Top 20 - Os melhores jogos do Super Nintendo

sexta-feira, 10 de abril de 2009 Postado por P.A.

Aqui estou eu, fazendo mais um Top 20! Dessa vez, os 20 melhores jogos pro SNES em minha humilde opinião... É muito difícil escolher apenas 20, dos inúmeros jogos bons que esse console maravilhoso possui. Tive que deixar alguns de fora, mas fazer o que...
Eu acho que esse Top vai fazer com que cabeças rolem aqui nesse blog... Pois tenho certeza que irá gerar muita indignação por parte dos fãs de alguns jogos que não estão aqui e que todo mundo que faz um Top coloca! Mas eu sou diferente, sou cuzão... Muitas revelações serão feitas sobre mim com esse Top 20! Vamos a ele então kids...


20º lugar – Super Bomberman 5











De todos os Bombermans lançados pro SNES, o 5 foi o que mais joguei e mais me divertiu ao lado do primeiro.
Escolhi o 5 pelos momentos da minha infância que eu jogava contra meus amigos, já que eu sempre pegava o jogo emprestado deles! E então a gente ficava jogando naquele modo onde um tem que explodir o outro! E o mais legal era quando você morria e podia ficar jogando bombas de fora pra tentar voltar...
Bons tempos! Bons jogos...
Não vejo isso atualmente! Uma pena. 


19º lugar - Final Fight 2











Ah, os jogos de bater e andar fizeram história! Não tinha coisa mais legal do que sair pelas ruas socando todo mundo que você encontrasse e ainda pudesse usar qualquer coisa que encontrasse pelo caminho pra concluir tal objetivo, isso inclui caixas de correios, barras de ferro, facas, frangos assados que estavam no lixo e você comia! É um universo incrível mesmo!
Final Fight foi convertido pro SNES, mas apesar de ser um baita jogaço, ainda apresentava alguns probleminhas, sendo o principal deles, não poder jogar de modo Coop (2 players). Eu já disse isso uma vez, mas jogos beat'em up tem que ter o modo dois players! É de lei!
Por isso, coloquei o Final Fight 2 na lista... Porque ele tinha!


18º lugar - Contra 3 - The Alien Wars











Eu sempre curti muito os jogos da série Contra, apesar de sua dificuldade extrema e de que eu nunca zerei nenhum! É, eu sei... Sou um merda! Assim que terminar de escrever este artigo vou jogar “Barbie na Praia” e escutar Calypso como castigo!
Mas, Contra 3 mantinha a mesma essência dos Contras do NES, só que um pouco menos difícil.
Contra 3 - The Alien War é tido como o último jogo que manteve as raízes e era bacana, já que os demais sofreram algumas alterações e não agradaram nada aos fãs!
Agora no DS, Contra 4 foi feito nos mesmo moldes de seus antepassados... E continua tão difícil quanto eles, e novamente, não conseguirei zerá-lo! 
EDIT: Eu consegui zerar Contra 4 (DS)!


17º lugar - Super Castlevania IV











Super Castlevania IV nada mais é que um remake da versão lançada para o Nintendinho! Eu gosto de remakes, pois vocês pega um jogo que fez sucesso e era muito foda, e o deixa mais foda ainda, melhorando seus gráficos, jogabilidade, trilha sonora e ainda acrescenta algo a mais pra atrair os jogadores. E convenhamos, a jogabilidade do jogo original pro NES era uma merda!
Nada precisa, os pulos de Simon era péssimos e quando algum inimigo encostava nele, ele pulava pra trás, sujeito a morte por qualquer coisa que estivesse atrás, como buracos por exemplo! Ele ainda dá esses pulinhos, mas a coisa melhorou muito...
Ainda bem!


16º lugar - Mortal Kombat 2











Eu inicialmente não ia colocar jogos que também foram lançados pro Mega Drive, dando exclusividade apenas aos jogos propriamente do SNES! Mas resolvi colocar!
A Nintendo tinha se ferrado de verde e amarelo com o primeiro Mortal Kombat, pela sua total falta de violência e sangue!
Mas, diferente da Sega, a Nintendo aprende com os erros e quando Mortal Kombat II chegou ao console, tinha sangue... Muito sangue!
MK II talvez seja a melhor versão da série de todos os tempos! Claro, Johnny Cage estava lá!


15º lugar - Megaman X











Não citar um jogo do robozinho azul seria blasfêmia! A série de sucesso começou no NES com jogos tão difíceis que te fariam chorar e pedir pra não ter nascido! Os jogos do NES são praticamente todos tão iguais e repetitivos que fica difícil adivinhar qual é qual, quando se vê alguém jogando.
No SNES, Megaman iniciou sua jornada com “Megaman X” e esse jogo foi o único que eu joguei do robozinho na minha infância, não tive contato com os demais... Nem por isso virei emo! Afinal, ainda acho o X um dos mais divertidos frente aos outros que foram lançados pro SNES!
Só fui terminar o jogo no emulador, afinal, quando pirralho não conseguia matar o safado do Sigma!
Maldito seja Sigma, seu apelão da porra! 


14º lugar – Teenage Mutant Ninja Turtles IV - Turltes in Time











Eu já disse na minha análise desse jogo o quanto gosto dele! É o jogo mais divertido das tartarugas ninjas comedoras de pizza que eu já joguei...
Aquela jogada de tacar os carinhas na tela foi muito bem bolada! Quem jogava esse game, ficava fazendo sempre que podia!
Vale lembrar que esse jogo foi lançado pra Arcades e convertido pra SNES, e sem achismos, essa deve ter sido uma das melhores conversões da era 16-bits! A versão de SNES não fica devendo em nada pra original de Arcade.
Beat'em Ups já são divertidos e possuem uma jogabilidade ótima, mas esse supera!
COWABUNGA !!!


13º lugar- Killer Instinct











Killer Instinct foi convertido para o SNES e mostrou que o console era mais foda do que todos imaginavam! Afinal, ficou uma puta duma conversão... Fantástico!
E enquanto todo mundo só falava de Mortal Kombat e Street Fighter, Killer Instinct ia chegando quietinho, com seus belos gráficos e diversão garantida!
Eu jogava muito esse jogo, e me lembro até hoje quando meu irmão descobriu o “Awesome” do Cinder, e depois disso, a gente conseguiu descobrir de outros personagens também, já que eram praticamente iguais! Pra quem não sabe, “Awesomes” eram os “Fatalites” de KI!


12º lugar - International SuperStar Soccer Deluxe











Se tinha uma coisa que não se via antigamente, era bons jogos de futebol! Os jogos de futebol do NES eram tão patéticos que ninguém conseguia jogar por mais de 20 minutos... Mas felizmente, a Konami deu seus primeiros passos para um série que faz sucesso até hoje, que é mais conhecida por Winning Eleven e atualmente PES!
ISS Deluxe foi o auge do futebol na era 16-bits... Apesar da movimentação dos personagens ser bem estranha! Eles davam carrinho pra bater pro gol e o goleiro que pulava feito uma tábua pra fazer a defesa! Mesmo assim, o jogo era muy fueda!
E a gente se divertia em partidas de dois jogadores pra ver quem era o bonzão e fazia gols do meio do campo!
Infelizmente hoje, essa merda de PES ta parecendo mais FIFA do que Winning Eleven, e perdeu toda a essência! Ah crap, FIFA é um lixo...


11º lugar - Street Fighter 2 – The World Warrior











O primeiro SF não fez sucesso... Mas o segundo acertou em cheio os coraçõezinhos dos gamers mais calorosos! Quem tinha um SNES teve a honra de ser premiado com a primeira versão pra console... Já que o concorrente, Mega Drive, só recebeu uma versão tempos mais tarde!
Street Fighter é uma das grandes séries de jogos de luta de todos os tempos e não há quem nunca tenha jogado algum game da série! Até mesmo na ilha de Lost eles têm a versão instalada no computador, a qual eles emulavam no tempo que tinham entre os 108 minutos pra digitar os números...


10º lugar - Biker Mice from Mars











Caraca, eu sempre alugava esse jogo quando tinha a oportunidade!
Ratos motoqueiros...
Ratos motoqueiros de MARTE! UAU!
Um jogo nos mesmos moldes de Rock’n Roll Racing, com visão isométrica, trilha sonora muito boa (não tão boa quanto a de RRR) e tiroteio pra todos os lados!
Só podia ser da Konami mesmo...
Alugava esse jogo com uma frequência incrível! Era diversão garantida pro meu fim de semana!


9º lugar - Starfox











Starfox foi lançado pro SNES como sendo o primeiro jogo a utilizar o Super Chip FX! E logo veríamos o quão poderoso era o SNES e os gráficos que ele conseguia gerar!
O jogo ficou muito bonito e com uma jogabilidade muito intuitiva! Apesar dos prédios serem apenas quadrados coloridos, era bonito de ver aqueles gráficos na telinha... E nunca em sonhos poderíamos imaginar que o nosso querido SNES iria gerar gráficos tão impressionantes!
É um jogo revolucionário pra sua época e que deixou sua marca, claro, por motivos óbvios!


8º lugar - Top Gear











Não sei se vocês notaram, mas a trilha sonora dos jogos de corrida sempre se destacava nessa época! Top Gear tinha músicas tão fantásticas que se você procurar no “Vocêtubo” ainda encontra inúmeros fãs tocando essas músicas em suas guitarras, teclados e tudo mais...
Sobre o jogo em si, ele era muito viciante e uma coisa bem bacana era o pit stop onde você tinha que parar pra abastecer! Diferente do 3000 onde você pegava o combustível na pista... 
Só não gostava dessa tela dividida! Digo, quando jogávamos com um amigo (2 players), aí sim seria normal dividir a tela, mas jogando contra a CPU acho desnecessário.


7º lugar - Super Mario Kart











Aproveitando o sucesso de seu querido mascote bigodudo, a Nintendo resolveu reunir a galera e botar todo mundo numa corrida... Mas uma corrida com carros grandes e turbinados, seria meio estranho! Então, todo mundo de karts!
Casou muito bem (by Tristan) os personagens da Nintendo correndo em karts!
Até hoje Super Mario Kart é presença garantida nos consoles da Nintendo, sendo o do DS considerado tão bom quanto o original! E eu concordo! Zerei ele recentemente e é muito divertido mesmo...
Quem tinha um SNES, certamente passou horas de sua vida inútil disputando corridas de Mario Kart, seja contra a CPU, ou contra seus amiguinhos saltitantes!


6º lugar - The Legend of Zelda - A link to the Past











Até hoje vemos muita gente se perguntando se Zelda é um RPG ou um jogo de ação! Eu respondo... É um Action RPG! Por que? Porque sim Zequinha...
Veja bem, Zelda é sem dúvidas um RPG, apesar de não ter as famosas características de ir passando de nível, ter um bando de neguinho na sua equipe e tudo mais, porém, ele tem uma história muito competente e envolvente, inúmeros itens pra você colocar no seu inventário e utilizar e ainda um vasto e maravilhoso mundo a ser explorado! E isso são características de RPG, mas é um RPG com ação.
Eu só fui jogar esse jogo no emulador, e quando comecei, não parei mais até terminá-lo! Fantástico!
Legend of Zelda - A link to the Past é sem dúvidas é um jogo fabuloso...


5º lugar – Rock’n Roll Racing











Pra mim, RRR é o melhor game de corrida do SNES! É complicado escolher assim, pois existem bons jogos de corrida e cada um se diferencia por alguma coisa... Não dá pra comparar Mario Kart, RRR, Top Gear e Biker Mice From Mars, pois são todos diferentes uns dos outros!
Mas RRR se destaca em meio a todos eles pela sua trilha sonora fantástica! E olha que eu nem sou muito fã de rock... Mas o fato é que a combinação do jogo frenético onde você tinha que matar todo mundo, com a belíssima narração e ótima trilha sonora ficou show de bola!


4º lugar - Donkey Kong Country











Donkey Kong Country foi um jogo que ajudou o SNES a retomar a liderança do mercado frente ao Mega Drive, aproveitando seus tropeços! A trilogia lançada pro SNES é fantástica... O DKC 2 é o mais querido pelos fãs, e pra mim, o que tem a melhor dupla de Kongs pra se jogar! O DKC 3 inovou em aspectos interessantes como a construção de barquinhos, os passarinhos-banana e muito mais, porém eu nunca fui com a cara do Kiddy Kong! Só coloquei o DKC 1 na lista, pois foi o primeiro DKC que eu tive contato, e sem dúvidas o que mais me marcou... Fiquei fascinado quando joguei DKC pela primeira vez!
Lembro-me que eu e meu irmão jogávamos chupando aquelas balinhas Chita (Bala Chita, jogo de macacos... tem tudo a ver)!
A gente fala que dava sorte... E sempre que empacava em uma fase, pegava uma bala pra passar!
...
Pow, éramos crianças, dêem um desconto! Eu não faço mais isso... Eu juro!


3º lugar - Super Mario World











Quando se fala em Super Nintendo, talvez o primeiro jogo que venha a mente dos jogadores seja Super Mario World! Afinal, era o game que vinha com o console e o primeiro lançado para o mesmo... E foi meu primeiro jogo! Aposto que foi o seu também! O que? Não? Sinto muito por você...
...
Foi aqui também que Mario ganhou a ajuda de seu amigo dinossauro Yoshi e uma capa de super-herói!
Não tenho muito mais a dizer sobre o jogo, até porque é muito mais complicado eu falar de um jogo que todos conhecem do que falar um que quase ninguém jogou! É verdade, isso se nota muito nos reviews... Fazer reviews daqueles jogos lixo que nem mesmo o criador conseguiu jogar, é muito mais fácil do que falar dos clássicos! Não sei a explicação para isso e só coloquei esse texto aqui pra encher o espaço e enrolar um pouco mais, portanto, vamos para o próximo...


2º lugar – Super Mario World 2 – Yoshi’s Island











Yoshi Island... Que jogo fantástico!
Mais um jogo do Mario… Agora versão bebê. Uma merda ouvir esse moleque chorar!
Mas compensava pela diversão e belos cenários que o jogo possuía!
Acho que era o melhor game do Mario lançado pro SNES! Superando até SMW!
Foi muito inovador ver Yoshi e seus amigos Yoshis Multi-Colors carregando Mario pra lá e pra cá e atacando os inimigos com ovos! Só não sei como eles aguentaram esse moleque por tanto tempo...
Segunda colocação mais do que merecida pros Yoshis!

1º lugar - Chrono Trigger











Bem, vou contar uma coisa aqui, que acho que nunca disse antes! Eu não gosto de RPG! Pronto, falei... Isso talvez se deva ao fato de não ter paciência pra ficar entrando em lutas a todo momento e de não entender quase nada de inglês! Um jogo de RPG tem que me fascinar muito pra que eu o jogue até o final... Poucos conseguirem, entre eles posso citar, a série Zelda, Pokémon do Game Boy Color, Legend of Legaia e Chrono Trigger! Mas Chrono Trigger está num patamar muito mais elevado que qualquer um desses citados anteriormente...
Também pudera! Com a equipe formada pra criar o jogo, o resultado não poderia ser diferente. Seus gráficos são de encher os olhos, sua trilha sonora é fabulosa e seu enredo é fantástico com suas viagens temporais!
E pra completar o game ainda possui 13 finais diferentes!
13 finais não é pra qualquer um... CHUPA FANTASIA FINAL!


Menções Honrosas

Clock Tower











Jogos de terror sempre me chamaram a atenção! Sempre que vejo algum jogo de terror, faço questão de jogar... E pra quem acha que só os jogos modernos com seus super gráficos são capazes de assustar, está completamente enganado!
Clock Tower é o melhor jogo de terror da era 16-bits... Acho que é o único também! Nem sei se tem algum outro, se tiver alguém comente aí!
Mas Clock Tower recebeu apenas uma menção honrosa por causa de sua jogabilidade, que é bem confusa! A menina que você controla é uma retardada, e o esquema de “setinha de mouse” em consoles não me agrada muito!


Zombies Ate my Neighbours











Eu já disse que gosto muito dos jogos de terror! Mas eu gosto mais ainda de humor... E “Zombies Ate My Neighbours” tem humor de sobra!
O jogo é uma sátira aos filmes de terror... Tudo nele é piada!
Você deve salvar seus vizinhos dos zumbis e de diversos monstros para poder passar de fase!
O jogo brinca com os filmes de terror, como Sexta-feira 13, Drácula, Boneco Assassino e muitos outros! Os inimigos, os nomes das fases, as armas d’água utilizadas pelos personagens principais é tudo uma palhaçada... É muito bacana!
Mas o jogo é enorme de grande!
E ficou sem espaço no meu Top! Mas fica aí uma menção honrosa pra Zombies!

=============================================================
E aqui termino meu Top 20 dos melhores jogos do SNES! Como você puderam perceber, não citei "clássicos" como Final Fantasy, F-Zero e o principal, SUPER METROID! Por isso, tenho certeza que irão querer me matar e esse Top vai receber xingamentos eternos!
Bem, como eu disse, eu não gosto muito de RPG's... Com algumas excessões! Final Fantasy nunca me chamou muito a atenção! Até porque não entendo o nome da série... Uma Fantasia que dura até hoje! Final num chega nunca...
F-Zero também nunca me chamou a atenção, é só um jogo de corrida "bacaninha"!
E sobre a série Metroid, é uma série interessante, mas pra mim, Metroid é um jogo comum, como tantos outros! E não merece fazer parte do meu Top!

E é isso...
See ya!
Plataforma:


Comente com o Facebook: