem mais barata que mandar o PSX pro conserto, começaram a fuçar pra ver se o canhão baleado ainda podia ser obrigado a rodar os jogos.


Eis aqui o responsável pelo fim de muitas jogatinas: o frágil canhão de leitura do PSX


Um belo dia, o dono de um PSX com canhão desalinhado teve uma idéia maluca: "e se eu virar ele de ponta-cabeça?". Ele testa o console na inusitada posição e... FUNCIONA!! Logo, a notícia se espalha, e começam a surgir rumores que a "inversão" do Playstation corrigiria muitos de seus erros, como bugs de jogos. Existiam até os que diziam ter conseguido rodar jogos de PS2 num Play 1 virado, tamanha a eficiência da gambiarra (é cada maluco...). Mas será que virar um console de ponta-cabeça é uma idéia tão boa assim?

A verdade

Assim como em outra lenda, procurei um conhecido que manja de eletrônica para me explicar essa estória toda. Por sorte, o cara teve um PSX antigo (aquele tijolão mesmo, não o PSOne) que passou pelo mesmo problema. Ele ouviu esse boato, virou seu PSX e ele funcionou por dois meses virado, até que pifou de vez.

Ao que parece, essa lenda tem um fundo de verdade, pois virar um console de ponta-cabeça pode mesmo fazer seu canhão, por gravidade, voltar à posição ideal de funcionamento. O problema é que TODO O RESTO do hardware do console não ganha em nada com essa posição, pelo contrário! O principal problema de manter o aparelho funcionando dessa forma é que o motor que faz o CD girar vai trabalhar dobrado, pois terá que lutar contra a gravidade para manter o jogo rodando, e isso com certeza uma hora vai fazê-lo quebrar (foi o que aconteceu com o PSX do meu colega). Outras coisas que acabam sendo prejudicadas são o sensor da tampa (que indica ao aparelho se ela está fechada ou não) e até mesmo o fecho da tampa, que pode acabar quebrando por ser obrigado a sustentar o peso do console.

Com isso, aceitem meu conselho: se seu console der problema, pare de querer dar uma de McGyver e mande ele pro técnico. Afinal, às vezes aquela gambiarra que te fez economizar uns trocados hoje pode te dar uma bela despeza no futuro!



20 comments:

Marcos disse...

me lembro que tinha uma onda dessas na casas de jogos aqui perto de casa. Mas eu acho que até a dona Sony colava nesse boatos. me lembro de um suporte do ps2 para o cara jogar com o console virado de lado. não achei muito útil, em vista que o leitor do console na época obviamente não sustentavam o cd na lateral, obrigando o dono do console segurar o cd até a tampa fechar

Azrael_I disse...

Haha, essa lenda é velha! Gambiarras pra fazer os jogos e/ou consoles funcionarem sempre existiram(e provavelmente sempre existirão, devido à lei do menor custo...). Além de deixar de cabeça pra baixo, muita gente ainda colocava pesos em cima da tampa do Playstation(ou na parte de baixo, se o console estava de cabeça pra baixo). E que tal esfregar o cd com algodão e amaciante de roupa, pra ver se "corrigia" os riscos?

Marcos, o primeiro PS2(com entrada pra DVD igual à de um CD Player de carro) era diferente do Play1; ele havia sido projetado para poder ser colocado na lateral, de forma a poder ocupar outros espaços na casa(como nas estantes por exemplo), sem maiores riscos aos componentes internos(ou pelo menos era isso que a Sony dizia, na época... vai que a história do canhão do discman é mesmo verdade...). O PS2 Slim(que é o modelo atual, com tampa em vez de entrada) não pode ser colocado na lateral(ou vai ter os mesmos problemas que o Play1, como disse o Tristan).

Pedrinho disse...

quem nunca virou o play 1 de ponta cabeça atire o primeiro CD....hehe

rafa de almada disse...

hauhuahauhauh! fato, eu tinha o tijolão tambem e ja virei ele de ponta cabeça xD! bons tempos akeles ... nossa !

yugodani disse...

eu tive um ps1 tijolão que o canhão tava fraco mais mesmo assim ele durou 2 anos nessa gambiarra toda, era muito bom, rodava qualquer jogo e ele podia ter durado mais, o unico problema é que eu quebrei a tampa dele ai joguei fora depois.

Anônimo disse...

Sensacional.
HAHAHAHA
Eu lembro que o meu PSX depois de um tempo só rodava com uma lista telefônica em cima, que depois viraram duas, três, psx de ponta cabeça e por fim ele mórreu de vez.
Queria saber se o peso em cima do PSX fazia alguma diferença ou se era pura paranóia minha, vou tentar investigar isso qualquer dia.
Muito bacana o post.

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

quem nunca virou o play 1 de ponta cabeça atire o primeiro CD....hehe

realmente, quem já teve um PS1 teve ter feito isso.

yugodani disse...

ps1 foi o ultimo video games que eu realmente gostei, hoje em dia não tem tanta graça jogar video game, com excessão do meu nds que foi otimo ate eu trocar no psp que fica mais parado do que funcionando.

Pedro @ Quero Jogar disse...

Ahahah correr jogos de PS2 numa PS1 por estar virada para baixo é muito bom!

Vinicius disse...

Eu nunca tive o ps1 tijolão, mas tenho o ps1 pequeno há 5 anos, nunca deu problema (por isso nunca virei ele de ponta-cabeça).
Muito legal essa lenda, admito que acreditava nessa babaquice toda.
haushuahsuashus vlw

Gueibs ManoMona disse...

Eu me lembro bem disso, apesar de não ter tido um Playstation. O negócio na minha casa era bater no Super Nintendo para imagem ficar colorida. Até que um dia ele pifou de vez com uma pancada. Triste.

Vinicius disse...

Pessoal teria como fazer uma rezenha do Terminator 2:judgment-day para snes?
sei que voces estao mt ocupados e tals, mas se quiserem colocar na lista de futuras resenhas...
vlw

Azrael_I disse...

Tá anotada a Resenha do Terminator 2, Vinicius(fica sendo a minha próxima, depois de Megaman X2); Tristan, logo mais eu vou postar, blz?

Unknown disse...

Eu aprendi uma que quem aqui não for prepotente o suficiente pra nem tentar vai acabar gostando. Meu psx era uma merda, não pegava quase jogo nenhum, até que um amigo me ensinou a colocar um cd(de psx msm, só que com uma cor escura na parte prensada) em cima do cd que iria ser lido, no mesmo trequinho que segura o cd. Os dois cds tem de estar rodando juntos, com o de cima de cabeça pra baixo. Hahahaha é milagroso. Qualquer jogo pega, só se tiver muitop fudido pra não pegar. É claro que hoje em dia não se precisa mais disso, é só comprar um cd de midia preta e baixar uma rom novinha em folha e seu jogo roda até em snes. Mas fica a dica pra quem tiver curiosidade. É muito doido ver aquele joguinho chato de pegar rodando normal...

Unknown disse...

E realmente verdade pq tenho meu ps1 a 8 anos e ele sempre pega games de ponta cabeça até hj e ele teve q fazer isso desde o primeiro mês q tive ele

Unknown disse...

E realmente verdade pq tenho meu ps1 a 8 anos e ele sempre pega games de ponta cabeça até hj e ele teve q fazer isso desde o primeiro mês q tive ele

Danilo Vilas Boas disse...

Realmente, parte da lenda é verdadeira. Colocar de cabeça para baixo ajudava pouco, mas colocar ele de pé, apoiado na lateral, ajudava o funcionamento sim. O que ocorre é que algumas séries do PS1 vinham com canhaão com base de alumínio, que dificilmente se deformava com o aquecimento. Estes eram bichos brutos e não davam defeito nem com reza braba. Uma outra série passou a vir com canhão com base de plástico. Resultado: com as intermináveis horas de jogatina e console naturalmente esquentava. Dependendo das condições do console e do tempo, o aquecimento era tal que provocava uma leve (imperceptível a olho nu) dilatação no carro do canhão. Resultado: pequeno desalinhamento que causava mal funcionamento em alguns jogos, notadamente naqueles onde havia muitos loadings. Com o tempo a situação piorava e a leitura ferrava de vez. Colocando o console na posição certa (não me lembro agora se era apoiado na lateral esquerda ou direita, ou se variava caso a caso) o canhão voltava a fazer o alinhamento ideal, permitindo à molecada seguir com o vício.

Mesmo com esse detalhe a durabilidade do PS1 antigo (não o One) é formidável. O do meu amigo sempre caía e nunca dava nada. Uma vez caiu de cima da cômoda no quarto dele, queda de 1,40m e o jogo nem ao menos travou (Winning Eleven 2001 se bem me lembro), mesmo com a tampa abrindo e o CD rolando pra baixo da cama. Terminamos a partida, recolocamos o CD e seguimos o jogo normalmente.
Quanta diferença para o Sega Saturn que era só dar uma olhada mais forte pra ele que já travava!

Unknown disse...

Eu fazia isso e funcionava , saudades do play 1

Gabriel disse...

Meu PSone só roda de cabeça pra baixo,vou ter que trocar o canhão

Postar um comentário