Perfil: Segata Sanshiro

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011 Postado por Azrael_I

Estreia: Uma propaganda de Natal, em 1997





Maior Sucesso: Todos os seus comerciais





Última Aparição: na TV, em sua 20ª propaganda, em 1998; nos games, ele aparece como um personagem secreto no game Rent-A-Hero Nº1 e como um dos mods do game Virtua Fighter 4, ambos para Dreamcast



"Sega Saturn, SHIRO!"

E cá estou eu novamente a falar dos mascotes das empresas de videogame... mas desta vez, um mascote peso-pesado! Segata Sanshiro, o super-herói da Sega, o Chuck Norris japonês(pelo menos como ele ficou conhecido atualmente...)!

Ele punirá aqueles que não jogam seriamente

Na guerra dos consoles que aconteceu na segunda metade dos anos 90(Saturn, Playstation e Nintendo 64), a Sega, embora tenha lançado primeiro seu console, viu cedo que o Saturn não estava fazendo tanto sucesso quanto o Playstation, além de estar perdendo terreno também para o inovador(na época) Nintendo 64 e que, nesse passo, ia acontecer o mesmo que aconteceu na época de Nintendo 8 Bits x Master System(a experiência com o fracasso ajudou, pelo visto). Temendo outra derrota na guerra dos consoles, a Sega resolveu preparar um contra-ataque: OK, a placa-mãe do Saturn  facilitava a conversão de games de Arcade(o maior motivo do Saturn não ter sido um fracasso total nas vendas, diga-se de passagem), mas era complicado para as empresas produtoras de jogos fazerem jogos próprios para o console(a versão de Resident Evil para Saturn, por exemplo, só foi lançada um ano depois, com gráficos piorados, além de não contar com as continuações da série). Não dava para mudar a placa-mãe do Saturn, nem adicionar algum periférico para melhorar a qualidade do console(a experiência com os periféricos de Mega Drive provou que isso não funcionava no mercado). Então, o que fazer para as empresas de games continuarem a investir no Saturn? A solução foi até fácil, no Japão: PROPAGANDA! Essa era a alma do negócio! E foi assim que surgiu Segata Sanshiro, o mascote oficial do Saturn. Mas cumassim?!
"Sega Saturn, SHIRO!!!"

Segata Sanshiro é um mestre de artes marciais que vive isolado nas montanhas e dedica sua vida a um intenso treinamento em jogar Sega Saturn(treinando com um Saturn gigante....), mas principalmente perseguir e punir aqueles que não jogam o console, como inocentes garotos querendo jogar baseball, jovens dançando numa balada ou até mesmo zumbis(mas heim?!?). Seja se fantasiando de Papai Noel e dando às crianças um presente que elas não pediram(ou seja, um Saturn), ajudando o Japão a fazer um gol no Brasil na Copa do Mundo(só assim mesmo, hehehehe) ou salvando a Sega ao parar um míssil com as mãos, Segata Sanshiro fez o possível e literalmente o impossível para popularizar o Saturn. E ele conseguiu!

Nessa foto tem um Segata para cada Playstation do mundo

A campanha de propagandas de Segata Sanshiro fizeram as vendas do Saturn e seus jogos dispararem no Japão(onde o console acabou mais popular que o Playstation até a época do lançamento de Final Fantasy VII, se mantendo na frente do Nintendo 64 até o fim da era 32/64 Bits); graças ao sucesso da propaganda, jogos continuaram a ser produzidos para o Saturn até o ano 2000, quando a produção do console já havia sido encerrada. Além disso, a campanha teve mais um efeito colateral: a popularização do personagem gerou produtos, brinquedos e, claro, games de Segata Sanshiro!












 Videogame, Action Figure, Lego... Segata multimídia!


No total, foram exatamente 20 comerciais entre os anos de 1997 e 98 contando a saga de Segata Sanshiro. Em alguns, ele faz sua "pregação" de forma honesta e heróica, competindo em esportes(para promover games de esportes) ou salvando pessoas(para games tipo Burning Rangers), enquanto em outras ele não hesita em espancar aqueles que ousam não jogar Saturn. Sua frase de efeito era: "Sega Saturn, Shiro!" que pode ser traduzida como "Sega Saturn, Jogue!" e "Sega Saturn, Branco!"(que era a cor do principal modelo de Saturn no Japão), além claro de essa frase ser um trocadilho de seu próprio nome.

Segata Sanshiro: "Sega Saturn, SHIRO!!!"

Embora tenha conseguido salvar o Saturn no Japão, Segata não pôde impedir o fim do console. Assim, quando a Sega resolveu encerrar a produção do Saturn, também decidiu encerrar os comerciais de Segata Sanshiro. Na propaganda nº19, um míssil(da Sony!?) é disparado contra o edifício da Sega no instante em que eles estão anunciando o lançamento de seu novo console(o Dreamcast). Segata Sanshiro salta do alto do prédio  e impede que o míssil destrua a Sega, lançando-o no espaço, mas o herói vai junto e explode com o míssil. Estava finalizada a Era do Saturn... Mas "Segata Sanshiro viverá para sempre em nossos corações", como disse o narrador.

"Jovens... Há alguma coisa em sua vida em que vocês se devotaram completamente? Algo em que vocês desejam tanto que arriscam sua vida por isso? Vocês devem jogar Sega Saturn! Joguem... Até os seus dedos quebrarem! Até os seus dedos quebrarem!"

Apesar de bizarras(pros padrões ocidentais) as propagandas de Segata Sanshiro eram pra lá de divertidas; os comerciais se preocupavam mais em contar a (curta) história do mascote do que mostrar o game em si. O mais incrível é que isso funcionava! O espectador nem se dava conta que queria jogar o game, até assistir o fim do comercial(será que era lavagem cerebral?)... O carisma do personagem, a historinha do comercial e, principalmente, a música-tema pra lá de grudenta(digna de Tokusatsu) eram mais do que suficientes pra convencer os players a jogar Sega Saturn. Até eu fiquei com vontade de ter um Saturn...

"Toma teu presente de Natal e aniversário, Azrael!"

Para muitos, Segata teve um fim heroico e digno após uma vida de sucesso(no Japão, apenas...). Para outros, ele na verdade continua vivo e escondido, esperando para quando for preciso salvar a Sega de novo e aliás ela anda precisando. Afinal, sendo ele o Chuck Norris japonês, é óbvio que um míssil não seria o suficiente para matá-lo(além do que, no comercial nº18, ele mostra que um de seus poderes é a capacidade de se multiplicar...). Mas mais importante, ele(o ator, pelo menos...) apareceu no lançamento do Dreamcast(ou alguém duvidava que ele deixaria de prestar homenagem ao sucessor de seu videogame favorito?)! Outros dizem ainda que ele assumiu uma identidade secreta, como pai do protagonista de Shenmue...

 Segata virou um respeitado pai de família, com gráficos em alta definição

Verdade seja dita: houve muita incompetência na divulgação do Saturn mundo afora. Embora mais complicado(e mais caro) que o Playstation, sua engine permitia muito mais possibilidades nos games que o rival da Sony(só acertaram a fórmula disso no fim da vida do console, quando o Saturn já tinha dado prejuízos demais). Porém, se tivessem investido na propaganda como fizeram no Japão, com certeza a Guerra dos Consoles teria sido bem diferente... ou você ousaria não obedecer Segata Sanshiro?

"Sega's Rambo, SHIRO!!!"


Mostrar os vinte comerciais aqui vai deixar o tópico longo demais; deixo então apenas os links:


1: Segata Noel te dá de presente seu primeiro Saturn        11: Segata bombeiro
2: Nada de baseball, Sega Saturn, SHIRO!                      12: Medalha de ouro pra ele!
3: BOMBAMAN!                                                           13: Mandem-no para Racoon City!
4: O treinamento de super-herói                                       14: O herói cozinheiro
5: Use a cabeça!                                                              15: Só Segata Sanshiro entendeu essa...
6: HOMERUN!                                                               16: É assim que se defende gol, Zico!
7: Os heróis e o amor...                                                    17: Homenagem
8: É assim que  faz o Japão fazer gol, aprende Zico!         18: O exército de um homem só
9: Discoteca? Sega Saturn, SHIRO!                                 19: Morre um herói... mas nasce uma lenda
10: Segata fazendo cosplay de Panzer Dragoon                20: Melhores Momentos


CURIOSIDADES:

- O ator que interpretou Segata Sanshiro se chama Hiroshi Fujioka; ele já era bastante famoso antes, pois interpretou ninguém menos que Hongo Takeshi, o protagonista do primeiro seriado Kamen Rider(Kamen Rider Ichigo)! Claro que isto ajudou muito na popularização de Segata...

- A garota que faz cosplay de Sakura ao lado de Segata Sanshiro no comercial do game Sakura Taisen 2 é ninguém menos que Yokoyama Chisa, a seiyuu(dubladora) da personagem Sakura. Mais do que adequado né?

  - O jogador de beisebol que aparece no comercial nº17 é Nomo Hideo, um famoso jogador japonês que fez carreira nos EUA. Segata diz: “Obrigado pelo seu incrível jogo… Sr. Nomo.”

- O nome de Segata Sanshiro(além do trocadilho com a frase "Sega Saturn, Shiro") é uma singela homenagem ao lutador de judô Sugata Sanshiro, que ficou mundialmente famoso graças a um filme do diretor Akira Kurosawa(o mesmo de Os Sete Samurais), que contava sua história de vida.

- Como homenagem ao personagem, a Sega decidiu lançar como último jogo para Saturn nada mais nada menos que o próprio jogo dele! Segata Sanshiro Shinken Yugi é uma coleção de minigames, cada um baseado em um dos comerciais de Segata Sanshiro; ao vencer cada minigame, é possível assistir um dos comerciais.

- O excelente game Shenmue, para Dreamcast, também tem uma homenagem a Segata Sanshiro: o personagem Iwao Hazuki(pai do protagonista) foi feito com a imagem de Segata, e o dublador dele na versão japonesa é ninguém menos que... Hiroshi Fujioka!

- No comercial nº5, Segata diz(em japonês) ao quebrar umas telhas com a cabeça: "Use a cabeça!" A piada é que o game da propaganda é o Solo Crisis, um jogo onde você deve usar muito o intelecto em vários quebra-cabeças.


12 comments:

yugodani disse...

fui conhecer essas propagandas lá em 2002, um amigo meu tinha elas no pc. são muito legais, a mais legal é a q mostra o treinamento dele. lembrando que o ator tambem fez o chefe masaki de winspector.

Vinicius disse...

fiquei com uma dúvida:
esse Segata Sanshiro é dublador de algum personagem da série Tekken? talvez o Kazuya Mishima.
se puderem me tirar essa duvida...
vlw

Tristan.ccm disse...

Azrael me passou a perna, eu ia fazer esse perfil!

Mas deixe estar. Garanto que haverá outros perfis de pessoas ligadas aos games no futuro. Aguardem!

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

quer dizer que esse Segata é o mascote do SEGA SATURN????


já simpatizei com o carinha, é o emulador que eu mais jogo aqui em casa e tenho alguns CDS do SATURN. e eu até achava que o mascote do Saturn era o Nights...

Sega Saturn Shiro!!!

Zephyrous disse...

Os comerciais japoneses do sega saturn eram muito legais!... enquanto aqui passava aquela mulher careca... lá passavam esses comerciais fodas,rs...

Azrael_I disse...

Yugodani: Essa não bate. Quem interpretou o chefe Masaki em Winspector foi o ator Hiroshi Miyauchi.

Vinicius: Apesar de ter feito alguns trabalhos como dublador de videogames, Hiroshi Fujioka não dublou ninguém em Tekken. Seus trabalhos nos games são Shan Yu em Kingdom Hearts II, Zangan em Final Fantasy VII Last Order e FFVII Crisis Core, Iwao Hazuki em Shenmue I e II, e Phanton em Pokémon Ranger and the Prince of the Sea: Manaphy.

Tristan: AHÁ! Tamos quites, você me passou a perna com a resenha do Castlevania Dracula X...

Leandro, qual emulador do Saturn você usa? Tenho dificuldades aqui em casa...

Zephyrous: Concordo!

Pedro @ Quero Jogar disse...

Que grande post!

Desconhecia este personagem, adorei os comerciais que vi.

Abraço

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

@Azrael_l

eu uso o SSF.008 para baixo.por mais bizarro que pareça, as versões modernas desse emulador são uma droga. e as versões antigas que são as melhores e rodam muitos jogos e chego a afirmar que em alguns jogos, o Saturn ganha do PSX. use as versões antigas desse emulador que dá certo,pelo menos aqui em casa funciona

yugodani disse...

malz ae pela informação é pq eu tinha uma revista HEROI lá de 19e la vai bolinha q trazia essa informação, ai nem pesquise a fundo rsrsrs

Azrael_I disse...

É a Herói nº2, né? Eu tenho essa edição! Nela tb diz que o Shiryu "irá libertar Hyoga com seu golpe 'Cólera do Dragão'" e mostra tb uma foto do Hyoga enfrentando o Milo e a legenda dizendo que ele tá enfrentando o Kamus(bons tempos em que informação confiável do outro lado do mundo era difícil...). Vai ver, confundiram os atores pq ambos se chamam Hiroshi...

Patricia Loupee disse...

Caraca, esse eu não conhecia! Adoro comerciais japoneses, são sempre bizarros e engraçados!

Só fazendo um adendo: Sugata Sanshiro não é nenhuma pessoa real, é apenas o personagem de um livro, que sim, virou filme do Kurosawa.

PS: Eu sempre quis um Saturn xD Eu era muito paga-pau da Sega!

SEGA SATURN, SHIRO!

Postar um comentário