Lendas dos Games (XV)
Lenda 15 - O Playstation de pernas para o ar!

A solução até que era fácil: realinhar o canhão, mas isso custava um dinheiro que nem todo gamer tinha. Usuários do primeiro Playstation ficavam ainda mais furiosos, pois o canhão do console costumava dar problema em um tempo relativamente curto (reza a lenda que a Sony adaptava no console canhões dos discman que ninguém mais queria comprar, daí a fragilidade dos mesmos). Como uma gambiarra doméstica costuma ser bem mais barata que mandar o PSX pro conserto, começaram a fuçar pra ver se o canhão baleado ainda podia ser obrigado a rodar os jogos.
Um belo dia, o dono de um PSX com canhão desalinhado teve uma idéia maluca: "e se eu virar ele de ponta-cabeça?". Ele testa o console na inusitada posição e... FUNCIONA!! Logo, a notícia se espalha, e começam a surgir rumores que a "inversão" do Playstation corrigiria muitos de seus erros, como bugs de jogos. Existiam até os que diziam ter conseguido rodar jogos de PS2 num Play 1 virado, tamanha a eficiência da gambiarra (é cada maluco...). Mas será que virar um console de ponta-cabeça é uma idéia tão boa assim?
A verdade
Assim como em outra lenda, procurei um conhecido que manja de eletrônica para me explicar essa estória toda. Por sorte, o cara teve um PSX antigo (aquele tijolão mesmo, não o PSOne) que passou pelo mesmo problema. Ele ouviu esse boato, virou seu PSX e ele funcionou por dois meses virado, até que pifou de vez.
Ao que parece, essa lenda tem um fundo de verdade, pois virar um console de ponta-cabeça pode mesmo fazer seu canhão, por gravidade, voltar à posição ideal de funcionamento. O problema é que TODO O RESTO do hardware do console não ganha em nada com essa posição, pelo contrário! O principal problema de manter o aparelho funcionando dessa forma é que o motor que faz o CD girar vai trabalhar dobrado, pois terá que lutar contra a gravidade para manter o jogo rodando, e isso com certeza uma hora vai fazê-lo quebrar (foi o que aconteceu com o PSX do meu colega). Outras coisas que acabam sendo prejudicadas são o sensor da tampa (que indica ao aparelho se ela está fechada ou não) e até mesmo o fecho da tampa, que pode acabar quebrando por ser obrigado a sustentar o peso do console.
Com isso, aceitem meu conselho: se seu console der problema, pare de querer dar uma de McGyver e mande ele pro técnico. Afinal, às vezes aquela gambiarra que te fez economizar uns trocados hoje pode te dar uma bela despeza no futuro!