Final Fantasy (NES)

quinta-feira, 1 de março de 2012 Postado por Tristan.ccm


Gênero: RPG



Fabricante: Squaresoft



Lançamento: 1987



Jogadores: 1 player



Recentemente, falei aqui no blog sobre como um remake pode pegar um jogo que era ruim e deixá-lo maravilhoso. Foi no meme "O que você jogou em 2011", onde falei sobre como Metroid Zero Mission para GBA resgatou para mim um jogo que eu não conseguia jogar de jeito nenhum, no caso o primeiro Metroid do nintendinho. A Nintendo ali refez um clássico do passado usando o que aprendeu ao longo do tempo, corrigindo os erros que, obviamente, toda primeira versão sempre possui.

Pois bem: o primeiro game da série Final Fantasy recebeu da Square o mesmo tratamento. Conheci esse jogo no remake para GBA, intitulado Dawn of Souls (que engloba os dois primeiros jogos). Assim como no caso de Zero Mission, zerei com gosto a versão mais moderna e isso me levou a tomar coragem e encarar a versão original do NES. E foi aí que eu vi que o trabalho da Square teve com esse remake foi bem maior do que o da Nintendo com a estréia de Samus Aran.

O enredo do jogo é bem simples: o mundo está caindo num caos total, pois as quatro orbes elementais (fogo, água, terra e ar) perderam sua energia. Uma profecia antiga falava que isso ocorreria, mas que quatro guerreiros apareceriam para resgatar o poder das orbes, e é exatamente o que ocorre: no comando dos chamados Guerreiros da Luz, o jogador deve derrotar os quatro demônios que sugam os poderes das orbes, bem como o perverso Garland, que os invocou.

Uma coisa que estreou nesse jogo e foi aproveitada em algumas sequências são as classes de guerreiros, que podem ser escolhidas logo no início pelo jogador. E é aí que os problemas começam, pois das classes iniciais a única que permite infligir dano aos inimigos logo no início é o Fighter (Warrior, nos remakes). Os Mages (White, Black e Red) só terão utilidade depois que você comprar alguma magia pra eles. Isso mesmo, comprar! As magias aqui são vendidas em lojas, e não são nada baratas! O guerreiro Black Belt até que pode ser útil, mas o pior de todos é o Thief: ladrões são muito úteis em RPGs, pois são ótimos em roubar itens dos inimigos, certo? E que tal um ladrão que NÃO SABE ROUBAR!? Exatamente, ladrões nesse jogo não roubam nada, e ainda por cima são péssimos na hora de atacar!

Esse sistema de classes completamente desbalanceado torna a aventura muito difícil, mas o calcanhar de Aquiles do jogo sem dúvida é seu sistema de batalha e evolução. Em todo RPG, quando você manda alguém atacar um inimigo e alguém mata ele antes, automaticamente o personagem passa a atacar o inimigo mais próximo, mas aqui se você mandar dois guerreiros atacarem o mesmo cara e o primeiro matá-lo, o segundo ataca o vazio! Some isso ao fato de cada inimigo dar um mísero ponto de experiência cada um e até mesmo o ato de "fazer grinding" se torna uma verdadeira tortura.

Bem, como eu disse antes, joguei a versão original de NES depois de ter jogado o remake para GBA, onde não tinha nada disso do que reclamei até agora. E talvez esse tenha sido o meu erro, pois quem comprou o jogo na época não tinha esses parâmetros de comparação. Talvez os jogadores mais antigos se adaptassem melhor a esse sistema de jogo. Mesmo assim, o fato de praticamente todos os jogos seguintes da série terem recebido as mesmas melhorias que o próprio jogo recebeu em suas versões mais atuais prova que esse sistema de RPG não funciona. Se a série não tivesse mudado, talvez esse jogo tivesse sido mesmo a "fantasia final" da Square.

NOTA FINAL: 5,5
O PRIMEIRO FINAL FANTASY MOSTROU À SQUARE O QUE ELA DEVERIA EVITAR SE QUISESSE EMPLACAR A SÉRIE. SORTE QUE ELES APRENDERAM A LIÇÃO!
Plataforma:


12 comments:

Anônimo disse...

Classe de guerreiros foi copiada em vários outros rpg(s).

Essa capa é linda demais!!

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

é que esse Final Fantasy é beeem antigo. é claro que tem alguns erros nele, mas melhoraram com o tempo, certo? eu mesmo zerei esse game umas 4 vezes no NES e numas das vezes, com todos no LV 99. matar Chaos foi mamão com açúcar. e Grindar aqui dura menos tempo do que se imagina. eu levo duas semanas para chegar em LV 70.(não estou brincando) e apenas jogava três horas por dia, enquanto nesses mais modernos levam meses para chegar nesse nível.

o FF I requer paciência. e sobre as classes, concordo. Ladrão que não rouba e Mago que as magias tem que ser compradas? absurdo. mas mesmo assim, escolhia um ladrão as vezes no grupo..

meu time era Cavaleiro, Mago Branco, Mago Vermelho e um Lutador. e o monge quando está num nível alto...é o próprio Kenshiro, do mangá Hokuto no Ken. ele fica forte, chega a matar o Chaos com um ou dois golpes. sem brincadeira, já conferi e ele é o centro do meu ataque no grupo

Gamer Caduco disse...

Os dois primeiros FF eu joguei no PSOne (FF Origins), assim como o sexto "episódio" e Chrono Trigger.
A primeira vez que montei o grupo de guerreiros, tinha colocado um Thief nele. Não demorou muito pra eu reiniciar o jogo com um black belt no lugar! hehehe
O problema de não atacar outro inimigo caso o que vc escolheu atacar morrer antes da ação acontece também no remake, é bizarro isso. Poderiam ter melhorado, né? Não sabia que tinham melhorado no GBA, mas enfim. Ainda bem que surgiram melhorias nas versões seguintes... hehe!

Heider Carlos disse...

A melhor coisa que implementaram no de GBA (eu tb zerei lá) foram os bestiários. Sou apaixonado com isso, tenho até dó de ver as imagens e ficar como "lido", com cor diferente ^^

Azrael_I disse...

Eu discordo de várias partes da análise, Tristan, principalmente pelo final. Tudo bem, quando comparado com os jogos atuais(principalmente seus remakes), ou até mesmo outros games da época, Final Fantasy I é sim um pouco antiquado e bem "duro de engolir", mas isso foi graças justamente às melhorias que foram feitas com o tempo.

Quando lançou Final Fantasy I, a Square estava no fundo do poço, no bico do corvo mesmo, e FFI foi sua legítima e desesperada tentativa de não afundar de vez. Contrariando todas as probabilidades, FFI conseguiu se tornar o maior sucesso da empresa na época e, além de salvar a Square, ainda por cima conseguiu frear a ascenção de Phantasy Star, já que FF foi lançado dois dias antes(e muita gente chegou a achar que PS era uma mera cópia do game da Square). Ou seja, revolucionário é pouco para classificar FF.

Técnica e graficamente falando, FF é inferior a outros RPGs da época, como Dragon Quest(no qual ele realmente se baseou) e Phantasy Star(que, além de gráficos em 3D nas dungeons, contava ainda com cutscenes e um sistema de combate mais avançado). O que inovou em Final Fantasy foi o que na época os gamers consideraram uma grande "liberdade de criação"; enquanto Phantasy Star tinha uma história muito linear, e(ao menos no começo do game) pouca liberdade de movimentação, e Dragon Quest dava aos jogadores a opção de controlar um mísero personagem, FF dava mais liberdade aos jogadores; cada vez que jogassem o game, era possível montar um grupo diferente do outro, e isso era uma séria vantagem, pois estimulava os jogadores a jogarem várias vezes o game, experimentando as diferentes combinações de classes, técnicas, poderes e evoluções(vc não comentou, por exemplo, que as classes podem evoluir: Fighter vira Knight, Thief vira Ninja etc.); Final Fantasy foi, enfim, o RPG que popularizou o sistema de "parties", sendo adotado em quase todos os RPGs seguintes(atualmente até em Dragon Quest). É claro, as histórias de Phantasy Star e Dragon Quest eram mais "firmes", mas(ao menos na época) o que mais interessava aos players era mesmo a jogabilidade(uma vez que RPGs ainda eram novidade); embora hoje tenhamos noção dos problemas que tinha a jogabilidade de Final Fantasy I, comparemos novamente com seus dois principais concorrentes(Phantasy Star e Dragon Quest): em ambos os concorrentes, durante as batalhas, o jogador não via nem os seus personagens nem a maior parte dos monstros(em geral, via apenas um monstro para saber o que estava enfrentando e a quantidade aparecia como um número), enquanto em FFI o jogador via tanto os personagens quanto os oponentes com "clareza"(pra época, lógico...); hoje em dia pode não fazer tanta diferença, mas na época fez TODA a diferença.

Outro detalhe: o remake de Final Fantasy I foi feito originalmente para o WonderSwan Color(houve um outro remake para MSX2, mas esse foi esquecido), onde foram corrigidos vários problemas(inclusive o bug de atacar no vazio); esta versão foi re-upada para o Playstation, onde ganhou mais melhorias(como melhoras em som, imagem, adicional de cenas em CG, uma galeria de arte e o famoso bestiário), além de ser lançada junto com o remake de Final Fantasy II(sendo que essa versão com os dois games se chama Final Fanatsy Origins). Só então tivemos a versão de GBA(Final Fantasy I & II: Dawn of Souls), que é um port do Playstation(com adicional de MP, calabouços e monstros extras).

Azrael_I disse...

Problemas? Claro que FFI tinha, e muitos... além dos problemas mencionados, a falta de MP e poucos itens de cura disponíveis(assim como em Dragon Quest)atrapalhavam bastante, mas não acho que isso servisse para baixar tanto a nota de FFI. Na minha opinião, o maior problema é um bug pouco conhecido: apesar de permitir vários saves, a bateria de save do FF de Nes tinha prazo de validade, e após dois anos não era mais possível salvar NENHUM jogo. Esse sim era um bug ruim, corrigido nos remakes, óbvio.

Enfim, eu acho que FFI merecia uma nota melhor, mas concordo que a Square aprendeu a corrigir seus erros com o tempo(diferente do que aconteceu com Phantasy Star, por sinal...), o que garante o sucesso e permanência da série Final Fantasy.

(Que p@##@ é essa, agora o Google tá com restrição de caracteres?! É o fim do mundo!)

Unknown disse...

É, isso porque esse foi o título que salvou a Square da falência e deu o fôlego que ela precisava pra futuramente vir a fazer FFVII superar Ocarina of Time em vendas, fazendo com que se tornasse o título de RPG mais famoso do mundo, e contribuíndo para o enterro do Nintendo64...

Anônimo disse...

Achei um erro na historia do cara.(Leandro)
O ff1 de nes só vai até o lv 50!!!

Se eu estiver errado me corrijam!

Esse jogo é FODA(de dificil e de legal)

O Gba me decepcionol no fator dificuldade!

Recomendo o a versão Origins pq tem graficos bons e dificuldade elevada!

fe disse...

Gente por favor me respondam rapido :D

Gosto muito da série Final Fantasy zerei os mais novos do 7 em diante pq só tenho 13 anos e não era da época dos antigos.Enfim,Quero zerar a cronologia inteira agora mas estou com um problema no Final Fantasy 1(Nes)Quando algum do meu personagem morre por exemplo o meu Thief e fica vivo meus outros 3 carinhas dai eu nao consigo reviver o Thief oque faço quando meu Thief morreu pensei ''Vou me Hospedar e ele vivera de novo'' Mas que nada ele nao volta oque eu faço gente e agora tenho que perder os outros 3 carinhas para o meu thief voltar?

Unknown disse...

Entra numa casinha com um triângulo na vila lá vc pode ressucitar qualquer personagem

Anônimo disse...

Na verdade,é na igreja,o padre ressucita ele.

Rafael disse...

Eu estou jogando ele agora, digo, o jogo original de NES. Já terminei os dois primeiros jogos que foram relançados para celular. Eu não queria fazer isso mas, é só agora que eu posso jogar os jogos originais e, estou até suportando bem. Eu estou louco mesmo é pra jogar as versões de Super Nintendo.

Postar um comentário