A evolução dos games - Jogos de Corrida

quinta-feira, 27 de agosto de 2009 Postado por Tristan.ccm

Desde que um tal de Karl Benz emendou um motor com uma carroça, carros fascinam o ser humano. Muitos de nós contamos os anos até os 18 só pra ter a chance de sair por aí motorizado. E, desde que o mundo conheceu as "carruagens sem cavalos", existiu a vontade de andar mais rápido do que os demais. Surgiram assim, de uma forma quase que mambembe, as corridas de automóveis. Com o surgimento dos games, máquinas que retratavam essas disputas logo apareceram, amenizando a vontade de guiar de quem ainda nem tinha altura pra enxergar por cima do volante. E, como sempre, os games de corrida começaram bem simples e evoluiram até chegar a cúmulos de realismo digital:

1- Enduro (Atari)




Clássico dos clássicos do Atari, Enduro era um jogo altamente viciante, e já trazia coisas que vemos em games da geração atual, como as mudanças climáticas durante a corrida que fodiam com a sua vida (atire o primeiro cartucho quem nunca bateu na fase da neblina). Era preciso ultrapassar uma quantidade absurda de retardatários nas mais variadas condições (neve, escuridão, etc.), pois na época não podíamos nos dar ao luxo de ter contadores de voltas ou da posição. Das tarefas titânicas da era Atari, essa sem dúvida era uma das mais prazerosas.

2- Ferrari Grand Prix Challenge (NES)




Um jogo que eu joguei muito no meu Dynavision, Ferrari era, como o nome deixa transparecer, um dos primeiros jogos a contar com a acessoria de uma equipe de Fórmula 1 em seu desenvolvimento. Além do mais, o jogo tinha as mesmas pistas da F1, com cenários que tentavam ser realistas (como os barquinhos em Mônaco ou os prédios em Interlagos). Além do mais, os pneus se desgastavam e vc tinha que trocá-los às vezes, o que te atrasava pra caramba. A única coisa chata era que a física do jogo era meio zoada (ainda não vi ninguém fazer o Grampo de Mônaco no drifting a 250km/h, que nem eu fazia jogando), mas num jogo do NES isso é perdoável.

3- Super Mario Kart (SNES)




Esse jogo divide com Road Rash a primazia de introduzir o conceito de "salve-se quem puder" nos games de corrida. Para ganhar, não bastava acelerar, era preciso atrapalhar os adversários de qualquer maneira. Apesar de ser visto inicialmente como um jogo caça-níqueis, tornou-se um dos maiores jogos da Nintendo, indispensável em qualquer plataforma da empresa.

4- Ayrton Senna's Super Monaco GP 2 (Mega Drive)




Falar de jogos de corrida sem citar esse seria um sacrilégio. Afinal, nunca antes um piloto de verdade havia participado do desenvolvimento de um game. Apesar dos defeitos que eu já citei no meu review do jogo, Senna fez com que esse game fosse exatamente como ele: o melhor de sua época.

5- Rock'n Roll Racing (SNES)




Esse jogo definiu uma verdadeira lei nos games de corrida: "Se você quer que o jogo seja bom, capriche na trilha sonora". Afinal, as batalhas sobre rodas e as derrapadas isométricas não seriam as mesmas sem os solos de guitarra ao fundo. Além disso, RRR foi um dos primeiros jogos a contar com um narrador humano, no caso o impagável Larry "SuperMouth" Huffman e seus comentários 100% comédias (The stage is set, and the green flag drops!)

6- Sega Rally (Saturn)




O malfadado console da Sega tinha a injusta tarefa de bater o PSX, e uma de suas armas era esse jogo, trazido direto dos arcades. Sega Rally retratava muito bem como são essas competições, inclusive com o navegador que ficava indicando o caminho (easy right, over jump, checkpoint, etc.). Some isso às derrapadas na terra e aos cenários bem desenhados e temos um jogo que só tinha de errado a plataforma onde rodava.

7- Ridge Racer (PSX/N64)




Playstation sem Ridge Racer não era Playstation. Um jogo bacana, com derrapagens fantásticas, um controle preciso e com carros que podiam não ser reais, mas te divertiam pacas. Ele também introduziu a mania de colocar gostosas em jogos de corrida, fazendo os marmanjos babarem com as curvas da modelo japonesa Reiko Nagase. Outra coisa legal era a alegria do narrador quando você estava chegando em primeiro. (OK, it's the last trench, keep goig!).

8- Gran Turismo (PSX)




Se Rock'n Roll Racing definiu que um bom jogo deveria ter uma boa trilha sonora, séries como Gran Turismo dizem que um bom game é aquele que reúne a maior quantidade possível de máquinas reais e que as mostra da forma mais realista possível. Aqui, temos mais de 100 para seu deleite, todas reproduzidas da forma mais fiel possível.

9- Need for Speed: Most Wanted (PS2/GameCube/Xbox 360)




Depois que foi lançado o filme Velozes e Furiosos, entrou na moda a onda de pegar um carro normal e modificá-lo para que ele vire um foguete, e os games não podiam ficar de fora. A série NFS entrou de cabeça na onda do Tuning com os dois primeiros jogos Underground, e com Most Wanted decidiu continuar nessa linha, mas trazendo de volta algo que marcou seus primeiros passos: as perseguições policiais. Um dos meus maiores momentos de pavor na frente de um jogo não foi jogando Resident Evil, mas sim ao ver que tinha quase vinte viaturas na minha cola, um monte de veículos civis no caminho pra atrapalhar, e tudo isso com aquela música de filme de suspense nos ouvidos. Mas o mais legal era o "efeito Matrix" que você podia usar pra fazer as manobras mais insanas!

10- Project Gotham Racing 4 (XBox 360)




PGR4 briga pelo título de melhor game de corrida da atualidade, mas tem uma ligação bem grande com o primeiro jogo desta postagem: mais de 20 anos depois de Enduro, voltamos a correr na neve, com tudo o que isso nos acarreta (escorregões, batidas, etc.). É claro, o jogo aproveita tudo o que já foi feito, como a ampla variedade de carros, as derrapadas, a trilha sonora, enfim, tudo o que os pilotos de sofá gostam. E é por isso que eu digo: os jogos mudam, mas não custa nada dar uma olhadinha por onde a gente já passou pra poder avançar com mais segurança. Pisar fundo é bom, mas o retrovisor também é importante.


17 comments:

Paraguai disse...

cara, tava indo tao bem...
soh JOGAO!

mas chegou no NFS most wanted estragou o post =\

P.A. disse...

NFS Most Wanted foi um dos últimos jgos da franquia a serem salvos... o Carbon é legalzinho tb!

Senti falta de Top Gear 3000 e suas corridas interplanetárias com gasolina no chão... xD

E talvez F-Zero, que apesar de não ser mto fã, é uma corrida com naves e tals!

P.A. disse...

Ah sim, acho que Forza Motorsport será melhor que esse PGR4!

Não dá pra afirmar, afinal, só vi alguns vídeos... Mas pelos vídeos o Forza parece ser mto mais foda!

Peter disse...

Pode até ser, P.A.
Mais não irá bater Gran Turismo 5 :D
o game tá ficando absolutamente perfeito graficamente! *-*

Frank disse...

Top gear era muito o melhor,aquela musica ate hoje me faz vontade de jogar!E GT nossa cara ... eu me lembro do PSX que tinha CD1 e CD2 eu ficava horas naquele jogo ... muito massa jogos de corrida ...

*FAZ UM NOVO POST SOBRE LENDAS DOS GAMES!*

Frank disse...

Corrigindo:Top gear era muito massa e o melhor*

Anônimo disse...

Nunca gostei de Gran turismo, não dá pra nem pra pisar fundo que você já bate. Se eu quisesse dirigir um carro real eu pedia a chave pro meu pai! Nos jogos eu quero é velocidade!

Th.ia.go disse...

Como já diseeram, Faltou os Top Gear's de Snes eu gostava de todos, esqueceu também dos primeiros NFS que eram muito bons, e um jogo que eu acho que nem todo mundo deve ter jogado mas que é muito bom, Shotokou Battle Racing, ou o nome da versão americana, Tokyo Xtreme Racing 2, um jogo de DC, um ótimo jogo apesar da plataforma não ser tão boa, vc conseguia "tunar" o carro, e o que eu achava mais interessante, era que vc depois de derrotar uma gangue rival, vc podia colar o sticker dela no seu carro. AHhhh!!! Sem contar que vc ficava andado pelas ruas feito doido a procura de alguem para tirar um racha, e qdo via vc piscava o farol hehehe era muto dahora isso. Quem tiver a oportunidade de jogar isso jogue! Eu jogo direto no emulador de dc.

Chong disse...

Muito bom o post. Muito bom o blog também!
Acredito que existem alguns jogos que deveriam entrar nessa lista aí: Out Run, Lotus 2, Top Gear e o famoso Grand Prix (PC).

Jose LopeS disse...

realmente concordo q falto o Top Gear principalmente o 3000 e o F-Zero

Benjamin G. disse...

Legal, mas como ultimo acho que ficaria melhor Gran Turismo 5 ou DiRT 2

*FAZ UM NOVO POST SOBRE LENDAS DOS GAMES!*[2]

Unknown disse...

Além de f-zero e os top gears faltou tambem Nigel Mansell (snes)

Azrael_I disse...

O jogo do Nigel Mansell era um hack do Ayrton Senna SMGP2. Gostei da lista(pelo menos dos jogos que joguei... Enduro deu saudade, hehe) mas pow, FALTOU TOP GEAR!!! O Top Gear é mais do que clássico, o Top Gear 2 foi o único que foi lançado tb pro Mega Drive e o Top 3000 inovou em cima do 2 com cenários e máquinas... Pow, podia pelo menos ter colocado numa Menção Honrosa.

Outros jogos que eu sugeriria são o Road Fighter para Nes(joguei pela primeira vez no IRC, hehehe), o F-Zero X(de 64, com suas pistas malucas) e o Cruisn' USA(aquela máquina simulano um carro de verdade, com direito até a câmbio, era a maior sensação!).

Th.ia.go disse...

Porra!!!! Acabei de lembrar de mais um jogão!

O Daytona Usa. No flipper com competção em oito máquinas ou mais... akilo era diversão pra valer heheheh jogo até hoje na Lord's em São Paulo, e também a versão Arcade do Need for Speed Underground, com competição em 4 másquinas é muita diversão hehehehhe

Bone disse...

DIRT 2 É O MELHOR JOGO DE CORRIDA DE TODOS OS TEMPOS!

Anônimo disse...

só de olha da saudade.
tive o sega saturno com uns 3 ou 4 anos mas com uns 5 anos axo troquei ele pelo super nintendo do meu primo (troquei pq meu pai naum comprava jogo só alugava) com o SN pelos menos eu tive 6 cartuchos depois com 7 tive um PS1 tenho uma coleção enorme de jogos dele com 10 ou 11 anos meu compro o PS2 tenho uma caixa de sapato só com jogos dele.
Hj tenho 15 anos e tenho os três consoles.
Dessa lista já joguei o numero 9,8,6,5,3

Anônimo disse...

great place to play the best free online Kizi games, juegos Kizi, jogos Kizi, jeux de Kizi from the top game developers all over the world. Mario Games | Friv 1000

Postar um comentário